Powered By Blogger

quarta-feira, 11 de julho de 2018


Pelo direito à mobilidade dos madeirenses e portossantenses 



Um dos grandes problemas que afecta a população da Região Autónoma da Madeira é o problema da mobilidade nas ligações aéreas entre a Madeira e o Continente, problema esse que conheceu um súbito agravamento com a entrada em vigor do regime de liberalização das ligações aéreas e que muito têm prejudicado a população deste Arquipélago.
Que o actual modelo de subsídio de mobilidade não dá resposta as necessidades dos madeirenses e portossantenses é uma constatação assumida por todos.

Não é aceitável que se um cidadão quiser viajar, continua a ser necessário avançar com o valor de pagamento na totalidade, beneficiando do subsídio só depois da realização da viagem. Estamos a falar de viagens que em média rondam os 300€ e nas épocas do Natal e Pascoa podem mesmo chegar aos 600€.
O Grupo Parlamentar do PCP na Assembleia da República, no próximo dia 12 de julho, vai viabilizar o Projecto de Lei da autoria da Assembleia Legislativa Regional, que apresenta uma alteração profunda ao actual subsídio de mobilidade.
O que é necessário saber é como é que partidos como o PSD, PS, CDS e Bloco de Esquerda vão votar este projecto de lei na Assembleia da República.
Este é o momento para sabermos quais os partidos que estão com os madeirenses e portossantenses na defesa de um modelo de mobilidade que garanta o princípio da continuidade territorial.
Mas os problemas do princípio da continuidade territorial não se esgotam com o subsídio de mobilidade.
Sempre que por razões de ordem meteorológica ou por questões operacionais foram cancelados voos da Madeira e para a Madeira, ou divergidos para outros destinos, criaram-se situações caóticas. Tantas das vezes, os passageiros ficaram completamente abandonados à sua sorte, com longos atrasos para os passageiros em espera, sem que as companhias aéreas tenham tomado as adequadas medidas extraordinárias para a urgente reposição da normalidade no transporte de passageiros. Face a esta realidade, o PCP defende que sempre que as comprovadas adversidades meteorológicas ou por razões operacionais, aos passageiros sejam impedidos de viajar, logo que esteja retomada a operacionalidade, deverá ser garantida uma mobilização extraordinária de meios logísticos por parte das companhias aéreas envolvidas nessas ligações aéreas regulares, de modo a que às situações extraordinárias correspondam, imperiosamente, respostas extraordinárias.
 O PCP utilizou o direito de agendamento prioritário para que na próxima semana a Assembleia   Legislativa da Região Autónoma da Madeira discuta o projecto de resolução da nossa autoria “Sobre os deveres dos “serviços máximos” nas ligações aéreas”. 



Pelo Gabinete de Imprensa do PCP

Funchal, 10 de junho de 2018



Área de anexos

Sem comentários: