Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de julho de 2018



Presidência responde à TAP

A TAP veio hoje, em comunicado enviado à Comunicação Social, congratular-se pelo crescimento revelado nos movimentos para e do aeroporto da Madeira, infraestrutura portuária onde registou o maior crescimento, tanto em termo de passageiros como de voos. Mais diz que os dados estatísticos, referentes ao primeiro trimestre deste ano, «confirmam e reforçam o contributo fundamental que tem dado para o aumento dos fluxos turísticos em todas as regiões do país, destacando-se entre elas a Região Autónoma da Madeira».

Face a este comunicado, o Governo Regional não só vem confirmar como reiterar o que vem dizendo em relação aos constantes cancelamentos (cerca de 75 voos cancelados, desde janeiro deste ano), aos sistemáticos atrasos de voos e aos preços pornográficos praticados pela companhia nas ligações para a Madeira. E vai manter a ação judicial onde pedirá indemnização à transportadora.
Não se consegue entender como é que uma companhia trata tão mal o destino onde teve o seu maior crescimento (mais 30%, ou seja, 44 mil pessoas, em termos de passageiros).  E é, aliás, digno dos compêndios de psicologia encontrar uma explicação plausível para a TAP vir se congratular pelo crescimento do número de passageiros transportados para e do aeroporto da Madeira, como se algum mérito tivesse nesse mesmo crescimento.
Porque, na verdade, se houve mais movimentos, mais passageiros transportados, tal se deveu às campanhas intensas de promoção do destino Madeira, que o Executivo, a Associação de Promoção e os profissionais do sector vêm realizando, em vários países do mundo. Um esforço que pediria até mais voos do que aqueles que a TAP promoveu. Antes pelo contrário, a transportadora, é preciso dizê-lo, prejudicou, e muito, o nosso Turismo.
Só que este comunicado e estes dados levam-nos também a uma outra leitura: se a oferta de lugares é tão grande como é que se praticam preços tão escandalosos? Se há mais voos, como é que os preços continuam a aumentar, em vez de diminuir?
A TAP, se tivesse vergonha, deveria era ter pedido desculpa aos madeirenses e porto-santenses pelo que lhes tem feito, em vez de se congratular por um mérito que não tem e em vez de querer evidenciar contributo que não deu. Para que não haja dúvidas: a Madeira e o seu Turismo cresceram apesar da TAP. Não foi devido à TAP.

Funchal, 10 de julho de 2018
O Gabinete da Presidência do Governo Regional da Madeira

Sem comentários: