Powered By Blogger

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Pré-campanha na estrada


CDS defende apoios do Estado 
à Conservação do Património 
Natural da Madeira

A Madeira dispõe de um Património Natural único reconhecido a nível mundial. Temos a Floresta Laurissilva como Património Mundial e temos duas reservas naturais de grande valor científico como são as Ilhas Desertas e as Ilhas Selvagens. Acresce o facto de as Levadas, essa epopeia de águas do engenho e da arte do homem, estar em processo de candidatura a Património Mundial da UNESCO.


A Laurissilva, as Levadas, as Reservas das Desertas e das Selvagens são um Património único que deve ser preservado, nalguns casos recuperado e alvo de medidas de protecção e fiscalização. Esta tarefa tem estado a cargo da Região Autónoma, mas o Estado pode e deve assumir responsabilidades nesta área, declarou o candidato do CDS/PP à Assembleia da República, José Manuel Rodrigues, após reunir com o Director do Parque Natural da Madeira, Paulo Oliveira.
«Se é verdade que a Marinha e, em certas situações, a Força Aérea, tem apoiado decisivamente os vigilantes do Parque Natural na missão de preservação das Reservas das Desertas e Selvagens, é igualmente verdade que os encargos financeiros com as Reservas, com a manutenção das Levadas e da Floresta Laurissilva têm estado quase na sua totalidade a serem assumidas pela Região.» acrescentou José Manuel Rodrigues. Daí ter defendido que o Estado deve reforçar os meios da Marinha no arquipélago e deve apoiar financeiramente a Região na conservação do Património Natural que ajuda a projectar Portugal no Mundo e que, no caso do Mar, dá maior dimensão à Zona Económica e Exclusiva do país.

O candidato do CDS/PP defendeu, ainda, a definição e melhoria das carreiras dos Vigilantes da Natureza e dos elementos da Polícia Florestal quando se proceder à fusão do Parque Natural com a Direcção Regional das Florestas que dará lugar ao Instituto das Florestas e Conservação da Natureza da Madeira.

2 comentários:

Anónimo disse...

Dêem já uma "apoiosinho" ao Coito Pita, já que é o feliz proprietário de uma mancha muito significativa da Laurissilva.
Já agora, uma palavrinha aos amigos do Diário, que falam disso na capa de hoje, mas sem nunca mencionar o nome do "empresário". Mais um agaixamento ao serviço do governo?

Anónimo disse...

Já agora, podiam falar com o vosso comparsa Teófilo de Santana, e saber o que raio anda ele a fazer à Reserva da Biosfera da UNESCO de Santana, a única da Madeira, e que neste momento se arrisca a perder, situação única no país, devido à inércia da sua Câmara, que nem uma atividade relacionada faz.