Powered By Blogger

segunda-feira, 16 de julho de 2018


O DURO QUE VIROU MARIONETA

Adérito Esteves




Emanuel Câmara era conhecido como um duro. Sem papas na língua e com opinião forte. Como deputado, vereador da oposição ou Presidente, era um político reivindicativo.  Agora é vê-lo inseguro, nunca comenta nada, atira frases vagas. Percebe-se que não tem autorização para opinar. Sempre que questionado numa ocasião pública, e sem ter a cartilha do Cônsul Cubano encomendada a peso de ouro a profissionais de Lisboa, refugia-se em pretextos. Na Feira do Gado foi desastroso. Não comentou a votação sobre a mobilidade aérea em  que o partido que oficialmente preside esmurra os madeirenses. Não tinha instruções.
Quis depois tomar uma posição de afronta. Mais uma vez sem ter a cartilha foi penoso. Um enorme tiro no pé, a cena do "touro sentado", que lhe valeu a reprovação generalizada. Já deve ter levado um chuveiro de berros do Cônsul Cubano. Emanuel, outrora um político respeitado, presta-se a ser humilhado pelos seus pares. 
Quando é necessário afirmar uma medida política, novamente não consegue ultrapassar o receio.
Ao lado de Cafôfo com a sombra do Cônsul e dos Caldeiras, e com medo de meter o pé na argola, sai-lhe mais uma gafe.




Não enumera medidas específicas para o sector primário. Apenas diz que são precisas medidas "certas". Que Lapalissada. Seria divertido que propusesse políticas "erradas". O Prof. Mentiras e a restante camarilha também não consegue dizer uma de jeito. Tanta humilhação Emanuel, só pela promessa vaga de um lugar longe de adquirido como número 4 ou 5 num eventual governo? 

29 comentários:

Anónimo disse...

O comportamento na Feira do Gado do fantoche arvorado em líder, Tolo do Norte, só tem duas explicações.
Ou é mesmo malcriado, ou tomou uns copos a mais e foi preciso sentar.
Aguardemos as explicações da LPM, via comentários na Fénix, ou um comunicado daquela espécie de D' Artagnan.

SIA disse...

Emanuel Camara faz lembrar uma lagartixa que pensa chegar a jacaré (com devido respeito a Pacheco Pereira).
Mas não passará de lagartixa pelo que se vai vendo e ouvindo. Ainda lhe cortam o rabo coisa que se fosse jacaré não tentariam. Contudo não haverá problema porque voltará a crescer. Mas andará inestetico durante muito tempo. Tem ainda a vantagem de não meter o rabo entre as pernas sempre que lhe derem ordens que obedecerá sem vacilar julgando que domina a situação, ou nao domina como já deve ter percebido.
Quando fala sobre algum assunto é uma desgraça, contorce, qual rabo cortado.
Emanuel devia lembrar-se de quando criança, fazia com erva de fita, forquilhas para apanhar lagartixas que depois exibiam enforcadas. Nem vou dizer qual o fim da lagartixa, mas espero que não seja esse o fim de Emanuel Camara, mas só para ir lembrando acabavam na fogueira.
Pelo que se viu de Cafofo/Iglesias, não tenha duvidas Emanuel, que será usado e atirado ao caixote do lixo mais proximo. Ás vezes a historia ensina. Será que não se podia arranjar uma saida pela porta da frente para Emanuel? Ainda vai a tempo?

Anónimo disse...

Que estranho contraste com Albuquerque. Este último opina muito, mostra segurança nas ameaças e recados a Lisboa, mas todos já percebemos que é uma figura de corpo presente, quem toma as decisões é o vice Calado e os lobbies que representa.
Afinal, não são tão diferentes assim...

Anónimo disse...

CAROS LEITORES, QUE MISERIA DE GOVERNATES QUE QEREM TOMAR A MADEIRA DE ASSALTO EM 2019!

Anónimo disse...

Nem para porteiro de um governo este Câmara serve.

Anónimo disse...

Tem muito que estudar. Não domina matéria nenhuma. Apenas sabe falar de arroz de lapas e de estações zootécnicas. Governar a Madeira não e organizar de esbanjamento um festival pimba como a semana do mar!... 'cada macaco no seu galho'

Anónimo disse...

É muito triste a figura que faz este indivíduo.
Na política, como em todas as áreas, não ter noção dos próprios limites é confrangedor.
Recomendaria ao "líder" socialista que lesse os Princípios de Peter.

Miguel Zabedeu disse...

O picareta e o chinoca não vêm agora dar uma conferência de imprensa ou lançar um comunicado a salvar a falta de educação e quebra do protocolo, da sua figura triste deste senhor?? Venham, adorava ver as suas explicações e não venham com a ciática, porque esteve de perna cruzada....

Anónimo disse...

Os senhores que aqui comentam e escrevem têm consciência que são um pouco patéticos, marionetas do PPD e executantes incontinentes da inconsequente arte da masturbação intelectual coletiva, certo?

Anónimo disse...

