Powered By Blogger

sexta-feira, 27 de julho de 2018


O Sapateiro





Leonardo Freitas

Como Madeirense, venho aqui dizer que um presidente que não sabe lidar com árvores, seja numa zona mais elevada da cidade como o Monte, seja numa zona mais baixa da cidade, como no Bom Jesus, não é um Presidente para a Ilha da Madeira. Até uma criança de 5 anos percebe que para governar a Madeira no mínimo é preciso saber gerir árvores, é obrigatório, seja em ambiente urbano ou florestal. 
Um Autarca que amputa uma rua bem arborizada da sua cidade, é como um dentista sapateiro que arranca um dente sem anestesia. A revolta para um ato destes não tem limites, e este caso deve correr o mundo com fotos do "antes e depois"; o mundo global tem de ver e sentir o crime urbanístico. 

Da mesma forma, e numa outra vertente de atuação, um autarca que tendo formação em História e que não sabe, ou desconhece, quais os Monumentos Nacionais que tem no seu Concelho ainda torna o caso mais grave, isto a propósito da constante falta de acompanhamento arqueológico das obras da CMF no Centro Histórico da Cidade do Funchal.
Ainda mais grave é quando esse autarca foi vários anos vice-presidente de uma ADP, designadamente, a Associação de Defesa do Património - Archais de Machico, e que supostamente conhece a Lei nacional e as Cartas de recomendação Internacionais na Defesa e Valorização do Património Cultural ! 
Um autarca que desvaloriza a gestão de espaços verdes e elementos arbóreos, um autarca formado em História que não liga ao seu património, um autarca que apenas está a completar 5 anos de gestão, ainda quase que está à experiência, e já quer ser Presidente da RAM à força toda, usando dos meios mais violentos e pouco civilizados para levar a sua campanha adiante, seja na comunicação social ou nas redes sociais, não parece de todo uma política positiva, progressista, moderna e democrática, não parece uma política por um futuro melhor e de uma nova esperança, um presidente na Madeira que não está sensibilizado para árvores e espaços verdes, que não tem isso no coração e na alma, não é um bom pronúncio para a Ilha Da Madeira.

5 comentários:

Anónimo disse...

Este especialista em árvores, com a primeira fotografia, quer nos dizer que a função das árvores é ser suporte da gambiarras, nem que para isso se as crave de pregos?!

Anónimo disse...

As 13 mortes do monte continuam a perseguir-lho.
A consciência está demasisado pesada,isto é um reflexo do sentimento de culpa.um trauma.
Mas,porra,corte as árvores do monte,plante novas, não estrague a beleza da nossa cidade.
Esta é mais uma prova de que esta gente é bem pior.
Reparem,criticaram,criticaram o facto de um iluminado ter retirado as bungavilias das nossas ribeiras e agora arrasam por completo uma das ruas mais carismáticas da nossa cidade.muito pior esta medida.
Você por tudo e por nada não tem de questionar os munícipes sobre as decisões a serem tomadas, mas, neste caso é demasiado grave não o ter feito.
A cidade é dos madeirenses, não é propriedade privada do Sr Iglesias ou do Sr cafofo.
Vem um gajo de Lisboa desatar a destruir a beleza da nossa cidade e ninguém faz nada. Depois para se redimir de tamanha desgraça diz que vai plantar novas.
Mentira,mentira porque se fosse para o fazer os orifícios para as plantar já estavam feitos, vão voltar a destruir passeios para os fazer?
Nadam em dinheiro,com o nosso dinheiro?
Aquela rua já foi de dois sentidos,era agora de duas faixas num só sentido, que explicação para uma só faixa?
Este sr cafofo desiludiu-me e não foi pouco,o homem só aparece em festas,festas,e mais festas.
Quando resolve trabalhar só faz mer***.
Imaginem esta gente com mais poder.
Imaginem esta gente mandando na câmera e no governo ao mesmo tempo.

Anónimo disse...

...essa asneira de "ESTRANGULAR" rua do Bom Jesus entre rua dos Hortas e rua da Conceição passando de 2 faixas de rodagem para 1 é de "BRADAR OS CÉUS"!...com tanto polo gerador de tráfego automóvel, nomeadamente, grandes edifícios públicos ...comércio...escolas...estacionamentos cobertos...etc. Em casos de emergência e em horas de ponta como circularão as viaturas de socorro?!

Anónimo disse...

Como o comentador das 03:46 disse. O tempo está a mostrar que Cafofo faz/tem feito o que critica em Albuquerque.

Anónimo disse...

Se o Prof. Mentiras alguma vez fosse presidente do governo, cruzes canhoto, lá ía a laurissilva. Aquilo era cortar de alto a baixo.