Powered By Blogger

domingo, 12 de agosto de 2018


JPP apresenta proposta 
para prevenção de incêndios 
O JPP esteve hoje em Gaula onde anunciou que irá apresentar, na Assembleia Legisletiva da Madeira, uma proposta legislativa que seja eficaz na responsabilização de privados, empresas e entidades públicas na limpeza de terrenos, por forma a evitar a propagação de incêndios. 
Filipe Sousa realçou a circunstância de ter sido produzida legislação nacional neste domínio e a Madeira estar ainda com um diploma que tem mais de vinte anos e que está desadequado à realidade atual. 
“À conta dessa desadequação somos confrontados com o mito de que os particulares não limpam, a responsabilidade é das câmaras, o que é falso”. 
Assim a proposta legislativa visa responsabilizar entidades públicas, privadas e particulares na limpeza dos terrenos porque só a conjugação de esforços será eficaz na prevenção de fogos que colocam em causa a segurança de pessoas e bens.
O presidente do JPP diz que a ideia é responsabilizar, em primeiro lugar, os proprietários, mas também as empresas de comunicações e de gestão da eletricidade que devem fazer a limpeza dos locais onde têm as suas infra-estruturas. Em paralelo, governo e câmaras devem assumir aquela que é a sua parte, bem como garantir a responsabilidade daqueles que exploram àreas florestais para fazer negócio, como é o caso dos madeireiros. “Temos exemplos claros no concelho de Santa Cruz, em que o governo autoriza os madeireiros a cortar a lenha para comércio e essas empresas danificam os bens municipais, estradas, cabos, iluminação, sem os mínimos cuidados”.
Filipe Sousa apelou por isso ao Governo e ao Grupo Parlamentar do PSD para que acompanhem e aprovem a proposta que será apresentada pelo JPP. “Isto é muito bonito estar no café e no parlamento e apontar o dedo ao autarca a, b ou c. Venham ao terreno perceber a aflição que as pessoas sentem nestes momentos dramáticos e vejam a realidade no terreno e as dificuldades a ela inerentes”.
O líder do JPP falou ainda da necessidade de cartografar os caminhos florestais, pois tem conhecimento de caminhos que são abertos pelos nadeireiros sem que ninguém saiba da sua existência. Defende mesmo que o  próprio governo deve dar conhecimento às câmaras de quando e onde essas empresas vão para o terreno. Porque, caso contrário, é o caos e o crescimento de um barril de pólvora.
JPP

5 comentários:

Anónimo disse...

O Cafofo fugiu para os Açores?
Não vai à festa do Monte?

Anónimo disse...

Estes tipos não limpam as ruas do Concelho, é só erva alta pelos passeios em Santa Cruz e no Caniço, e vêm falar de limpeza.
Limpem primeiro os terrenos que são camarários, que estão sob a vossa responsabilidade, promovam o exemplo e então depois apareçam.
Cumpram PELO MENOS com a limpeza urbana.
Nunca o Concelho esteve tão sujo e abandonado, incrível.
Só sabem fazer de conta que fazem alguma coisa, mas não fazem nada.
Nunca a Câmara de Santa Cruz teve tantos vereadores (5), e tão pouco é feito. Nunca a Casa da Cultura teve tantos Boys como agora (tachos para os amigos), amigos que ajudaram o JPP noutros Concelhos.
Estão mesmo a precisar de serem corridos e rapidamente.
É só tachos e taxas.

Anónimo disse...

não eram estes que criticavam ir fazer politica aos adros das Igrejas

Anónimo disse...

São propostas, comissões, inquéritos, projectos, anteprojectos, deliberações, votações, discussões, tertúlias, brainstorms, reflexões, introespecções, denuncias, alertas, redes sociais, tudo conversa de chacha. Trabalho a valer no terreno, esforço físico e material que é o que interessa e importa, fica para mais tarde.

Parece-me aqui que isto é apenas colocar-se em cima do muro e a atirar as responsabilidades para cima dos outros.

Se acontecer um problema a culpa é do governo e dos madeireiros, as Câmaras coitadas só têem dinheiro para arraiais, festivais e actividades lúdicas, são autênticos promotores de espectáculos, mas o povo gosta, não há nada a fazer.

Isto é igual para todas as Câmaras, de todos os quadrantes políticos, pois o que muda são só as moscas, o resto é tudo da mesma matéria prima.

Anónimo disse...

estes sao os que tem a casa a arder?