Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Imprensa


JM COM UM PÉ NO GUINESS

O 'novo' jornal do governo já é o jornal mais velho da história da imprensa madeirense em termos de grafismo, designadamente na mancha da primeira página, porque já ninguém folheia o resto.
Desde a data da sua 'fundação' - 1 de Setembro - a capa do dito jornal mantém-se na mesma pasmaceira, embora, pelos caracteres da manchete, nos queira parecer que as matérias tratadas vão variando.
São as 3 cabecinhas ao alto - e é bom que haja sempre três crânios a destacar-se no dia, senão vão ter de meter naquelas galerias a cabeça do 'Homem em Pé' ou a do 'Semeador'.
Depois, uma coluna à esquerda com chamadinhas de cima a baixo, à excepção do número de 'estreia', que trouxe o 'novo' estatuto editorial. Vem o título principal sempre no mesmo lugar, abaixo da galeria ao lado do título, e finalmente a fotografia da jornada com titulozinho 'incrustado'. 
São 28 edições iguaizinhas e velhas no 'novo' jornal, o que daria entrada imediata na parte do Guiness Book dedicada aos métodos mais cruéis de afugentar o público, opção possível porque ali tanto faz vender mil como um exemplar, que o dinheiro sai sempre dos mesmos. E a coisa só não dá imediata entrada no Guiness porque há o 'Sino de Santa Maria Maior', que fez 29 edições com o mesmo módulo, nos anos 60, e há ainda registado o jornal de caserna do antigo quartel do Castanheiro, 'O 19', elaborado durante o mês inteiro de porrada que um aspirante apanhou e então, para passar o tempo, fez um diário passando ao fotocopiador o mesmíssimo modelo, que preenchia com 'bocas' ao subcomandante e ao sargento vago-mestre, aliás à semelhança do que faz este 'novo' da Fernão de Ornelas com aquelas 'bilhardeiras', só que as do aspirante tinham graça.
Nem tudo está perdido. Mais um par de edições naquele marasmo e, ainda que o povo já não se dê ao trabalho de saber se aquilo saiu outra vez, pelo menos fica na história como a maqueta mais maçadora do Planeta. 
Deixamos aqui o 1.º número e o de hoje, 28.º
Omitimos os restantes porque são todos iguais.


N.º 1
N.º 28








4 comentários:

Jorge Figueira disse...

Tem uma coisa positiva O CSM esta presente nas duas. Não esqueça isso Calisto.

Luís Calisto disse...

Não escolhi estas duas páginas à toa, caro Doutor.

Jorge Figueira disse...

Bem me parecia. O Acácio, esteja onde estiver, agradecer-lhe-á.

Anónimo disse...

ínteressante é ver quem são os novos articulistas. Entao não é que aceitaram colaborar no JM que continua a ser pago pelo erário público? Grande coerência e contestação.