Powered By Blogger

sábado, 13 de setembro de 2014

Delírios da Madeira Nova


ÚLTIMAS DO DESGOVERNO REGIONAL




Desde que o secretário acidental adoptou para os jogos diários que se fazem dentro da Junta Geral a táctica de marcação 'homem a homem', com o louvável propósito de mudar o fluxo de informações internas para o endiabrado 'Fénix', desde essa altura que se vê serviço.
Honra lhe seja feita, Jaime Freitas alterou mesmo as coisas: como os Leitores têm percebido, o volume de informações duplicou. 
Mas, desta vez, as novidades são positivas para a máquina da Educação, agora melhor oleada graças a mexidas cirúrgicas operadas recentemente.
Para começar, delata um dos 19 Kapas lá infiltrados, corre com insistência nos obscuros corredores que o director Morgado conta com um reforço de luxo na sua área. Trata-se de uma professora que vem da Escola do Caniço com a missão de montar um plano de avaliação das escolas da Região. É claro que essa é, ou era, uma função organicamente atribuída à Inspecção. Mas nunca fiando quando se trata de avaliações. E a recente aquisição merece toda a confiança do secretário. Mais não podia ser. Fica tudo em família. Daí advém mesmo o benefício público de se evitar o pagamento de horas extras, já que os assuntos por resolver podem ser debatidos mais tarde, lá em casa.
Ao mesmo tempo, há outro reforço para a DRE, oriundo, calcule-se, dos Assuntos Sociais. Não haverá também desestabilização com esta mexida, pelo contrário: o reforço é primo do quadro de maior peso na Secretaria da Educação, muitíssimo acima do secretário. 



Mistério na Direcção de Finanças




O nosso K-Arara garante-nos que, desta vez, à viagem do sua excelência em curso por Turim, à beira das neves alpinas, não corresponde a tradicional baixa nas Finanças. 
O que significaria poupança em viagens.
No entanto, outro agente, K-Vagabundo, assegura que, se não houve baixa, então andam a registar-se muitas baldas na repartição.
Podemos falar de um mistério das baixas baldadas.
Por isto: segunda e terça-feira, houve assiduidade ao trabalho nas Finanças. Quarta, quinta e sexta, baixa. Ou balda, pelo menos.
Pior: para as próximas segunda e terça, teremos de novo assiduidade ao serviço. Quarta, quinta e sexta, balda. Ou baixa.
Que raio de esquema de trabalho!
Um dos grandes mistérios da Madeira Nova.
Esperemos que a coesão no desgoverno e no PPD não se desmorone com estes embaraçosos quiproquós, verificáveis sempre que Meio Chefe passa das Desertas para lá.
Paz e amor, bichos!



Ventura Garcês de carroça



O nosso K-Arara viu chegar um dias destes às Angústias o homem do dinheiro, perdão, o homem da falta de dinheiro - a bordo de um carro preto normalmente utilizado por simples directores regionais e até no transporte de material.
K-Arara ouviu um daqueles venenosos das Angústias criticar: este que é secretário vem de carroça e a directora do Património tem um carro aos dispor dos mais recentemente adquiridos!
O nosso agente não descansou enquanto não descobriu que, afinal, o carro atribuído a Ventura está literalmente encostado no Parque de Material. Ou aguarda peças ou espera verba para conserto. Ou ambas as coisas.



Cunha e Silva impugna eleições?



Corre cada vez com mais insistência o boato - não pode ser outra coisa - segundo o qual o vice do governo anda a congeminar com os seus mais directos colaboradores a impugnação das eleições internas no PPD, caso não alcance a vitória em 19 de Dezembro. O argumento não é desprezível, é consistente: falta de cumprimento pelo partido dos deveres para com os candidatos. Por exemplo, a recusa da entrega das listas com dados dos filiados social-democratas. 
Quanto a nós, é uma provocação do secretariado-geral digna de recurso, sim senhor.
Mas resta saber se, afinal, isto não passa de uma temível marosca do ainda líder Jardim com o vice João, mais uma vez deixando Manuel António a falar sozinho, salvo seja.
Segundo a especulação - sim, é boato e especulação -, trata-se de chegar ao congresso de Janeiro sem novo líder, pelo que o processo de sucessão seria adiado de maneira a chegar atrasado às legislativas regionais de 2015. Assim, os candidatos seriam os mesmos - chefes, meio chefes, quarto de chefes, 4 Litros - e tudo seguiria como nestas 4 décadas.
Sim, parece que estamos todos a perder a racionalidade. Andamos a ler muito o 'deve e o haver'.
Bom fim-de-semana, caro Leitor, e até outra, porque hoje é dia de copos.

10 comentários:

Anónimo disse...

amigo Calisto. NO caso da Educação (com maiuscula) aquilo que se deve perguntar é , acima de tudo, que qualificações académicas especificas, dado o rigor que obriga a matéria, têm os "escolhidos" para as funções?. Aliás ,e em rigor, o mesmo se deve perguntar sobre a lista de "notáveis" que hoje aparece no DN para estudar um sistema no qual a grande maioria(tudo governamental) contribui há décadas e agora diz querer reformar...Acho que ficamos esclarecidos!

Anónimo disse...

Dá vontade de c... ao verificar os notáveis escolhidos para a educação
É aquele rejuvenescimento que tanto promete? Pessoas com rabos de palha até o pescoço..

Anónimo disse...

mas alguem duvida que o candidato de AJJ é cunha e silva?...ou ganha cunha e silva ou AJJ continuará até 2019....ponto final....

Anónimo disse...

Caro comentador das 11.44 não me estrague a igrejinha...assinei em manuel antonio porque me foi dito que era vitoria garantida,tenho a promessa de dois empregos e um transferencia

Anónimo disse...

Cunha e Silva teve a oportunidade no CR de resolver o problema da falta de transparencia das eleições , quando aparece a proposta de Sergio Marques , Não fez nada e abandonou o CR , agora não tem argumentos.

Anónimo disse...

Esse secretário da educação não tem vergonha na cara? Meteu a mulher num lugar de chefia? Isto numa Função Pública paupérrima, em que ninguém é promovido a nada?? São estes senhores que vão dar cabo do PSD!!

Anónimo disse...

caro comentador das 15.31h.....se for o manuel antonio também se arranja qualquer coisa...não se preocupe...afinal tanto manuel antonio como cunha e silva são candidatos de AJJ....ou ganham estes ou há impugnação garantida...

Anónimo disse...

O Meio Chefe gosta sempre de ter um sindicalista por perto.
Anteriormente, foi o Bazenga Marques que nunca fez nada de jeito. Até a jogar futebol de cinco a equipa dele tinha que ter seis jogadores porque ele não contava.
Agora é este Jaiminho que é a maior nódoa que entrou no Edifício do Governo depois do 25 de Abril de 1974.
Será que uma que veio da Marinha Grande anda mandando na Secretaria do Jaiminho?

Anónimo disse...

Jaime Freitas, o secretário "acidental" (expressão que se ajusta como uma luva) sente necessidade de rodear-se pelos seus, para parecer que ainda controla aquela secretaria.
É mais um a prazo, só está lá para assinar os ofícios, pois as decisões há muito que não passam por ele.

Anónimo disse...

O Cunha e Silva, há anos atrás, enchia a boca dizendo que se ia embora quando AJJ fosse saísse. Palavras proféticas. Assim seja!