MAIORIA ABSOLUTA DO PSD-M
- O PERIGO NÃO ACABA NO TC
Miguel Albuquerque vai passar o mandato inteiro nas mãos dos seus deputados mais imprevisíveis. E até de algum secretário regional que saia do governo em litígio, com ideias de se sentar no parlamento para fazer destroço na maioria laranja. La Palice? Também achamos. É só para queimar tempo enquanto não sai a decisão do TC.
Se o Tribunal Constitucional consagrar a maioria absoluta dos social-democratas madeirenses, isso não quer dizer que Miguel Albuquerque possa dar-se por definitivamente curado das dores de cabeça que o atacaram no pós-eleições. São as regras democráticas: com a margem mínima de mandatos parlamentares para governar maioritariamente, a situação está sempre presa por um fio.
Será que os futuros secretários regionais eleitos na lista de Albuquerque assinarão a renúncia de mandato parlamentar para prevenir que, em caso de remodelação governamental litigiosa, eles saiam do elenco e vão ocupar assento no parlamento em condições de fazer cair o executivo?
Não se trata de sonhar com o 'queijo Limiano', é puro exercício especulativo. O novo presidente do governo decide, às tantas, substituir um secretário regional, dos que entraram na lista do dia 29 de Março. Será assim tão estranho que o dissidente resolva depois assumir a hipotética dissidência também na casa da democracia?
Evidentemente que idêntica rebelião pode 'atacar' um, ou mais de um, dos 24 deputados (24, se for confirmada a maioria). Por ocasião da votação do orçamento, valeria um chumbo capaz de fazer cair o governo.
Bem, se a maioria fosse de 3 ou mais deputados, tal bomba também poderia rebentar. Mas mais dificilmente.
Não é por nada. Lembrámos-nos de devanear porque, no final da legislatura ainda por terminar, muito se falou na iminência de 2 ou 3 deputados social-democratas tramarem Jardim, em momentos delicados.
Pessoalmente, descartamos uma situação em que um deputado mal disposto ou um secretário demitido se atrevesse a fazer cair Albuquerque. A opinião pública interviria... dependendo do contexto.
Digamos apenas que, matematicamente, e conhecendo-se algumas unidades que embarcaram no novo PSD, o perigo vai pairar sobre o Laranjal.
PS - Grande Chefe Miguel já pensou bem sobre quem vai meter na segunda vice-presidência da ALM? Andam umas ondas na baixa.
23 comentários:
Este texto foi escrito a pensar no Brito da Saúde! Albuquerque vai-se arrepender amargamente por ter albergado um socialista sem escrúpulos que serviu Jardim quando este era poderoso e que depois foi para um exílio dourado em Lisboa oferecido pelos socialistas. Com gente desta categoria estamos bem lixados.
Meio chefe Miguel tem pelo menos sete deputados do CDS louquinhos para lhe darem o... necessário voto no parlamento.
Calisto está bem enganado.. a gente que Albuquerque convidou para o governo são pessoas de bom senso que não quererão esse protagonismo.. mas pensa que isto é o PND ou a coligação mudança que andam a batataria? A maioria sempre existirá dentro do Psd são pessoas de renome que querem o melhor para os MMadeirense e não para os seus umbigos.
Esta está boa! Maioria por um deputado mas com sério risco de algum, quer no parlamento, quer no Governo roer a corda. A avaliar pelo perfil dos mesmos....... A vice presidência só pode ser do Miguel de Sousa mas na praça corre o nome de José Prada.
Este artigo é ridiculo será que o Calisto confundiu o PSD com a coligação mudança ou o PND?? Penso que não! O Psd é constituido por gente de bom senso que não põe a carroça à frente dos bois!
pois é,... têm que "arranjar" sempre alguma coisa para baloinçar a atualidade social/politica da regiãp,... agorao dr. Manuel Brito ser suposto infiel ao psd de albuquerque.
O dr. Albuquerque tem que ter nos bastidores da Assembleia gente que saiba como aquilo funciona, que fale grosso que seja ouvido e respeitado. Caso contrário vamos ter deputados ausentes dos plenários a tratar de negócios ou de julgamentos e o PSD a perder votações. Vai dar bronca se o dr. MA continuar a escolher certas pessoas em nome de uma renovação que já percebemos que não pode significar cegueira radical. O dr. M.A. e os seus colaboradores andam a sanear pessoas num ajuste de contas interno ainda silencioso no PSD-M. Mas eu sei que as orientações para sanear pessoas, afastar potenciais candidatos a deputados partiu do dr. M.A. É ou não verdade que já foi elaborada uma lista com os nomes de pessoas - directores regionais, gestores de empresas públicas e outros tachistas - que serão saneados para que entrem novos esfomeados para os seus lugares? Vamos a ver o que vai acontecer. Depois falamos meu caro Calisto
Vergonhoso é o tacho que o dr. MA dá ao dr. Sergio Marques. Cortaram no jackpot, e bem, e dão agora um tacho desnecessário ao senhor 355 votos que vai implicar mais despesas. Afinal a Madeira justifica ter uma pasta para os assuntos europeus? Ou foi um tacho que o dr. MA deu ao dr. Sérgio Marques para o calar? Já não bastam as confusões e vaidades provocadas por ele na sede do PSD e que já criaram atritos no seio do partido?
Estou convencido que por este andar o dr. Albuquerque com este governo e esta maioria parlamentar ou vai bater contra um muro e ser derrubado sem trazer nada de útil à Madeira - os problemas da Madeira não é o Jornal da Madeira nem o Jackpot, não tenham ilusões - ou então vamos ter remodelações governamentais mais frequentes que o nosso Marítimo a marcar golos meu caro Calisto.
Jaime Filipe líder paramentar, pior mesmo será sergio que dará emprego a muitos desocupados.
Penso que tudo correrá maravilhosamente bem.
Nem a maioria foi confortável para que mandem como. Nem o CDS ou outros meteram o bedelho na governação. Ganhamos todos. O PS ganha com VF indo embora, o CDS ganhará com a saída de JMR e o povo ganhará em não ter nenhum destes no Governo!
Boa Sorte e que corra tudo pelo melhor que é o que interessa.
hum... esta do Calado ficar no AFA cheira-me a esturro.O loby do betão já manda no futuro governo ou o Calado não concorda com a composição do novo executivo ou politicamente é fiasco ou faz contas à vida e prefere os milhões do AFA.
...ao comentador das 2:14
MFA NÃO deu " um tacho desnecessário ao senhor 355 votos " ...ele (MFA) ou qualquer outro sabe que tem de dar um tacho aos "SOUSAS" ...senão arrisca-se a "levar" com manifestações à porta da Quinta Vigia com pessoal vindo do Caniçal...perder o controlo da RTP/Madeira (agora canal da tv por cabo) ...ser complicadíssimo reativar uma operação ferry ...etc
PARA BOM ENTENDEDOR ...
Está tudo controlado com o Jaiminho a liderar o grupo parlamentar, os Ramos não vão deixar haver mijinhas fora da sanita.
Claro que o Pedro Calado é tão inteligente como eu pensava. Depois de sair da CMF e de ter sido contratado pelo Avelino Farinha, ia largar 5 mil euros de ordenado mensal. para receber pouco mais de 2.500 euros limpos e não dormir bem todas as noites? Só de doido. Como diz o Jô Soares, "liga o tubo e me deixa descansar". É mais do mesmo...
Ao comentador das 10:58 horas. Gostei dessa história dos Sousas, mas talvez interessasse desenvolver um pouco mais para quem não está identificado com o tema...
O Machado das Finanças Tanto Criticou o M. Albuquerque, Já tem Tacho Garantido, Agora falta Levar o Assessor Vilão de Santana, que estava nas finanças com ele e nem curso tem. Voltamos tudo ao mesmo
Será que o Novo Secretario das Finanças, também ajudou na campanha para lixar o MA. Ele era apoiante de Cunha e Silva. É bom que se lembrem dos que os colocarem no Poleiro, TEMOS ELEIÇOES DAQUI A POUCOS MESES.
Neste vaivém de acusaçoes, há uma iminencia parda que deve estar a rir.Essa iminencia nos ultimos meses, poe secretarios e tira secretarios, distribui beneses e confusao. Militante que derepente apareceu nas hostes sociais democratas com um passado que envolve fugas de dinheiro desde publico e privado, violencia domestica etc etc. Esperem por futuros episodios. Este sim poderá ser o declinio de Miguel.
Atão e o anonas?
E o crise doméstica?
Ficam bem melhor escondidos em Conselhos de Administração. Fora da vista e com honorários bem mais gordos.
Dá para todos. Portanto, anónimos MA ressabiados e invejosos preocupem-se mais com os milhões e menos com os tostões.
O"perigo" estará em alguns "reincidentes" nas lides parlamentares, especialmente aqueles que são a voz do outrora chefe do aparelho.
Os que no passado apoiaram outras listas, desde que reconduzidos ou nomeados para cargos governativos, esquecem as filiações e siga apoiar o novo chefe
E o Roberto Silva no Porto Santo?
E jocelino Velosa na DRAPS?!?
Como ficam estes selos?
Clara Tiago e quem manda na ribeira brava..devia ser secretaria
Enviar um comentário