Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de setembro de 2014



COLHEITA DE UVA DA SERRA 

E PRODUÇÃO DE DOCE



Uveira-da-serra (Vaccinium padifolium) - 13.09.2014

As uvas da serra são os frutos da uveira-da-serra (Vaccinium padifolium), arbusto endémico da Madeira, que tem preferência pelas grandes altitudes da cordilheira central.
No sábado passado (13.09.2014) os sócios da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal começaram logo pela manhã a colher uvas da serra no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha e na Achada Grande.
Ao meio dia começou a cozedura a lenha.
 Às 16 horas o doce (compota) de uva da serra estava pronto.
O conselho de provadores elogiou a qualidade!

Apanha de uvas da serra - 13.09.2014

Apanha de uvas da serra - 13.09.2014

Apanha de uvas da serra - 13.09.2014

Uvas da serra - 13.09.2014

Cozedura a lenha da uva da serra - 13.09.2014

Doce de uva da serra - 13.09.2014

A reportagem da RTP-Madeira sobre a jornada da apanha de uva da serra e produção de doce no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=q7eGCxz6AUc


Texto e Fotos: Raimundo Quintal

2 comentários:

Anónimo disse...

Em meados dos anos 80 colhia uma média de 70 kg diários (poucos conseguiam esta média)durante a temporada da colheita que geralmente durava umas 3 semanas (fins de agosto, princípios de setembro). Ganhava-se por kg apanhado e transportado limpo até ao carro ao preço de 75 escudos por kg. Dava jeito para custear o nosso próprio ensino escolar (roupa, lanches, material escolar, etc).O organizador era um sr. Eleutério, ex-baleeiro oriundo dos Açores, localizado no Caniçal e cuja exportação era feita para França, para a industria famaceutuca (oftalmologia). Como é evidente os arbustos eram maiores e mais carregados e a apanha era feita com método de forma a não termos que andar de um lado para outro à procura de uveiras. Havia quem embabalhasse mas esses ficavam por uma média de 35 kg por dia, trabalhavam de manhã e descansavam à tarde no local pois dependiam de transporte do organizador...

amsf

Anónimo disse...

Bom dia, qual d a diferença desse fruto com os conhecidos mirtilos do continente e de Espanha? Isso da para plantar na zona do canico? Que tipi de solos requer? Obrigado.