Apanha de uva-da-serra
Telejornal da RTP Madeira
No último sábado os voluntários da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal dedicaram-se à colheita de uva-da-serra no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha.
Como é sabido, em agosto de 2010 cerca 90% desta propriedade da Associação foi destruída por um incêndio, que calcinou aproximadamente 8.000 hectares do Maciço Montanhoso Central da Ilha da Madeira.
A partir de setembro de 2010 os voluntários iniciaram o penoso trabalho de corte dos ramos secos dos arbustos e pequenas árvores, arrumando o material seco ao longo das curvas de nível com o objetivo de refrear a erosão.
Após as primeiras chuvas, em novembro de 2010 começaram as plantações de plantas endémicas, que continuaram nos anos seguintes e deverão continuar nos próximos outonos e invernos.
Entretanto, as uveiras-da-serra (Vaccinium padifolium), cujas raízes não foram atingidas pelo fogo e os ramos queimados foram limpos, começaram a rebentar.
No ano passado, depois de um interregno de quatro anos, a Associação voltou a colher uvas-da-serra produzidas pelas velhas uveiras regeneradas e pelas jovens plantadas após o incêndio.
Este ano a produção aumentou significativamente e por isso foram programadas duas jornadas para a apanha dos mirtilos madeirenses e produção de compota. A primeira realizou-se no sábado passado e quem não participou pode ver a reportagem emitida pela RTP-Madeira, no telejornal de 06.09.2015:
A próxima colheita está prevista para o sábado, dia 19 de setembro.
Texto e fotografia: Raimundo Quintal
Sem comentários:
Enviar um comentário