Powered By Blogger

quarta-feira, 29 de agosto de 2018


COLIGAÇÃO ARBORICIDA 
AVANÇA NO FUNCHAL

Ontem a Câmara do Funchal terminou o abate das árvores-do-fogo na Rua do Bom Jesus (possivelmente por distração sobrou uma juvenil). Conhecia uma a uma as árvores sacrificadas. Algumas não estavam saudáveis, uma estava perigosamente inclinada sobre o Colégio do Bom Jesus, mas outras eram robustas e deviam ter sido preservadas. Agora nuns caixotes de betão serão plantadas árvores miniatura, que viverão com as raízes atrofiadas e dificilmente chegarão a oferecer sombra aos passantes. (fotos: 1 e 2)
 
1 - Rua do Bom Jesus - 28.08.2018


2 - Rua do Bom Jesus - 28.08.2018

Espero que o terrorismo arboricida não avance em direção aos jacarandás da Rua do Bom Jesus. Dois foram cortados em Agosto do ano passado e até ao momento não houve tempo e disponibilidade financeira para arrancar as raízes e plantar dois novos jacarandás. (foto: 3)

3 - Em Agosto de 2017 foram abatidos 2 jacarandás na Rua do Bom Jesus. Ainda não houve tempo e dinheiro para plantar duas árvores novas.


Também, ainda não houve sensibilidade para plantar uma nova amargoseira em substituição da que foi há vários anos cortada rente ao solo na Rua Marquês do Funchal, rente aos Paços do Concelho. A pobre torturada continua a mostrar aos humanos a sua vontade de viver. (foto: 4)

4 - Há vários anos foi abatida uma amargoseira junto aos Paços do Concelho. A árvore torturada mostra uma enorme vontade de viver.

Entretanto, a Câmara do Funchal mantém na Avenida Arriaga jacarandás doentes e a Secretaria do Turismo, irresponsavelmente, usa os seus ramos debilitados para amarração dos cabos que suportam umas velas no âmbito da Festa do Vinho.
Ali, nas costas de Gonçalves Zarco, Câmara e Governo uniram-se numa manifestação de insensibilidade, em coligação arboricida com o objetivo de desfigurar o Funchal! (fotos: 5, 6 e 7)

5 - Jacarandá debilitado na Avenida Arriaga usado na amarração de cabos - 28.08.2018.


6 - Jacarandá debilitado na Avenida Arriaga usado na amarração de cabos - 28.08.2018.


7 - As raízes dum jacarandá doente na Avenida Arriaga - 28.08.2018.


O Governo dispensou o apoio da Câmara na chacina das árvores localizadas em frente à entrada das consultas externas no Hospital Central do Funchal. Ali ninguém escapou. Canforeiras, tipuanas, pinheiros, coralinas, alfarrobeiras foram esgaçadas sem que nenhum cérebro do SESARAM tenha tido o bom senso de mandar parar. (fotos: 8, 9, 10, 11)
O que ali está é a expressão da barbárie arboricida, que alastra no Funchal, na Madeira.

8 - Árvores mal podadas no Hospital Central do Funchal - 28.08.2018.


9 - Coníferas e folhosas unidas na mesma desgraça - Hospital Central do Funchal - 28.08.2018.


10 -Alfarrobeira esgaçada no Hospital Central do Funchal - 28.08.2018.


11 - Coralina oficialmente vandalizada no Hospital Central do Funchal - 28.08.2018.



Senhor Presidente do Governo Regional,
Senhor Presidente da Câmara do Funchal,

Eu e muitos outros cidadãos estamos fartos dos desvarios ambientais dos serviços tutelados por Vossas Excelências.
A paciência tem limites!

29.08.2018
Raimundo Quintal

15 comentários:

Anónimo disse...

Governo??? Câmara??? PSD??? PS??? Coligação??? Madeirenses ou continentais? Tudo gente podre, tudo num delírio para chegar ao poder e garantidamente que não é para trabalhar em prol do povo. É um nojo, uma náusea que tentamos conter mas teima sempre em deixar um sabor a fel na boca.
Aqui vai mais uma pérola. Abram, leiam e digam de sua justiça. Só uma singela pergunta - de alguém leigo na matéria mas que aprendeu desde cedo que é incomportável a breve prazo ganhar 50 e fazer vida de 100 - 15 milhões de euros não seriam mais bem empregues na amortização da divida existente? Aguardo ansiosamente pelo nome do premiado com este valor!!!
Aqui vai o link, sendo que a pérola é a portaria 320/2018 - JORAM, série II, nº 136 de 24 de Agosto:

http://joram.madeira.gov.pt/joram/1serie/Ano%20de%202018/ISerie-136-2018-08-24sup2.pdf

Anónimo disse...

Isto não é coisa da senhora ambientalista que gostava de apontar o dedo a tudo e que hoje está na CMF?

Anónimo disse...

A senhora vereadora agora que faz parte do poder, o seu lado ambientalista fica na gaveta.

Anónimo disse...

É de facto terrível a capacidade de destruição da ignorância.
E, uma cidade governada por ignorantes, é uma cidade em desespero.
Aquilo que foi feito no Bom Jesus terá consequências durante décadas.
Fernão de Ornelas deve dar voltas na tumba.

Anónimo disse...

Há muita incompetência do governo aqui. Onde está a Menezes? A lamber as botas da Prada? E a secretária queque do ambiente anda de boca calada. Que mal anda este governo no ambiente. É o que dá escolher secretárias incompetentes e com manias!

Anónimo disse...

O diacho, então Miguel Gouveia disse que não abatia mais nenhuma arvore e vão 5 de uma assentada?
Diz que houve pareceres tecnicos. Houve? Onde estão? Será como o passadiço da Praia Formosa que estava guardado num armazem, mas na verdade o mar levou.
Mas vejamos o argumento. As raizes das arvores estavam a invadir as infraestruturas da rede de aguas. ENTAO PODEM CORTAR TODAS AS ARVORES DAS RUAS DO FUNCHAL,
outro dos argumentos é que cortando parte das raizes a arvore não suportasse ventos cicloticos de 100 km/h como já se verificaram nessa rua. LEU BEM, VENTOS DE 100 KM NA RUA DO BOM JESUS.
Francamente que justificaçao tecnica para abater arvores.Dito por alguem responsavel que espera ser presidente da maior camara da Madeira.
Estamos bem entregues.

Anónimo disse...

Uma equipa vazia e oca
É o que temos....
Ainda bem que lhes está a cair a máscara da incompetência
Assim em 2019 já não nos enganam

Anónimo disse...

Sr Raimundo, V. Exa. como pessoa inteligente que é, tem de reconhecer que colocar no mesmo cesto, a atitude desta Câmara de política de poda queimada, com alguma incúria do Governo não é a mesma coisa. Este caso de corte de todas as árvores numa artéria principal do Funchal é caso único. Misturar culpas é o primeiro passo para a culpa morrer solteira.

Anónimo disse...

De mal a pior esta câmara enfim.jpp sempre

Anónimo disse...

Tem razão o comentador das 17.51.
O poder destruidor dos ignorantes é aterrador.

Anónimo disse...

Todos concordam que o exercício da cidadania através da denúncia escrita de casos concretos é muito importante, no caso da Rua do Bom Jesus, incluiem-se este escrito do Dr RQ e o comentário do Dr AJJ, no JM. Acontece que se ficarmos pelo escrito as consequências não são muito demonstráveis. Assim sugiro aos intervenientes que aquando da inauguração não deixem o Prof Mentiras sem contraditório. Compareçam, ouçam a já habitual oração laudatória e depois confrontem-no frente às câmaras e holofotes sobre o que escreveram. Obriguem-no a explicações em directo. Veremos então o resultado. Claro que essa seria a primeira atitude a ter por parte dos partidos políticos de oposição, mas aí, está quieto, só são fortes com os fracos e é vê-los em bicos de pés a esticarem as cabecinhas para aparecer no "boneco".JCB

Anónimo disse...

Veem Arvores diretamente do Porto da Cruz para suprir estas faltas não se preocupe Sr Raimundo que são das boas.

Anónimo disse...

com árvores de "grande porte" havia 2 (DUAS!) faixas de roadagem … agora com árvores de "equeno porte" passará a haver 1 (UMA) faixa de rodagem naquela que é a principal artéria de atravessamento da cidade. INCOMPETENTES !!

Anónimo disse...

comentador 31 de Agosto de 2018 às 19:44
não é de admirar … a secção de Trânsito está entregue a estagiários … há que correr com esta gente INCOMPETENTE e com os INCOMPETENTES que a lá a colocou

Anónimo disse...

É tão encantador ler os posts alarves dos meninos da JSD e dos Broncos apoiantes da candidata derrotada miss baton. Eles são tão boçais, tão cegos e tão básicos que, só pela escrita percebe-se quem são.
E que tal trabalharem que é para isso que estão nos tachos dados por esta merda de Renovação.
Preocupem-se com as eleições regionais, não com a autarquia. A vossa candidata levou uma abada, acabou e fechou capítulo.
Agora preocupem-se em fazer DIFERENTE.
Ainda não perceberam?
Ainda não entenderam que essa forma de inundar as redes sociais com comentários sobre o fulano da CMF não resulta?
Porra, com tanto assessor de comunicação e ainda não perceberam isso?
Ó Albertinho, o que te deves rir destes amadores e ignorantes do que é a arte da política e a história da Democracia.
Tristeza