Realmente!!!Quer dizer, o presidente do governo, os acompanhantes, entre secretários, directores, especialistas, etc, vão à feira do gado, que de certeza não é arma de arremesso político, pelo menos para os criadores de gado, lavradores e outros negociantes, têm que levar com discurso político, a propósito de quê, mais quando o edil é do partido da oposição???E as pessoas têm de pôr-se de pé, para quê???A má educação não é do edil, e mais não digo, a não ser que o edil só pecou por não ter-se posto a andar, mai nada!!!!!

Anónimo disse...

Comentador das 11:35, muito bem observado, só que a masturbaçao incontinente é só executada entre as marionetas, já que estão totalmente a norte (salvo seja) do que se passa à sua volta, ou de quem existe fora do seu círculo doentio!!!!!

Anónimo disse...

Ó 11.41, educação é educação. Ou se tem, ou não se tem.
O Tolo do Norte mostrou que não tem. O resto é conversa.

Anónimo disse...

Não sou entendido na matéria, mas porque carga de água é que os convidados para determinada cerimónia têm de ouvir quem discursa, de pé.Nem que fosse o presidente da republica a discursar.

Anónimo disse...

Caramba, a LPM a dar desculpas esfarrapadas.. . Betty isto não Angola, isto é a Madeira.

Anónimo disse...

a bebedeira era tão grande e os calores eram tão fortes que até tirou a gravata em palco

Anónimo disse...

Eu cá vou votar pelo gado na serra!!!

Miguel disse...

Eu para além de ficar sentado, começava a cortar as unhas.

Anónimo disse...

Até que enfim, alguém viu que o que edil do Porto Moniz fez todos deviam ter feito.
Nem no sermão se fica de pé.
Não é necessário estar em pé para ouvir conversa para boi dormir.

Anónimo disse...

De acordo com fontes fidedigna o álcool interagiu com as hemorragias que o mesmo possui logo ele estando sentado elas não manifestam a sua opinião .aceita se

Anónimo disse...

Ó das 10:39 está-nos a dizer que toda aquela gente tem hemorroidas?! Que eu saiba quem as tem é que não consegue estar sentado!!!

Anónimo disse...

Comentador de 17Julho às 15:38, não há pior cego que aquele que não quer ver, se pensa ser educado quando chama alguém “Tolo do Norte” por não se pôr em sentido quando está no seu terreno, para ouvir meia dúzia de recados e patachadas, continue na sua....em 2019 a lei do retorno é para todos!!!!!

Anónimo disse...

Se todos deviam ouvir o discurso sentados, e ficaram de pé, é porque percebem pouco de etiqueta.
Se ao se deixarem de pé, erradamente, e alguém fica sentado, embora protocolarmente correcto, revela falta de educação. Por vezes, neste tipo de coisas, devemos acompanhar o erro, para não vexar quem o pratica.
Lembro-me de há muitos, muitos anos, quando a TAP devido a algum atraso maior, mandava os passageiros jantar ao Holiday Inn, na Matur, fiquei numa mesa com o Dr. Nelio Mendonça e esposa, mais dirigentes e treinadores do Nacional. Ficaram na mesa também dois jogadores. Servido um caldo numa taça, logo um dos jogadores pegou com as mãos e levou à boca. O Dr. Nelio copiou o gesto e pegou a taça com as mãos. Todos na mesa acompanhámos o seu gesto. Ninguém pegou na colher.
Às vezes a educação também é ajudar os outros.
Mas sei que isso é difícil de entender por alguns dos comentadores.
Já agora uma pergunta aos organizadores da Feira do Gado. E porque raio é que existiam cadeiras no palco, quando o povo a quem os discursos se dirigiam estava em pé ?

Anónimo disse...

Este até parece o Tony Carreira cantarolando: VAIS PARTIR, NAQUELA ESTRADA!!!!

Anónimo disse...

12.41
A grande lebre tem hemorroidas é na cabeça, por isso está sentado.

Anónimo disse...

Anónimo das 16:04
Porque no Domingo de manhã há sempre a missa de benção dos animais. As cadeiras são para os momentos da eucaristia em que é suposto se estar sentado. Mas isso acontece há decadas e a lebre todos os anos lá vai. Quis afrontar e saiu-lhe mal. A desculpa foi ainda pior. Aceita ser marioneta do Cafofo. Deplorável.

Anónimo disse...

O das 16:04 à falta de personalidade chama educação solidária. É tão fácil acompanhar a manada e depois inventar desculpas...Só admira-me que em vez de comerem a espetada não tivessem sido solidários com o gado e, abdicando da carne, se tivessem limitado a comer da manjedoura umas ervas frescas...

Anónimo disse...

o tolo do norte se fosse alguém importante não tinha dado a vez ao careca

Anónimo disse...

Afinal quem é o visitante? O Emanuel esta em casa, no seu Municipio e o outro é um Lancha que vem pra cá num território que não é o seu e vem sempre com aquela cassete de besteiras dizendo mal dos continentais e querendo sempre + dinheiro. Olhe o nosso Presidente deveria fazer como eu, logo que o Albuquerque começou a falar eu dei meia volta e fui para a tasca que não tenho pachorra de o aturar.

Anónimo disse...

Ó das 14.44, a educação solidária é um elemento de elevação social.
Agora, se o camarada está habituado a comer erva da manjedora com os seus, e gosta, não serei quem lhe dirá que não o faça.