Powered By Blogger

quinta-feira, 5 de julho de 2018



RUI BARRETO VOTA CONTRA TAXA TURÍSTICA


O CDS votou esta quinta-feira contra a proposta da Confiança de introdução da taxa turística no concelho do Funchal. Rui Barreto, que desde o início do processo criticou a opção da coligação que governa o município, voltou a afirmar que a ideia é "desastrosa" e "o momento inapropriado", por "acrescentar um problema a vários outros problemas" que a Madeira e o setor do turismo têm vindo a enfrentar nos últimos tempos. 
O autarca referia-se aos condicionamentos provocados pelos ventos no Aeroporto Internacional da Madeira - "uma pirraça da ANAC que mantém os limites como mandatórios quando deveriam ser recomendáveis"; os sucessivos cancelamentos da TAP e a redução do fluxo de turistas da Alemanha e Inglaterra. "Juntar a isto a introdução de uma taxa turística junto dos mercados emissores, é um erro político que o CDS reprova", disse Rui Barreto, considerando esta matéria "uma teimosia" de Paulo Cafôfo.
Para o voto contra do CDS, Rui Barreto considerou ainda a recusa do presidente da Câmara do Funchal a ouvir o Conselho Municipal de Turismo, órgão aprovado em novembro de 2016 por proposta do CDS, criado, precisamente, para emitir pareceres na área do turismo. Já depois de a Confiança ter manifestado a intenção de avançar com a taxa turística, o Grupo Municipal do CDS entregou um requerimento, na Assembleia Municipal, em maio deste ano, a solicitar a Paulo Cafôfo que convocasse o Conselho Municipal, pedido que nunca foi concretizado. 
CDS

9 comentários:

Anónimo disse...

Claro, devem ser os indígenas a pagarem mais impostos para manter as infraestruturas sobrecarregadas pelos turistas...

Anónimo disse...

Ainda não é com esta medida que o Barrete lava a alma
É um interesseiro parasita
Já não engana ninguém
Nem serve o Povo nem tão pouco ao CDS
Já tem vícios e não é o virgem que tenta fazer crer que seja

Anónimo disse...

Os turistas já pagam IVA em tudo o que consomem.
Os hotéis pagam IMI, IRC, IVA e dezenas de taxas.
Claro que é fácil e popular por os turistas e os hotéis (atenção, se tem alojamento local, também vai pagar).
Mas não vai afugentar turistas num momento em que ela já não abundam e em que a oferta hoteleira aumenta?
E qual a contrapartida? Mais dinheiro para avenças para uns boys e para propaganda no Diário de Notícias.
É o Catar vilanagem à justa dos turistas. Vão matar a nossa galinha dos ovos de ouro . Quem vier a seguir que feche a porta!

Anónimo disse...

Não sou cafofiano, não vou à bola com o Prof. Mentiras, e ainda menos com aquela camarilha que gravita à volta dele.
Mas, esta taxa turística está banalizada por todo o mundo, e na Europa há milhares de exemplos.
Quem viaja, sabe-o. É um valor que não tem expressão no custo de uma viagem. Deve servir para fins nobres, como a defesa do património, por exemplo.
Não são os hoteleiros quem as paga. São os turistas.
Ser contra esta taxa, é ser ignorante, nunca ter viajado, ou ser oposicionista primário.
Não há qualquer outra explicação racional.

Anónimo disse...

Ainda recentemente por uma estadia no PORTO de apenas um dia paguei não 1 (um) MAS SIM 2 (DOIS)EUROS. E aquilo sim está lá a ABARROTAR de turistas por tudo o que é lado ao contrário de cá.

Anónimo disse...

A galinha dos ovos de ouro vai morrer mas não é pela taxa turística que existe em todo o mundo. Ela vai morrer mas é pela ganancia e ignorância de alguns que só querem encher a gamela como se não houvesse amanhã, abusando e atropelando tudo e todos, com o patrocínio dos nossos governantes e de toda a classe politica que parasita e assalta os contribuintes.
É a construção desenfreada de hotéis e alojamentos turísticos, é um aeroporto e um movimento aeroportuário deficitário, é um constante atropelo e destruição da nossa riqueza natural, é a falta de educação e civismo de muitos, é a flagrante sobrelotação e um enorme esforço e pressão sobre os nossos percursos naturais com um autentico descontrole sobre o numero de pessoas e actividades que transformam locais de lazer e relaxamento num autentico faroeste.
Isto sim é que vai matar a galinha dos ovos de ouro, mas enquanto pensarem que são os maiores e melhores do mundo vai estar tudo bem, o pior será quando acordarem para a realidade.

Anónimo disse...

Parto-me a rir quando conparam as taxas turísticas que existem nas cidades por essa Europa com a que se prevê para o Funchal?
Que tem a ver destinos onde se cobram em média mais de 100 euros por quarto por outro que pouco passa de 50 euros?
Que tem a ver destinos city break com destinos resort/leisure?
Que tem a ver destinos em que a estadia média são duas noites com outros em que estadia são pelo menos 6?
Que tem a ver destinos em que a média da família do turista nem chega a 2 com outros que ultrapassa os 3.
A taxa não faz sentido e existindo pesa muito mais num destino como o Funchal.
Por alguma razão, por essa Europa fora (com excepção das ilhas Baleares, com uma razão específica para sua existência) não há taxas em destinos concorrentes da Madeira.
Claro, somos um povo superior. Mas os experimentalismos podem custar, de facto, a galinha dos ovos de ouro.

Anónimo disse...

Se a taxa turística ainda fosse para pkelgorwrco produto turístico, ainda se podia conceder.

Mas do que se leu, mais de um ano de taxa (3 milhões de euros), mais de 4.000.000 de euros, ia para o matadouro municipal, que nada tem a ver com Turismo, que é dinheiro desperdiçado, que não tem qualquer utilidade, a não ser se mostrar para fins eleitorais.

É para ”obras” como essa que querem chular a taxa!!!

Anónimo disse...

Concordo com a taxa turística. IVA pagam todos, naturais e turistas, quando consomem. Os hotéis pagam impostos e o povo também., IRC,IRS,IA,etc O povo também paga IMI. Não misturar com a taxa turística, coisa banal em tanto país do mundo.
Um euro por dia? Concordo.
Quem tem poder que se preocupe com outras coisas, e há muitas para de preocupar.