Powered By Blogger

quinta-feira, 31 de janeiro de 2019


Conclusões do Conselho do Governo


31 de janeiro de 2018


O Conselho do Governo, reunido em plenário, tomou as seguintes resoluções:



- Alterar os artigos 6.º, 8.º e 9.º do Regulamento de Apoio Específico aos Passageiros Estudantes, consubstanciado em apoio de tesouraria no pagamento de viagens aéreas, com o concomitante dever de devolução, no âmbito dos serviços aéreos entre a Região Autónoma da Madeira e o continente e entre aquela e a Região Autónoma dos Açores, aprovado em anexo à resolução n.º 739/2018, aprovado em reunião de Conselho de Governo de 17 de outubro.

"GOVERNO 'DESINFORMA' E ENGANA
PARA CONFUNDIR A POPULAÇÃO"


Contrariamente ao noticiado ontem, pelo Governo Regional da Madeira, relativamente ao processo movido pelo JPP para obtenção dos relatórios de inspeção feitos no porto do Caniçal, o Tribunal não deu razão ao Governo Regional, nem referiu que o JPP não pode ter acesso aos referidos relatórios. Com efeito, esclarece-se, juntando anexo, a justificação do Tribunal.

O Tribunal declarou-se, isso sim, incompetente “em razão da matéria”, por “alegadamente estar em causa matéria de responsabilidade criminal e, ou contraordenacional, e por isso considerando-se "incompetente" na decisão, passou as custas para o JPP. E por isso aplica-se o regime dos artigos 86º e 90º, ambos do Código de Processo Penal (CPC) e subsidiariamente o regime das contraordenações nos termos do DL 433/82, 27 de outubro e Lei 107/2009, 14 de setembro”. 


Comissão de Utentes denuncia
falta de médicos de Saúde
A Comissão de Utentes do Serviço Regional de Saúde esteve hoje junto ao Centro de Saúde da Nazaré, no Funchal, para uma vez mais denunciar a falta de médicos de família na Região.
Nesta iniciativa o Porta-Voz da Comissão, Filipe Olim, apontou:

PCP vai ao Porto Santo

Deputados nacionais e regionais
em Jornadas Legislativas

Nos próximos dias, na Madeira e no Porto Santo, entre os dias 9 e 12 de Fevereiro, Deputados do PCP da Assembleia da República em conjunto com o Grupo Parlamentar na Assembleia Legislativa Regional realizarão as “Jornadas Legislativas” com o objectivo de analisar propostas para a política alternativa.



31 de Janeiro 2019




A última lição


Victor Freitas insiste. Já devia ter percebido que não dá resultado, mas teima. Não quer aceitar que é mais uma teoria errada da LPM. Já explicámos aqui o problema, com toda a sinceridade. Mas Victor voltou a lidar na mesma la-palissada. À falta de argumentos para se aguentar com os adversários no parlamento, voltou a pregar-lhes na terça-feira: o PS não está a bloquear nada, o PSD é que  "pretende bloquear todos os madeirenses que querem fazer uma mudança".

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019


PORQUE JANEIRO É MÊS DE ÁRVORES FLORIDAS NA MADEIRA

 Aqui vão duas fotografias da Bauínia ou Árvore de São Tomé (Bauhinia variegata), que está linda no Parque de Santa Catarina.
Esta pequena árvore de folha caduca, da família Leguminosae, é nativa da Ásia Oriental e costuma
ser cultivada junto aos templos budistas.
30.01.2019

Raimundo Quintal

"Declarações de Albuquerque valem zero na Venezuela"


A situação na Venezuela é dramática, fruto da governação corrupta de Maduro e que exibe o maior desprezo pelo bem estar da população. A evolução recente, com a proclamação de um Presidente interino pela Assembleia Nacional, cria a oportunidade para uma transição pacífica para a Democracia, com a convocação de eleições livres a breve prazo, esperemos que assim aconteça.
A declaração de Miguel Albuquerque, que o Governo Regional irá reconhecer o presidente interino da Venezuela é dirigida aos luso-venezuelanos residentes na Madeira, para captar a sua atenção é oportunista e eleitoralista, não tem outro alcance. 


A “Gestapo” de Cafôfo





Gil Canha


Não há nada pior no Mundo que a injustiça. Goethe defendia que “ceder à injustiça é animar os outros a praticá-la”, e é neste espírito que venho aqui solidarizar-me com os funcionários da fiscalização municipal da nossa cidade, vítimas recentes da calúnia institucional. 
Tem corrido nas redes sociais que uma das justificações cafofianas para a criação de uma Polícia Municipal é que o atual corpo da fiscalização municipal é corrupto e indolente. Mas, com tanto lixo a passar debaixo das pontes da internet, ninguém levaria essa maledicência eletrónica a sério, mesmo quando alguns desses detratores têm a mania que são   figuras públicas. (Um deles até é conhecido no setor da fermentação de bebidas e na destilação de aguarrás e outras zurrapas indescritíveis) 


30 de Janeiro 2019




Culto da personalidade 
no John dos Passos
ofuscou derrocada na vila




Sábado passado de manhã, os PSoas da Ponta do Sol e reforços do exterior procediam a mais uma terapia de grupo dentro do programa intensivo 'culto da personalidade Costa-Cafofo', quando alguém que preferiu inspirar a brisa marítima ficou a matutar no cenário que se lhe oferecia aos olhos. Tratava-se do entulho monstro que aumentou assustadoramente a fajã criada não vai para muito tempo por uma derrocada lá do alto da ravina.  


SCÓTIA FLORIDA EM JANEIRO


 Quem percorrer os caminhos empedrados do Parque de Santa Catarina, à volta do grande relvado central e da lagoa, para além de desfrutar de belíssimas vistas do anfiteatro e da vasta baía do Funchal, nestes últimos dias de Janeiro tem oportunidade de apreciar árvores, arbustos e herbáceas em plena floração.
No Sábado mostrei-vos a Coralina (Erythrina speciosa) nativa do Brasil. Hoje tenho enorme gosto em vos apresentar a Scótia (Schotia brachypetala), uma pequena árvore de folhas persistentes, da família Leguminosae, indígena de Moçambique, Zimbabué e África do Sul.
Na Madeira é assim. Árvores de todo o mundo, floridas todo o ano.
29.01.2019

Raimundo Quintal


QUEM SE METE COM O CAFOFO, LEVA
- MAIS UM ARTICULISTA AFASTADO




Mónica Sofia Sousa


A frase ficou célebre há muito anos, mas com o Prof. Mentiras é sempre actual. Quem se mete com o PS, leva. Ou com Cafôfo. Ou com o Cônsul Cubano.

Emanuel Bento, antigo adjunto de Cafôfo e um dos maiores críticos do desastre em que se tornou a gestão municipal, que capturou todo o partido socialista da Madeira, foi afastado dos seus mordazes artigos de opinião no Jornal Económico. A justificação é a de sempre, a mudança de articulistas. 

terça-feira, 29 de janeiro de 2019


CAFOFO CONVOCA ZÉ MANEL 
PARA PôR BARRETO NA ORDEM


Soaram as sirenes de alarme no Palácio do Conde Carvalhal, à CMF. No Congresso da JP saíram discursos venenosos dirigidos à entente entre Cafôfo e António Costa, que visa deixar os madeirenses à míngua até que se convençam que têm de eleger o Prof. Mentiras como presidente do Governo Regional. Barreto foi deixado em rédea solta  no seu habitat natural, a direita conservadora nos costumes, e liberal na economia. Que é personificada pelo partido no Continente e pela JP na Região. Num meio ideologicamente sólido, Barreto esqueceu-se da rédea do nosso Zé Manel e vai de malhar forte e feio na (coloque neste espaço o adjectivo violento à sua vontade) que Costa, Cafôfo e camarilha estão a fazer à Madeira.


MAGNÓLIA ESTRELA
 Nome científico: Magnolia stellata
Nome vulgar: Magnólia-estrela
Família: Magnoliaceae
Porte: Arbusto
Origem: Japão
Morada: Jardim do Tojal, Faial, nordeste da Ilha da Madeira

28.01.2019
Raimundo Quintal



29 de Janeiro 2019



E a luz papal alumiou Avô Cantigas





Em boa hora, é um supor, o Presidente da República decidiu viajar até ao Panamá como um dos milhares de pequenos católicos que se deslocaram àquele país a fim de participarem na Jornada Mundial de Juventude.
A que propósito o nosso Avô Cantigas resolveu meter-se no avião, aterrar em Cabo Verde para levar consigo o mais alto magistrado da Praia e meter-se no meio de jovens, de terço na mão, a ver as andanças de Francisco? Sem dúvida que foi um chamamento do Criador.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2019


A mamã e a metamorfose da lagarta




Gil Canha

Há coisas mesmo inacreditáveis. Sábado, durante a Convenção “Madeira é Europa”, organizada pelo PS/Madeira e que contou com a presença de António Costa (o tipo que imita na perfeição o eleitoralismo de Jardim - Parabéns José Manuel Coelho pela tua destemida iniciativa), o atual líder fantoche do PS, Emanuel Câmara, acusou Albuquerque de “ter escorraçado Jardim da governação da Madeira”. E, não satisfeito, ainda teve o desplante aldrabão de dizer que “Paulo Cafôfo não foi levado ao colo para ter chegado à presidência da Câmara do Funchal”. Vejam só o calibre deste artista, especialista em pratos gastronómicos e em ser mamã de substituição!  

Albuquerque vem a terreiro rebater
"especulação" sobre nomes para a Europa 

  1. O PSD Madeira informa que, neste momento, a escolha do(a) seu (sua) candidato(a) regional às próximas Eleições Europeias não está fechada nem decidida, ao contrário do que tem sido veiculado, ao longo destas últimas 24 horas, por alguns meios de comunicação social.

  2. A respetiva divulgação do(a) candidato(a) será concretizada no momento próprio, no lugar certo e através dos devidos canais, sendo que tudo o mais que tenha sido dito ou venha a ser dito não passa de mera especulação.


Funchal, 28 de janeiro de 2019
Partido Social Democrata da Madeira

O Presidente da Comissão Política
Miguel Albuquerque

Venezuela

JPP apoia União Europeia
na exigência de eleições livres

O Juntos pelo Povo (JPP) considera que a Venezuela só conseguirá eleger, de forma verdadeiramente democrática e transparente, o seu Representante, com eleições livres e plurais, com o acesso igualitário aos meios de comunicação social e com o auxílio de supervisão de observadores internacionais. Só assim o Povo terá a verdadeira Voz.

PTP quer a nacionalização dos CTT


Quintino Costa critica o Governo da República



O dirigente do PTP, Quintino Costa, manifestou, hoje, o seu profundo desagrado pelo degradação do serviço prestado pelos CTT, desde que foi privatizado e pede a nacionalização da empresa.


Numa iniciativa realizada no Paul Mar, Quintino Costa deu como exemplo desse abandono, o encerramento dos postos de correios nas zonas rurais da ilha da Madeira. “Se temos um Primeiro-ministro que diz estar disposto a fazer tudo pela Madeira, então que reverta o processo de privatização dos CTT ”, disse Quintino Costa, acrescentando que “os correios de Portugal devem ser públicos para servir a população”. 

PTP

Parque infantil sofisticado
é invisível a olho nu


A Câmara retirou escorregas e balouços 

do Parque de Santa Catarina para substituir

por equipamentos de vanguarda que as

 crianças só conseguem ver em 3D





A CMF retirou os escorregas, baloiços e outro tipo de equipamento de diversão infantil do Parque de Santa Catarina. As crianças agora brincam neste piso que nada tem para além de buracos. São seis meses à espera que algo novo aconteça. Até já houve alguém que questionou a CMF por esta demora. Responderam que retiraram tudo porque vão colocar equipamentos sofisticados. Querem ver que, se calhar, até já existe material tão sofisticado, mas tão sofisticado, que para conseguir colocar-lhe a vista em cima é preciso uns óculos especiais para ver em 3D?



28 de Janeiro 2019



Pequenos partidos à mercê
das trituradoras laranja e rosa




O maior problema dos pequenos partidos que se posicionam para concorrer na Madeira às diversas eleições deste 2019 nem sequer é o perigo real que a luta entre os 'grandes' PSD-M e Costa-Cafofo-PS constitui para a sua sobrevivência. Mais dramática é a inconsciência de quase todos eles perante a trituradora que se aproxima.
A bipolarização está a tomar conta do eleitorado. Natural. Nunca se viveu em 40 e tantos anos uma situação de equilíbrio entre duas forças concorrentes ao governo regional. Os madeirenses vão pensando na sua escolha entre quem pode ser governo. Só grupos residuais manterão a fidelidade aos partidos das margens. Que estão a fazer estes para mudar a agulha? Pouco. Parecem a leste do problema.

domingo, 27 de janeiro de 2019


Rui Barreto encerrou Congresso da JP

Pedro Pereira eleito novo presidente da Juventude


O líder do CDS disse este domingo que a forma como o PS, António Costa e Paulo Cafôfo estão a tratar a Região lhe faz lembrar quando “os socialistas, no passado, com José Sócrates, criaram o garrote financeiro à Madeira para tentar ganhar eleições”. No entender de Rui Barreto o que se passa atualmente não é muito diferente, chamando a atenção para o facto de o primeiro-ministro e líder do PS já ter visitado a Madeira pela sétima vez, “umas vezes como chefe do governo, outras como líder partidário, conforme lhe convém, mas em nenhuma dessas vezes resolveu os problemas da Madeira e que são da estrita responsabilidade do Governo da República”. Avançou com alguns exemplos. 

REPENTES



A fotografia que sustentou a denúncia pidesca na Ponta do Sol. Paula Cabaço no lugar do presidente da Madeira, nas RUP. Albuquerque precisa de ter muito cuidado, porque é capaz de haver mais. Mas Costa que se cuide também. Quem podemos ver na foto-família é o banido Mariano Rajoy, o fora de prazo Macron e uns rurais ultraperiféricos que não contam para o campeonato. Com o descontrolo emocional dos últimos dias, Costa também pode ir às cordas inesperadamente. 

Na récita da Ponta do Sol, ninguém ofuscou ninguém? Íamos jurar que sim, e de que maneira! Ainda por cima um forasteiro a ensinar os da casa a fazer campanha opositora.


Novo postal com linhas arabescas à entrada dos paquetes no porto. Ainda não tínhamos visto.

Esta manhã vimos nascer o sol para todos. Mas às 9 horas já estava privatizado. Será do ângulo da fotografia?


Por que será que ainda há gente a 
pagar parquímetros? Já não se usa. A CMF deixou de pagar gratificados e a PSP mandou-os passear a todos. A missão passou para rapazes contratados pela Frente Mar, mas ninguém ligava néria aos papelinhos. A FM nem tem departamento certificado para aplicar multas. De modo que agora é parar a viatura e ir à sua vida, porque - digam lá há quanto tempo não vêem o presente de 30 euros no pára-brisas. Não estamos a incitar à desobediência civil, é uma questão de justiça. Ou há democracia ou comem todos. Como dizia o outro, não pagamos e mais nada!

ALARME! - Recebemos a informação de que algum agente da polícia não gostou deste apontamento sobre a balda nos parquímetros e já aplicou duas ou três multas, na Rua do Aljube. Já será treino para a polícia municipal? Seja como for, cuidado, Leitor Amigo.

RUI BARRETO JUNTA EMPRESÁRIOS
PARA DISCUTIR MOBILIDADE


"Enquanto o Governo da Madeira ataca o Governo da República e o Governo da República ataca o Governo da Madeira, o CDS trabalha para apresentar soluções" - afirmou o líder do partido, no final da conferência "Mobilidade, transportes aéreos e marítimos - um direito dos madeirenses", que teve como convidados o empresário António Trindade, o administrador do Grupo Sousa, Duarte Rodrigues, e o jornalista e fundador do Clube de Entusiastas de Navios, Luís Filipe Jardim.





27 de Janeiro 2019



Adversário de Albuquerque

já calçou as luvas



Homem de Gouveia-Lusa

António Costa mandou bugiar a 'coesão territorial' mais o cliché 'Madeira é Europa' e aproveitou a passagem pela Ponta do Sol neste domingo para desafiar Miguel Albuquerque. Desfez as dúvidas a alguns mais renitentes. Será realmente ele, chefe nacional dos socialistas e primeiro-ministro, a disputar as eleições regionais de 22 de Setembro, se bem que, por imperativos constitucionais, o faça por intermédio de um representante, Paulo Cafofo, que nem sequer é militante do partido.


Albuquerque desmonta
acusações de Costa


Comunicado da Presidência













O senhor primeiro-ministro e líder do PS veio à Madeira acusar o presidente do Governo Regional de não ter participado, disse ele, numa reunião onde foi decidido criar uma frente-comum para defender as regiões ultraperiféricas, fazendo-se representar pela secretária do Turismo. É verdade que o presidente do Governo Regional não esteve nesse encontro, embora se tivesse feito representar por um membro do seu Governo. Mas, o que é já não é verdade é que tenha sido nesse encontro que tenha ficado acordada a frente-comum. 

CDU no terreno


PELO DIREITO ÀS ACESSIBILIDADES
  

A CDU realizou hoje uma iniciativa política no Lombo da Quinta, freguesia de São Gonçalo, onde a dirigente da CDU, Herlanda Amado, prestou a seguinte declaração:

"O Funchal tem graves problemas de acessibilidades que a Autarquia ainda não foi capaz de dar resposta. Quer-se fazer passar a ideia de um concelho muito equilibrado entre a cidade e as zonas mais afastadas do centro, mas esta é uma imagem que tem que ser desmistificada, porque este não é o Funchal real. 
Nesta iniciativa damos voz aos protestos dos moradores do Lombo da Quinta, que há muito esperam e desesperam pelo arranque da obra de alargamento da Vereda do Lombo da Quinta. Esta é mais uma das muitas obras que já vem sendo prometida há vários anos, mas à semelhança de tantas outras, tarda em arrancar.

sábado, 26 de janeiro de 2019


PTP diz que há uma justiça para pobres 
e outra para ricos

O dirigente do PTP, José Manuel Coelho, manifestou, hoje, o seu profundo desagrado pelo sistema judicial português, por considerar que "há uma justiça para pobres e outra para ricos".

Numa iniciativa realizada junto ao Tribunal de Santa, Coelho considera que princípio de utilizador no acesso à justiça, exclui o povo trabalhador, que não tem dinheiro para pagar os elevados custos judiciais e advogados.

ÁRVORES FLORIDAS 
NO INVERNO
 No Inverno algumas árvores perdem as folhas mas cobrem-se de lindas flores, como é o caso desta Coralina (Erythrina speciosa) nativa do Brasil, que vive no Parque de Santa Catarina, no Funchal.

Acusação de José Prada (PSD-M)


António Costa mente, mais uma vez, 
aos madeirenses

  1. O PSD/Madeira regista com alguma estranheza que o Secretário-Geral do PS afirme estar disposto “a ir onde for preciso pela Madeira” quando, até agora, nunca foi a lado nenhum nem pela Madeira nem pelos madeirenses.

  2. Nada fez e, mais uma vez, limita-se a mentir aos madeirenses para disfarçar a sua incompetência, quando afirma que o Presidente do Governo Regional da Madeira “foi o único presidente de governo que faltou” a um encontro no qual, das 9 Regiões Ultraperiféricas, apenas 3 Presidentes estiveram presentes - Canárias, Guiana e Açores, 3 se fizeram representar - Madeira, Reunião e Guadalupe - e 3 Regiões simplesmente não marcaram presença - Mayote, Martinica e Saint Martin. Será que o Secretário-geral do PS acredita nas suas mentiras ou afinal nem conhece os presidentes das RUP.


Coelho avisa Costa cara a cara:
Eleitoralismo nunca mais!





O primeiro-ministro António Costa foi surpreendido esta manhã por uma acção política do trabalhista José Manuel Coelho em pleno auditório John dos Passos, Ponta do Sol. Decorria uma chamada convenção 'Madeira é Europa', de socialistas, com a participação de Costa, quando o antigo deputado e candidato à Presidência da República desfraldou um cartaz com os dizeres "Jardim - Costa - eleitoralismo nunca mais".


(DN on line)


"Os socialistas também criticaram, e bem, o Alberto João porque ele deixava dezenas e dezenas de inaugurações para perto das eleições a fim de se aproveitar do cargo de governante e nesse papel fazer uma campanha eleiçoeira ilegal", começa José Manuel Coelho por explicar a sua acção de hoje. "O que vemos agora é os socialistas fazerem a mesma coisa. O Costa aproveita-se do cargo de primeiro-ministro para imitar o Alberto João no eleitoralismo. E o Cafofo faz o mesmo, utilizando diariamente o palco oficial de presidente da câmara com fins descaradamente eleitoralistas."



26 de Janeiro 2019



Acertar o passo por essa coesão, não, Sargento!


A Ponta do Sol recebe na manhã deste sábado um líder socialista nacional envolto em ligaduras, pensos e placas de gesso, sequelas da tareia que, no papel de primeiro-ministro, apanhou sexta-feira no debate quinzenal de S. Bento. Esta passeata, que é uma parte do itinerário das excursões para dizer que o homem ouve o país, vem portanto a calhar. Fará esquecer a vozearia em S. Bento de Fernando Negrão, que por acaso estava rouco, e de Assunção Cristas. Nada como falar um pouco de coesão territorial no John dos Passos com os seus agentes Emanuel, Célia, Liliana e Cafofo, mais o homem da reitoria e o representante dos enfermeiros - numa 'convenção' seguida de patuscada no João da Poita, Madalena do Mar, se der jeito (parece que não vai dar, porque o homem é capaz de ir de avião para os Açores meio-dia e pouco, segundo a imprensa oficial, lá se vai a tradição mas fica para outra). Se houver alteração e almoçarada, à mesa da popular marisqueira podem lançar-se ao arroz de lapas e ao terras do avô sem cerimónia, porque, com o trânsito praticamente já nas mãos da proto-polícia municipal do Funchal, não haverá operações stop nem tiros pelo caminho.

sexta-feira, 25 de janeiro de 2019


Por falar em água...


A câmara não pode estancar o desperdício de água na Praia Formosa porque o sítio é propriedade privada e a douta edilidade não quer entender-se com os proprietários.
Mas aqui parece não haver dúvidas de que o passeio é público. E a água jorra da adufa há um bom par de dias. Podem dar um jeitinho? Às tantas as brigadas de Cafofo desconhecem o caso. Mas com um bocadinho de boa vontade podia ter-se já resolvido o derrame. Se calhar até moram nas redondezas da catarata, que fica na Rua Nova Pedro José de Ornelas, alguns quadros do município e, mesmo que em serviços diferentes, não custava nada um alerta à passagem lá pelo corredor. Uma questão de civismo e de solidariedade social.
Como bem dizia o meu amigo Rui Adriano quando secretário regional, não é verdade, enfim.


Comunicado do BE



Falácias na mobilidade aérea

Se há vinte anos os estudantes pagavam o dobro (125€) do que pagam agora (65€) pelo avião até ao continente, isso deve-se às opções do Governo e não à liberalização nem à concorrência. Foi o Governo que há 20 anos fixou o preço em 125€ e foi o Governo que em 2015 fixou o custo da viagem para os estudantes (após o reembolso) em 65€. A descida do custo final suportado nada tem a ver com a liberalização das ligações aéreas, nem com a privatização da TAP, foram decisões políticas, os governos assim quiseram.

Deputados PSD à porta de S. Lourenço


Josefina Carreira denuncia atraso
do subsídio social de mobilidade




A deputada Josefina Carreira lembrou, hoje, "que os madeirenses esperam há três anos pelo subsídio social de mobilidade, uma obrigação legal que o Governo da República continua a não cumprir".
Numa iniciativa realizada pelo Grupo Parlamentar, junto ao Palácio de São Lourenço, a deputada salientou que "são três anos a bloquear este dossier" e a "impedir os madeirenses de acederem ao subsídio de mobilidade de forma mais justa e mais célere".

MAGNÓLIA DE SOULANGE
 Nome científico: Magnolia x soulangeana
Nome vulgar: Magnólia-de-soulange
Família: Magnoliaceae
Porte: Árvore
Origem: Hortícola (híbrida)
Morada: Jardim do Tojal, Faial, nordeste da Ilha da Madeira
25.01.2019
Raimundo Quintal