Powered By Blogger

sábado, 26 de setembro de 2015

Corrupção segundo o Santo







4 comentários:

Anónimo disse...

Os "maus" individualmente têm muito a perder ou a ganhar pelo que agem e reagem de forma concertada, os "bons" se perdem alguma coisa neste contexto é de forma colectiva pelo que individualmente o que perdem é pouco e consequentemente dificilmente reagirão a nível individual. Não havendo reacção individual dificilmente se conseguirá que haja reacção colectiva.O interesse pessoal une os "maus", o desinteresse individual divide os "bons".

amsf

Fernando Vouga disse...

Caro amsf

Mas há mais. Os bons sentem-se no direito de viver em paz e não andar à batatada.
Ou será que são obrigados a molhar a sopa?

Miguel Silva disse...

Concordo com amsf e o santo. Os bons também tambem têm que se envolver no combate.
Como a história: mandaram prender os pretos, não me importei porque não era preto. A seguir, prenderam os judeus, eu também não sou judeu. Uns tempos depois foram os comunistas pois são terroristas. Eu abomino o terrorismo pelo que nada fiz. ... Até que prenderam os intelectuais devido as suas ideias reaccionárias. Aí nada podia fazer nem tinha ninguém a quem pedir ajuda.

Eu, o Santo disse...

Um aparte.
Para além de armadilhas do foro das leis (i.e., fazer com o alvo não cumpra a lei ou vá para além da lei), os corruptos tentam criar problemas noutras áreas que não a profissional, tais como no desporto, lazer, família, etc...
Uma das tecnicas que eles mais gostam é desonrar. Exemplo. O alvo é injuriado de "parvo". O alvo faz queixa às autoridades competentes. A autoridade competente emite um despacho a dizer que foi uma querela entre profissionais. Outro exemplo. Colocar como chefe do alvo o indivíduo mais estúpido e incompetente que o alvo conheça...
O objectivo de desonrar é provocar a ira. Com a ira poderão ser cometidos erros que poderão ser utilizados para chantagear ou afastar o alvo.