Powered By Blogger

domingo, 22 de julho de 2018

JPP ouve queixas e ataca governo



BANANA: GOVERNO PROMETEU E AINDA NÃO CUMPRIU


Em contacto com os agricultores, comerciantes e artesãos, na XVIII Mostra da Banana na Madalena do Mar, várias foram as queixas que os bananicultores apresentaram ao JPP.

Apesar do constante crescimento do sector produtivo da banana, que tanto é propagandeado pelo Governo Regional, o que se verifica é que os bananicultores continuam a aguardar o cumprimento da promessa do Governo Regional no que concerne à distribuição dos lucros da GESBA.


Rafael Nunes diz não compreeder como é que, em 2017, com um “total de vendas de 17,5 Milhões de euros (mais 305 mil euros do que no ano anterior), não exista um significativo aumento do preço por kg de banana este ano”, ao contrário do prometido em ano de eleições autárquicas.

Frisou, também, a inoperância do Governo Regional no apoio aos agricultores vítimas das catástrofes naturais de fevereiro último: “como é que os agricultores continuam a a aguardar a confirmação dos prejuízos declarados e o pagamento prometido pelo Governo?”. “Apesar de velozmente propagandeados, na prática, surgem-nos queixas de agricultores que, 4 meses depois, continuam a aguardar a confirmação dos prejuízos e temem ter de aguardar outros tantos meses até que lhes seja concedido o apoio”, salienta Rafael Nunes.

Uma vez que o Governo não salvaguardou em orçamento este género de situações, os agricultores foram obrigados a aguardar pela aprovação do retificativo. Orçamento que já foi aprovado, mas ainda não foi garantido o desbloqueio destas verbas. “Torna-se óbvia a opção de muitos agricultores que desistem do apoio durante este tempo de espera e suportam, eles mesmo, as despesas, não arriscando ficar tanto tempo sem os seus cultivos e, consequentemente, sem o sustento das suas famílias”.

O deputado referiu ainda, com estranheza, o facto da mais expressiva associação de produtores de banana da RAM (ABAMA) não ter sido autorizada, pela casa do Povo da Madalena do Mar, a ter um espaço na Mostra da Banana, tendo a direção da Associação prometido contornar a situação pelos seus próprios meios com o apoio da Câmara Municipal da Ponta do Sol, dos vários bananicultores que compõem a associação e simpatizantes da sua causa.

“É lamentável que um evento relacionado com uma das produções mais significativas da Madeira, como é a banana, não convide para o evento a mais expressiva associação da mesma a estar representada, obrigando a associação ter de ter a iniciativa e lutar "contra a maré" para se fazer ouvir, dando sinais de que ainda há muito caminho a percorrer na democratização destes eventos”, frisa Rafael Nunes.
JPP


9 comentários:

Anónimo disse...

Este queixa-se da qual banana?
Ora bafejam o Governo, ora dão-lhe coices pelas costas
Arria-lhe tanque e mete-o no poço

Anónimo disse...

Quais lucros vão mas é trabalhar.
Juntaram-se com uns bonzinhos...

SIA disse...

Aposto que primeiro fizeram as declaraçoes para a comunicaçao social e depois foam ouvir as pessoas, não foi?
Já sabem o que querem dizer que é sempre mal mas sem dizer como deve ser feito e depois ficar á conversa com algum que por lá anda e pronto está feito e dito e aparecidos no Tj, DN e JM e tambem no Fenix.
Tem que se fazer pela vida.Quem não aprece não existe.

Anónimo disse...

Uma vergonha.Obrigar os empregados da GesBa a ir à festa para dizer mal e meter medo aos agricultores que querem o melhor para a banana. Força Tanque.
Não há democracia com igualdade de direitos. Tentaram calar a abama mas estamos ainda em pé.

Anónimo disse...

O Senhor presidente do governo esteve presente para agraciar um grupo de amigos que formaram uma academia de bacalhau. Importância zero, zero. Meia dúzia de gatos pingados que gostam de comer bacalhau. Para passar na festa da banana não há tempo nem vontade.
Prioridades. Quem não votasse neste homem de sangue azul.

Anónimo disse...

juntaram-se aos que no passado faliram a gestão da banana

Anónimo disse...

Acho piada a esses senhores da Abama. O que veijo neles, senhores que são os principais benificiados da Gisba. O Senhr. Antunino, o presedente catapaz, sempre que a sua banana chega ao armazem de santa rita, passa à frente dos outros, o corte da sua banana nunca fica atrazado. No Ribero Rial, onde tem a sua fazenda, os trabalhadores da Gisba apanhão a sua banana sempre antes dos outros. O senhr. Arlimdo, o do huspital que já foi presidente da cuperativa e que ganhava balordios e andava com um pópó da cuperativa e o primo Paulo “dos gasosas” que não sabe contar até 5 e ganhava €200 por cada número que sabia contar, à custa dos cuitados dos produtores. Esses senhrs que disbaratão o dinheiro da cuperariva e foi à falencia, que os cortes para serem feitos levavam meses, com banana madura nos terrenos e pagamentos atrazados de meses até parece que procuram otra ves um taxinho. O senhr. Jusé do Gois, que leva do armazem de santa rita a banana toda que quer e entende, que manda nos encaregados do armazem, ja vi a gritar lá dentro como se fose tudo dele. Foi estes que vi na madalena a se manefistarem, tambem vi um pastore, das serras de santo antonio. Parece que tambem tem bananas na serra. O otro que saio do Richeio, o da banana beologica josé manuel, com fama de ladrao e que estava na madalena do mar com uma camisa a diser PAGUA O QUE DEVES, Poca vergonha. Eses senhrs deviam ter vergonha na cara. Invergonham os banicoltores da Madeira, que trabalham e lutam com o seu trabalho para puder ter um futuro melhor. Não é con estas pocas vergonhas, sen ideias, só do contra. Invergonham os banicoltores da madeira. Parecem um taxi, de manha apanhao o Juntos Pelo Pouvo, ao almoço o PS, ao lanche o CDS e ao Jantar o CDU. Dicidam em que cama se querem se deitar, ou estão a ver quem dá mais. Pensam que somos tontos. Podem muitos como eu, nao ter muitos estudos, mais não somos burros. Senhrs da Abama, fazam aquilo que aicho que tenhem jeito, cuidem dos caichos de banana e deichem o resto para os que estão a girir a Gisba, porque estam no bom caminho e estamus satisfetos. Ai de todos os banicoltores de algun dia voces terem algum puder.
Desafiu esses senhrs da Abama a diserem a todos quantos socios tem esa assuciaçao? Já me convidarão e a muitos otros mas não conseguirão, quantos são? Diguam.
Um banicoltor revultado

Anónimo disse...

Bananicultores da bancarrota das cooperativas...!
Estão bem para o verdinhos.

Anónimo disse...

O Problema do tanque é a banana ou a inesita?
O homem, muda-se da lombada para as terças e sujeita-se a ir à Madalena?
Próxima mudança será para o caniço ou santa cruz
Há sempre uma orfã que goste de viola