Powered By Blogger

quinta-feira, 26 de julho de 2018

Comunicado do PCP


Reconhecer os madeirenses que lutaram pela liberdade e pela democracia
Saudar as vítimas pela coragem e pela vida que deram.

Passados que são 70 anos da vaga repressiva que na Madeira fez com que a PIDE tivesse perseguido dezenas de madeirenses, o PCP propõe no Parlamento Regional e na Câmara Municipal do Funchal o reconhecimento público dos contributos dados por tantos cidadãos que nos precederam na luta pela liberdade e pela democracia em Portugal.
Em 1948 verificou-se uma perseguição da PIDE a vários madeirenses acusados de pertencerem ao PCP. Foram acusados 47 cidadãos e 37 foram imediatamente presos no Funchal, os restantes foram posteriormente apanhados.

Porque estão em causa madeirenses cujas vidas foram profundamente afetadas por se terem situado do lado dos ideais da liberdade e da democracia, importa saudar aquelas vítimas do regime.
No Parlamento o PCP propõe o reconhecimento público dos madeirenses presos pela PIDE em 1948, através de um memorial aos resistentes anti-fascistas na Madeira.
Na Câmara Municipal do Funchal o PCP propõe a atribuição do nome dos madeirenses assassinados pela PIDE para a toponímia da Cidade.
Nos 70 anos que passam sobre a vaga repressiva de 1948, o PCP considera que é já tempo de se fazer alguma justiça e de se prestar tributo às vítimas da perseguição a da repressão fascista na Madeira.

Pelo PCP/Madeira

Funchal, 26 de julho de 2018

Sem comentários: