Powered By Blogger

segunda-feira, 20 de agosto de 2018

Savoy: Cosmos destapa carecas de Cafôfo






Comunicado


A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida, vem por este meio manifestar o seu mais veemente repúdio pela encenação montada pelo gabinete do sr. Presidente da Câmara Municipal do Funchal, sr. Paulo Cafôfo, relativamente ao acompanhamento técnico do novo Hotel Savoy.
Quem leu a reportagem publicada pelo Diário de Notícias, na passada sexta-feira, fica com a ideia que a autarquia tem feito uma fiscalização rigorosa da obra e que irá reforçar esse acompanhamento com a contratação de uma equipa independente, paga a peso de ouro, para fazer uma vistoria técnica exaustiva ao projeto, até no sentido de responder às solicitações do Ministério Publico. E a rematar, o gabinete do senhor presidente Paulo Cafôfo ainda tem o desplante de dizer que, “connosco não há veleidades” e que têm feito tudo para que se cumpra a legalidade, o que é UMA GRANDE MENTIRA E UM VERDADEIRO EMBUSTE.

Como diz o ditado popular, “a mentira tem perna curta”, e desta forma somos obrigados a desmontar a falsidade dos argumentos apresentados pela autarquia, e provar que a Câmara do sr. Presidente Paulo Cafôfo é cúmplice e colaborante do maior atentado urbanístico realizado na nossa terra.
No dia 23 de Novembro de 2017 (ver doc. em anexo) esta associação apresentou à Excelentíssima Sra. Procuradora-geral do MP, junto do Tribunal Administrativo e Fiscal do Funchal, uma queixa contra  a Câmara Municipal do Funchal, por ter feito um embargo parcial da obra do novo Savoy, e não um embargo total, quando os próprios serviços de fiscalização da autarquia tinham detetado um aumento ilegal da área de construção em 3.475,74 m2, o que contrariava grosseiramente as diretrizes do Plano de Urbanização do Infante e o próprio projeto licenciado, já de si um anormalidade urbanística.
Em seguimento desta queixa, fomos confrontados por um pedido da Exma. Senhora Procuradora do MP que fazia questão de reunir connosco, pois pretendia mais esclarecimentos, ficando essa reunião agendada para o dia 5 de Dezembro de 2017.  E foi nessa reunião e para nosso espanto, que a senhora Procuradora nos disse que tinha solicitado vários documentos à autarquia, nomeadamente o processo de fiscalização da obra do Savoy, realizado em Agosto de 2017, pelos próprios serviços autárquicos, mas nenhum deles falava do tal aumento da área de construção e se tínhamos provas desse aumento.  Como havíamos consultado o processo na Câmara e  fotografado os documentos mais importantes, facultamos à senhora Procuradora os documentos que a Câmara de Cafofo ocultara. Obviamente, pela expressão facial de assombro da senhora Procuradora, percebemos que a autarquia andava a mentir, a enganar, e a sonegar informação importante à senhora Procuradora. 
Esta atitude da administração de Paulo Cafofo prova que a Câmara facilitou o promotor, fez um embargo parcial, quando legalmente teria que ser total, e, enquanto enchia as páginas do DN com propaganda falaciosa e ia empapelando o Ministério Publico junto do Tribunal Administrativo, permitia que o promotor ganhasse tempo para apresentar o projeto de alterações e assim voltar a encarrilhar o projeto no caminho da lei. 
Obviamente, que ninguém gosta de ser enganado, e como a Câmara do Senhor Presidente Paulo Cafofo lida mal com a verdade, o Ministério Publico apertou o cerco, e daí solicitar um levantamento fiel e exaustivo da obra do Savoy, sendo agora os munícipes contribuintes chamados a pagar uma caríssima equipa técnica em resultado da leviandade contumaz e reincidente da autarquia. Quando isto até é uma desconsideração para os excelentes técnicos e fiscais da CMF, pois foram eles que detetaram as graves irregularidades em relação ao projeto inicial, por isso não mereciam este atestado de incompetência passado pelo sr. Presidente da Câmara.
  E o mais lamentável, é que o Gabinete do sr. Paulo Cafofo aproveita esta exigência dum Ministério Publico farto de ser enganado para fazer propaganda, do tipo: “Câmara manda fiscalizar Savoy”; “uma vistoria em que nada fugirá ao olhar da águia”; “um procedimento inédito” e outras lamentáveis patranhas, com o intuito de enganar e confundir a opinião pública.


Funchal, 20 de agosto de 2018

A Direção

Dionísio Andrade





Texto da queixa






20 comentários:

Anónimo disse...

E ninguém vai preso?

Anónimo disse...

Esta equipa incompetente da Câmara já está a ser muitas vezes apanhada em falsidades. A ideia de não fazer nada e não dizer nada para passar entre os pingos da chuva já não pega e não vai aguentar até às eleições. A cada diz que passa é mais evidente que os meninos e meninas do Cafofo não percebem nada de gerir a cidade e só cometem erros atrás de erros. Imaginem esta gente no governo? Seria lindo ter de aturar tanta incompetência!

Anónimo disse...

Mais uma vez o Prof. Mentiras e a sua corte, com especial relevo para um tal de Iglésias, com a conivência do DN, que está a auferir avultadas quantias de dinheiro do erário público, demonstra uma total falta de seriedade e de verdade política pelo rumo desta cidade. Ainda tem o desplante de dizer que tem uma estratégia para o Funchal. Qual? Mentir e mentir aos funchalenses!

Anónimo disse...

É o Cafofo, estão a espera de qu? que vá preso??? Nunca..

Anónimo disse...

Mas enganar o MP não é crime????? A senhora magistrada devia ter avançado com um processo de falsificação de documentos. Né????

Anónimo disse...

Ocultar não é falsificar.
Mas o ocultar manifesta desde logo uma atitude. E a atitude é não mostrar ao MP qualquer resultado de fiscalização que possa pôr em cheque o promotor da obra, e eventuais irregularidades por este cometidas.
E isso é crime.

Anónimo disse...

como li em algum lado está fiscalização exterior só mostra que a CMF despreza a sua equipa de técnicos

Anónimo disse...

O Dr. Gil Canha tem razão
È o único que luta sem precedentes contra a máfia instalada
Pena é que o Governo que se diz oposição, também colabora ao lado dos Tubarões.
A afadesvias tem tentáculos em todas os cantos. È um polvo gigante que é filha do PODER e enteada da oposição.
Com a sua vozinha de vilão e com riso abichanado lá foi minando as estruturas existentes e hoje manda e comanda no regime
Só o Ministério Público a que pode acusar, pois tudo o resto é sardinha num grande oceano de tubarões
Parabéns Dr. Gil.
Está mais que provado que o DN fez uma manchete comprada e paga pelo Palacete, mas com o consentimento do vice e com aval do Blues


Anónimo disse...

Cafofo está a saquear o Funchal acompanhado do pirata importado da Figueira da foz

Anónimo disse...

A mim este dentadura não me engana mais

Anónimo disse...

Ocultar é falsificar.

SECÇÃO II
Falsificação de documentos
Artigo 256.º
Falsificação ou contrafacção de documento
1 - Quem, com intenção de causar prejuízo a outra pessoa ou ao Estado, de obter para si ou para outra pessoa benefício ilegítimo, ou de preparar, facilitar, executar ou encobrir outro crime:
(...)
d) Fizer constar falsamente de documento ou de qualquer dos seus componentes facto juridicamente relevante;
(...)
é punido com pena de prisão até três anos ou com pena de multa.

Anónimo disse...

Já devia estar preso há muito tempo por muitas razões.
Mas vai acabar preso. Ainda quero acreditar na justiça do meu país

Anónimo disse...

Compreende-se muito porque esta notícia não sai em nenhum dos jornais. Isto sim é notícia, não aquela que a CMF plantou para se antecipar e branquear.
Se fosse a Cosmos comprava uma página de publicidade em cada um dos pasquins regionais e publicava o comunicado.
Vergonhosa a imprensa regional

Anónimo disse...

A Cosmos que distribua o comunicado pelos participantes na cerimónia do Dia do Concelho

Anónimo disse...

Por alguma razão o pasquim Diario de Noticias vai receber hoje uma medalha do Cafofo

Anónimo disse...

Porque será que o DN não publica esta verdadeira notícia?
Só poeira nos olhos do povo, à maneira do mentiroso e logo em manchete
A verdade não tem direito a contra informação?
Mantêm-te Gil, firme e hirto`
A Justiça, tarde mas chega...
Votos que a Srª. Procuradora tenha coragem de fazer valer a lei

Anónimo disse...

Esta tem piada! O Jornal da Madeira publicou o comunicado em papel, e o dono é o Avelino!!! o Diário de Noticias nem uma linha. Isto só prova que o DN está vendido ao Mentiras da Câmara. Estão bem deitados um para o outro.

Anónimo disse...

Cancio, essa interpretação jurídica às 09.07 é uma interpretação à Bruno Carvalho.
Ocultar não é falsificar, coisa que qualquer pessoa que saiba português, percebe. Nada no art. 256 o confirma, falando em falsificação ou contrafacção de documento.

Anónimo disse...

Basta ver a primeira página do boletim municipal(dn) de hoje para perceber que o dinheiro compra tudo, até a liberdade de imprensa. Foi por isso que o diário censurou o comunicado da Cosmos! Palavras para quê. Basta ver a fotografia destes cabecilhas a se abraçarem, para percebermos a tramóia. Isto mete nojo. E a maneira de alterar estas coisas é não comprar o diário, como muita gente fazia com o jornal, no tempo em que aquilo era controlado pelo jardim.

Anónimo disse...

Na minha casa o DN serve para os pintores não sujarem o chão com tinta.