Powered By Blogger

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

ENSINO


PRESIDENTE DE ASSOCIAÇÃO DE PAIS
PROÍBE CARTAZES NA MANIFESTAÇÃO


O Curral das Freiras vinha em peso à Secretaria, mas o aparelho alaranjado já tratou de arrefecer a luta. Nada de megafones nem de cartazes. Só falta o presidente da associação de pais, que tenta travar a concentração, levar uma garrafinha de champanhe, para o secretário brindar a todo este êxito.



Mais um motivo para brindar com champanhe






Indignados com a situação dos filhos na escola do Curral das Freiras, os pais vão às duas da tarde manifestar-se diante da Secretaria do pelouro. Vão, ponto e vírgula. Vão se o presidente da associação de encarregados de educação, um irredutível PSD, não arranjar mais entraves.
Sexta-feira passada, foi uma reunião de ânimos exaltados, na Escola Pré, Primária, Básica e Secundária, onde esteve um representante da Secretaria. Os pais saíram de lá com vontade de chegar a hoje, segunda-feira, e bloquear a escola. Para resolver a questão de vez. É que há uma falta de 40% dos 74 professores necessários. O secretário vai dizendo que não é bem assim, que vai tudo cor-de-rosa, e mandou 8 docentes para 'engonhar' a crispação. Mais: diz ele que não passa de 7 de Outubro para haver paz e amor no processo.
Os pais é que não aguentam mais: já se vai há 15 dias nisto. Muitos deles faltam ao trabalho, porque não podem deixar os filhos sozinhos em casa.
O director da escola decidiu-se por uma espécie de dispensa pedagógica. Não há professores para as aulas, faz-se ali uma ATL. A pequenada, ora bem, não quer outra coisa: é jogar à bola, ver filmes, que mais se pode pedir?
Os encarregados de educação explodiram ontem: à saída da missa, fizeram uma reunião acalorada e, em vez do bloqueio à escola, obrigaram o presidente da associação de pais a organizar para hoje uma manifestação na Secretaria.
Pressionado, o presidente acedeu. Mais tarde, pensando melhor, avisou: atenção que uma camioneta para deslocação ao Funchal vai dar uns 6, 7 ou 8 euros a cada um. Pronto, a desmobilização ameaça. Porque os tempos são o que sabemos.
Os pais interrogam-se: mas a associação não tem fundos para custear a camioneta? A resposta é imperceptível.
Em todo o caso, havia interessados em fazer a manif, na mesma. Vamos de megafone e cartazes, a ver se o secretário vê e ouve bem. Mas entra em campo outra vez o presidente da associação de pais, telefonando esta manhã para todos, a dizer: manif, sim senhor, mas nada de cartazes nem megafones, tem de ser tudo a bem.
Desconhecemos em que pé está o caso neste momento. Mas, se as 'ordens' forem acatadas, sem barulhos nem cartazes, o secretário até poderá dizer que recebeu finalmente uma manifestação de apoio pelo 'sucesso' e pela 'normalidade' da abertura do ano escolar. 
Já agora, o presidente da associação de pais que sugira aos manifestantes - se houver manifestação - que levem uma garrafinha de champanhe, para Jaime Freitas e o seu staff brindarem a este retumbante êxito lectivo - como aconteceu no Caniço.

Sem comentários: