Powered By Blogger

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Independências


CATALUNHA É UM POUCO DIFERENTE


Há uns independentistas madeirenses que esfregam as mãos de contentes à conta do resultado de ontem na Espanha oriental. Os separatistas catalães apareceram na TV a festejar a conquista da vitória em número de deputados e deixaram eufóricos os que perfilham semelhantes ideais. Só que a maioria de votos recaiu nos candidatos a deputados 'não independentistas'. O que quer dizer que, se a votação fosse entre o 'sim' e o 'não' à independência, os separatistas nada tinham para celebrar.
Há uma diferença entre os adeptos da independência da Catalunha e os adeptos da independência da Madeira - há para aí uma meia-dúzia deles. É que, no caso da Península, são os catalães a dar alimento aos habitantes das outras comunidades autónomas. Daí quererem 'fugir' ao projecto da Grande Espanha. 
No caso da Madeira, já se verificou essa situação, quando a navegação mundial engordava os cofres da Alfândega do Funchal com uma fortuna que seguia intacta para Lisboa, reforçada com os balúrdios da exportação de vinhos e bordados e ainda com as verbas trazidas pelos proto-turistas que assentavam arraiais por cá.
E se o País Basco se seguisse à Catalunha na independência? E Aragão? E a Galiza? Que seria de Espanha?
Bem, senhores, isso é lá com os Espanhóis. Cá na nossa modesta opinião, impedir uma Nação - e é o caso - de viver a sua vida independentemente dá sempre errado. Mais tarde ou mais cedo... 
Veja-se a Europa de hoje.

1 comentário:

Anónimo disse...

Pois....só que a Catalunha é rica e representa 15% do PIB espanhol.