Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de agosto de 2018


O nosso capitão morreu





Emanuel de Freitas, um símbolo do Marítimo




Acaba de nos deixar definitivamente um dos capitães de equipa mais carismáticos da História do Club Sport Marítimo. Emanuel de Freitas estreou-se em 1959, nas escolas de aprendizagem da Colectividade do Almirante Reis com a camisola verde-rubra, que envergaria com brio e paixão em 538 jogos.
Pelo meio, Emanuel alinhou pelos juniores do SL Benfica, ganhando o título de Campeão Nacional e tornando-se internacional português da categoria, em 1963.
Nunca confundindo a rivalidade em campo com a vida social do ser humano, Emanuel de Freitas passou a sua vida sem criar inimigos, pelo contrário mereceu respeito impecável dos seus companheiros de Clube e dos adversários de todos os clubes que defrontou.
Se há desportistas que dão tudo de si pela camisola que envergam mas com um sentido de desportivismo irrepreensível Emanuel de Freitas é o primeiro exemplo. Todos os que andámos dentro das quatro linhas defendendo a camisa verde-encarnada respeitámos o nosso Amigo Emanuel não apenas pela braçadeira que usava mas pelas qualidades que nasceram e morreram com ele.
A morte de Emanuel é uma dolorosa lacuna que se abre na Família de Emanuel de Freitas e no seio dos maritimistas. Condolências.

Emanuel em 1966 no regresso de uma das gloriosas digressões pelas Américas, aqui auxiliado no transporte de um trofeu pelos companheiros Andrade e Eugénio.

1 comentário:

Anónimo disse...

Paz à sua alma...
Os grandes e bons também partem...
Vamos todos bater à Terra Fria...