Powered By Blogger

quarta-feira, 15 de agosto de 2018

Arraial para autarcas do Funchal e alguns emigrantes



Monte sem gente 
foi 'cartão vermelho' 




"Este ano vou ao Monte, este ano vou ao Monte! Pr'ao ano à Ponta Delgada, pr'ao ano à Ponta Delgada! Ui!!!!"



O povo simplesmente não compareceu à Festa do Monte. Quando faz um ano que morreram 13 inocentes e ficaram feridas meia centena de pessoas por incúria dos homens, esta foi a mais peremptória e desinteresseira atitude tomada nos últimos anos por uma população que parece acordar.
Por mais que os pregoeiros do costume se tenham imediatamente entregue ao branqueamento do fiasco da Festa do Monte, a mais deserta dos séculos em que é realizada, o 'cartão vermelho' exibiu-se bem à vista de todos. 

Percebemos ontem pela televisão "muita animação", porém dita e não vista, comprovando-se que "uma imagem desmente mil palavras". A "animação" e mais "animação" - quanta "animação"! - desmoronava-se com o homem do churrasco a dizer que o que se estava a viver era uma novena das mais fracas.
"Animação" era a música e o canto da Banda e do Coro a quem impingiram actuações compreensivelmente ignoradas no local e nos directos, pelas circunstâncias presentes e ausentes.
O branqueamento faz referência à câmara municipal, onde vegetam os arguidos no processo das mortes - câmara que resolveu subir "em peso" à Festa do Monte para mostrar que o perigo de queda de árvores não existe. Respeitar a memória das vítimas, com vidas ceifadas no local, até parece mal, planearam eles. Muitos votos só com muita gente. Muita gente só com música, espetada e vinho seco. Infelizmente para eles, a muita gente que acorreu ao Monte resumiu-se ao grupo de autarcas da Confiança, mais os boys e as girls, e juntos para parecerem muitos. O seu recolhimento em memória dos que morreram por irresponsabilidade e negligência da mesmíssima câmara é feito, singularmente, em fotografia na forma de cremalheira escancarada, espeto de carne ao alto e garrafão de seco algures, para festejar, porque, afinal, 'mortos ao chão, vivos ao pão'.
Os cabrões!
'Muita gente' é ainda o habitual desfile de famílias de emigrantes que aparecem nos arraiais para matar saudades e enviar mensagens pela RTP do Miguel aos familiares com quem se reencontrarão na diáspora dentro de dias.
Para disfarçar o malogro, recorreram ao truque do DJ pela noite fora, a ver se a 'malta' aproveitava as camionetas e animava o ambiente no Largo da Fonte. 
Pior a emenda do que  o soneto. Uma pasmaceira, a não ser na perspectiva de meia dúzia de tatuados que resolveram aproveitar a força do álcool para uns combates de octógono aos alvores do novo dia.
Ninguém mais. Até porque as pessoas se interrogam: o Ginjas diz que o som da música deve ter abanado fatalmente o carvalho assassino. Então as colunas desta noite, a meio do arvoredo, não abanam nada?
Há um par de anos, devido a três mortes no Funchal por causa dos incêndios, refreou-se o arraial. Contenção. Agora, com 13 mortes no local, tenta-se incentivar a população a subir à festa, deslocando-se mesmo o Picareta ao parlamento, coisa rara, com a missão manipuladora: vamos ao Monte que é fixe!
O PSD também veio a terreiro, pois claro, para dizer que "a melhor homenagem [aos mortos] passa pela adesão da população às festividades". 
Se um mata, o outro esfola, salvo seja. E é para não citarmos as atoardas do tipo das 4 Fontes na missa de hoje, porque só conseguimos ouvir a baboseira cheia de frivolidades durante um minuto ou dois. A quem estamos entregues! 
Valha-nos que o povo não embarcou, desta vez. O povo esteve presente no arraial de maneira bem visível: com a sua ausência. Fê-lo em respeito por 13 mortos, familiares, amigos e conhecidos, conterrâneos, seres humanos, que julgavam viver em segurança estando nas unhas desta cambada de incompetentes. Quem nunca se viu e se vê!... Esta cambada de imbecis, que só trata de chegar aos tachos e manter-se neles, não tinha o direito de roubar aquelas vidas. Como é que se pode exigir que tais estarolas saibam governar?! São mentecaptos, uns irresponsáveis. De ponta a ponta. Uns arrogantes, peneirentos, ocos, áridos, alguns com problemas de nevropatia. Eles não se revelam incapazes apenas por alturas do Monte. É um arraial de asneiras todos os dias do ano. 

23 comentários:

Anónimo disse...

Então o povo não foi na conversa do João Picareta que disse que tudo está bem? Já passou um ano e ainda não há culpados! Este PS não convence ninguém e o Cafofo está rodeado de incompetentes que não enganam. Vão ganhar mas é juízo!

Anónimo disse...

Olho para a foto e vejo uma pessoa sem escrúpulos,sem sentimentos,apenas a pensar em si,em termos políticos, eleitorais.
Este acto deixou-me magoada, aparecer todo sorridente,destribuindo beijos e sorrisos, gozando com a dor,com o trauma de quem um ano antes secumbiu por niglegencia sua,da sua equipa.
Não posso admitir que com um processo judicial a decorrer alguém no seu perfeito juízo tenha tido esta atitude.
Admito, concordo com a sua presença no acto religioso mas,na festa???
Perdoe-me mas achei uma autêntica canalhice.
Após o acontecimento o que fez para minimizar danos?
Apoiar famílias?
O que fez para além de fugir às suas responsabilidades, às suas competências?
Nada,zero.
Agora tem esta atitude lastimável.
Este acto é em minha opinião a cereja em cima do bolo no caso Monte.
Só faltou saltar e gritar "que se lixem os treze"...

Anónimo disse...

É preciso ter lata
Em vez de ir ao Cemitério colocar uma coroa de flores aos defuntos, vai para o Monte com a cremalheira bem aberta mais à sua pajem toda arreganhada também encher a pança de espetada.
Esquecem-se que estão à prova e que a justiça é morosa mas chega
Quem acreditará nestes sorrisos para 2019?
O dia do gozo, normalmente é a véspera da tristeza
Pira-te...O povo jamais te perdoará

Anónimo disse...

Realmente é preciso não ter vergonha para irem passear para o Monte como se nada tivesse acontecido. Mas tudo isso se resume numa frase: quem vive pela propaganda, pela propaganda vem a morrer...

Anónimo disse...

Duas caras,duas facetas.
É caso para dizer,quem te viu ontem e quem te viu hoje.
Ontem,alegria,sorrisos de orelha a orelha como se nada tivesse passado no monte.
Ávidos atrás de um voto,ignorando a dor,a tristeza de quem um ano antes sofreu na pele a dor pela perda de familiares,de amigos,de conhecidos,de seres humanos.
Hoje, tristonho, cabisbaixo,fazendo parecer sentir a desgraça dos outros.
Atitude repugnante,sem explicação, não era o mesmo local de ontem?
Dr Paulo Cafofo, não goze, não brinque, não ridicularize os madeirenses.
Quem não sente não é filho de boa gente.



Anónimo disse...

foi o dinheiro da Câmara que pagou a espetada para comemorar a 1 ano da Tragedia ?

SIA disse...

Na verdade Paulo Cafofo tem um tique: Ri por tudo e por nada e ri mais se houver mortes. Foi assim no Monte e já havia sido assim na Praia Formosa.
Mas vamos ao que interessa.
Paulo Cafofo hoje é um POLITICO MENOR, já o montrou aquando das mortes no Monte em que procurou deseperadamente um bode espiatorio. Nese caso foi a Diocese. Cafofo não assume nada, tem de arranjar sempre um culpado.
Entao agora quem foi o culpado pela pouca afluencia de pessoas ao Monte?
A Junta de freguesia, Sic, Cafofo á RTP/M hoje dia 15 de agosto de 2018.
Ainda pensei que responderia "Não tenho nada a dizer por respito ás pessoas" Mas era mais forte que Cafofo, ele que disse que não se iria aproveitar dessa tragedia para fins politicos, logo á primeira, chuta, que é respondsabilidade da Junta.
mas Cafofo é um POLITICO INSIGNIFICANTE porque nem fez a leitura que qualquer pessoa fez da pouca gente que foi ao Monte. Bastava olhar as pessoas na cara, nas velas e promessas, para se perceber que estavam emocionadas, estavam ali para rezarem por quem morreu e em sua memoria e nao para festas. Mas nem isso Cafofo viu ou percebeu era preciso dizer que havia um culpado que só na cabeça do Cafofo existiu.
Bem podia ter ficado onde esteve de ferias nos ultimos dias.

Anónimo disse...

Estive agora a ver o programa da rtp madeira especial monte.
Muito fraco diga-se de passagem mas que mesmo assim podemos tirar conclusões. o carvalho efectivamente encontrava-se doente,segundo o relatório do eng da câmara,e de outros peritos. segundo o relatório de quem viu antes da queda,antes do eng da câmara chegar a Madeira,a árvore tinha uma grande inclinação,com raízes mortas a aparecer.
segundo testemunhas a árvore estava amarrada por cabos,sustentada por um plátano.
Sr engenheiro Pedro,vou trata-lo como tal para não dizer que lhe chamei nomes.
Ninguém duvida do seu trabalho,ninguém duvida que tenha monitorizado seja o que for no monte e arredores.
Todos sabem que a árvore estava doente,que tinha uma grande inclinação,que tinha raízes podres e á mostra mas sr eng como disse e bem chegou ã madeira dia 16 nunca e cá tinha estado.
Então deveria ter-lhe sido informado por quem o contratou que a câmara sabia de tudo isto é nada fez.adiou sucessivamente intervenções.
Vou lhe dar um ex,tenho uma estrada muito acidentada,nada faço para consertar apesar dos sucessivos pedidos e avisos, dá-se um acidente com 13 mortos,alego termos técnicos do porquê daquela estrada estar estragada.
Porque nada fiz antes para arranjar,para evitar um possível acidente?
De que me serve agora chamar técnicos, empreiteiros se já morreram 13 pessoas naquela estrada?
Agora vêem fazem uns estudos, mandam uns termos técnicos e querem que nos esquecemos que quando o deviam ter feito não o fiz?
Sr engenheiro Pedro por acaso também não foi á espetada participar na festa,descobrir se a lenha era a adequada para o fogareiro?

Anónimo disse...

Obviamente que aina ha arvores para cortar. Ainda la está essa que servia de estaca ao carvalho? E se servia de estaca é porque o,carcalho estava em rsico de queda...
Nao é preciso ser eng avençado,ou contratado para se ver o estado da poda.
E claro que perante toda esta indefinição de segurança o povo nao arriscou...

Anónimo disse...

Entendo esta atitude como gozo para quem sofreu e sofre as consequências do Monte.
Entendo se fosse um puto irreverente na companhia de outros.
Mas, adulto,presidente de câmara, pessoa com responsabilidades?
Reparem,isto não é caso único, não é de agora.
Fartou-se de ser contra,de dizer mal da praça do povo,disse cobras e lagartos,agora, não há evento em que não meta lá os pés. Chama-se a isto falta de personalidade,de ética.
Para muitos esta aparição no monte,desta forma é de ficar sem palavras,nem lembrava ao diabo. Para outros como eu, acho a situação normal de quem não olha a meios para conseguir o que quer mesmo que para isso tenha de gozar,brincar,ferir os sentimentos das pessoas.
Este sr das duas uma, ou anda mal assessorado ou está completamente passado da careca pela ambição, obsessão pelo poder.
Quem tudo quer tudo perde diz o velho ditado.

Anónimo disse...

Já nem respeitam os mortos.
Esta fotografia provoca-me asco.

Anónimo disse...

Guardem religiosamente esta fotografia pois a LPM vai já tratar de fazê-la desaparecer da net.

Se não conseguir há sempre um photoshop à mão para transformar uma cremalheira sorridente num sisudo respeitoso

É o que dá meter férias e deixar Cafofo e seus muchachos à solta. Não acertam uma se não estiverem por perto ou não lhes darem uma cartilha. Agora (LPM) terão trabalho a dobrar

Anónimo disse...

Uma fotografia vale mais que mil palavras

Anónimo disse...

Ele nem foi à Assembleia falar sobre o assunto.
Ele foge sempre ao debate. Ele mandou lá o picareta, mas escondeu-se.
Agora foi rir para o Monte. Vai ser julgado pelo povo que se revê na sua defesa da presidente da Junta. O ataque dele foi tiro na careca

Anónimo disse...

Este senhor não passa de um medroso. Não assume nada e está a mandar o Picareta falar sobre o Monte. Ele e o Picareta são um belo par de incompetentes! Rua com eles!

Anónimo disse...

Este menino ainda não mostrou o que há de pior dentro dele... oiçam bem o que eu vos digo.

Anónimo disse...

Pensava eu que não existiam camaleoes em terras madeirenses, mas olha que se revelam na melhor das camuflagens possiveis! É um jogo de cintura digno de um contorcionista de circo...e ainda a procissao vai no adro!

Anónimo disse...

Cuidado povo Madeirense, esta gente tem fome de poder, como o oxigeio que respiram e sao eles: cafofo, gouveia, picareta, iglesias, madalena, idalina, calimero, emanuel camara que vai levar um chuto quando ja nao precisarem dele.

Anónimo disse...

Gostava ver esta fota comentada pelo mesmo jornalista do DN que hoje comenta a foto do Prof. Mentiras durante a procissão.

Anónimo disse...

Claro que foi! Na véspera! Comer espetada, beber cerveja e rir, rir a bom rir porque lhe saiu o jackpot. Desde agosto do ano passado ganhou uma avença com a CMF - só que não assistiu a festa desabrigado, colocou-se num ângulo, onde podiam cair árvores que não lhe chegavam - rapaz esperto.

Anónimo disse...

Sempre pelo Povo
Mamam à fartazana e pimba...
Esta donzela quando manda faladura puxa pela via, estica-a e sai pronúncia à cubana
Milagre...milagre

Anónimo disse...

Era capaz de comentar que Cafofo foi a São Vicente. O dn perdeu a vergonha e com isso toda a qualidade

Anónimo disse...

Oh Camarada das 23:10. Esta "Donzela" é mesmo cubana, do Alentejo. Uma ressabiada de primeira classe. Estamos bem entregues aqui no Funchal...