Powered By Blogger

segunda-feira, 21 de janeiro de 2019





21 de Janeiro 2019


Congresso laranja veio baralhar
as condições do terreno eleitoral



A mensagem que saiu do XVII Congresso do PSD-M manda trabalhar. A nova comissão política reúne-se já no princípio da semana e seguem-se deambulações por sítios e freguesias de toda a ilha para levar a boa nova da reunificação e, como diria Herculano, difundir a fé, o império e a obrigação de trabalhar pelo partido. Jardim já se disponibilizou de viva voz aos novos dirigentes laranja para tomar parte nas acções sítio a sítio.
Nada como o 'bigode' nas autárquicas e o actual perigo populista do 'homem só' para encharcar os arrogantes blues num banho de humildade. Coisa improvável, Miguel Albuquerque ficou até às 4 da madrugada de domingo na sala de congressos, a ouvir 52 intervenções de congressistas feitas diante de uma plateia resistente ao sono, sempre animada e participativa. "Nem nos tempos áureos do Alberto João", garante um dos resistentes à prolongada noite. 

Na sessão de encerramento, o líder laranja regional utilizou uma linguagem a fazer lembrar o antecessor. Atacou a 'foleirada' dos  adversários, avisou o eleitorado com um 'tenham juízo', atacou ministros com quem almoçara poucos dias atrás, declarou guerra ao homem de Belém que prefere as selfies a intervir para travar as patifarias de Costa à Madeira. E disse que as 3 eleições deste ano são para ganhar.
Cunha e Silva, de regresso à Mesa do Congresso, deixou-se contagiar e falou grosso. Tal qual o normalmente cinzentão Rui Rio, que cumpriu a promessa feita no jantar da véspera com dirigentes locais e debitou um discurso apimentado. Jardim esteve muito activo na claque, enquanto presente na sessão de encerramento.

O congresso também evidenciou velhos vícios e incapacidades da política regional. Não se percebe o porquê de deixar partidos da oposição fora dos convites para o encerramento. Será que, na perspectiva laranja, os comunistas voltaram a meter crianças na ementa do pequeno almoço? Paulino Ascenção, por exemplo, não se impressiona com a 'desfeita' e desvaloriza: "O Bloco também não convida o PSD para as suas convenções."
Na sessão de encerramento, Miguel Iglésias representou "Paulo Cafofo e o PS" e, no flash interview, afirmou-se desiludido porque Albuquerque não falou de grandes medidas para o futuro da Região. Se o chefe laranja tivesse anunciado grandes medidas seria reconfortante para o PS? 
O mesmo reparou Lopes da Fonseca, do CDS, que esperava também um discurso para o futuro. Digo eu: os congressos servem para realinhar os partidos, para correcção da sua vida interna, tendo em vista as batalhas futuras, não se fazem os congressos para anunciar programas de governo. Sem dúvida que o grande problema de Albuquerque estava na manta de retalhos em que a sua frustrada renovação transformara o PSD. Foi aí que o congresso fez incidir os dois dias de trabalhos. O resultado em cheio, sim, deve ter deixado desiludidos os adversários que esperavam a continuidade das brigas no laranjal. Como é lógico. As reacções de Iglésias e Fonseca, porém, respeitaram a praxe pós-congressos: dizer que não houve novidades e que não ouviram ideia nenhuma digna de realce. Pior esteve Lina Pereira, que levava engatilhada uma mensagem dos chefes - os meus conterrâneos 'verdinhos'. Sem que o entrevistador Gil Rosa lhe perguntasse a idade, Lina avançou muito depressa com uma sentença de impacte: depois de ver o jeito deste PSD, o JPP decide não fazer coligações com esse partido, nem antes nem depois das eleições regionais. Ou seja, o JPP esvaziou-se a si próprio de poder negocial caso a fórmula "Cafofo e o PS" esteja em condições de formar governo em coligação depois de Setembro. Dado que o JPP já não pode voltar atrás, 'a fórmula "Cafofo e o PS" vai negociar olhando de cima para baixo com os imprudentes 'verdinhos'. É comer e calar, se estes acaso quiserem participar no poder. Que ingenuidade, Filipe e Élvio! Que noção da lei da concorrência! Nesse aspecto, Lopes da Fonseca foi mais cauteloso e até acompanhou a discursata autonomista do congresso. Logo mais, se estiver em condições de negociar políticas e lugares com dois potenciais vencedores sem maioria absoluta, que queijo limiano!
Faltou no congresso gente do velho Laranjal. Manuel António tem dito a pessoas próximas que nesta fase anda com a cabeça longe da política. Não apareceu. Continuará de férias partidárias caso o PSD perca em 22 de Setembro? 
Coito Pita também faltou. Assim como Jaime Ramos. E Rui Adriano. Antigos pesos pesados que aparentemente se mantêm distantes da euforia da reunificação.

O XVII congresso do PSD operou uma reviravolta no cenário político regional. A dupla "Cafofo e o PS" - expressão favorita de Miguel Iglésias - terá de rever a estratégia. Mais umas injecções de dinheiro público à LPM e ao "jornalismo" que fez marcação cerrada ao congresso. Desvalorizar o regresso dos barões laranja ao campo de batalha é tarefa urgente. Verdade seja dita, o afastamento dos jardinistas há poucos anos deu-se quando o velho  Laranjal definhava no cenário regional. As eleições autárquicas de 2013 provaram isso mesmo. O problema para "Cafofo e o PS" - eufemismo de 'homem só' - é se as férias forçadas da velha máquina fizeram bem aos antigos operários da Rua dos Netos e, sobretudo, se arejaram a cabeça dos eleitores.
Começaremos a percebê-lo já nas apregoadas excursões sítio a sítio.











24 comentários:

Anónimo disse...

É verdade o partido saí unido deste , mas faltam os pivôs no Mundo Rural, os AUTARCAS ..... com apenas 3 câmaras o laranjal vai andar às escuras e não vejo muitos para trabalhar com sede de poleiro sim! A ver vamos!

Anónimo disse...

O maior erro que a oposição pode cometer é desvalorizar este PSD-M.
E o primeiro erro crasso é do JPP, que através de uma jovem de aspecto liceal nos informa que acordos nem antes nem depois das eleições.
Para quem tem o poder autárquico num concelho, e que acima de tudo tem que lutar pela sobrevivência política nas regionais de setembro é uma declaração assassina, de uma ingenuidade que quase nos faz lacrimejar.

Anónimo disse...

O congresso da hipocrisia pois toda a gente sabe que o Albuquerque sem isto fica desempregado e portanto alapou-se para ter pelo menos um lugarzinho de deputado na futura oposição. Mas para ele ter esse lugarzinho, muita gente vai perder também os seus lugarzinhos. vai ser uma choradeira sem fim.

Anónimo disse...

Mas alguém no seu perfeito juízo, que anseia pela mudança e o fim do PSD no poder desde 1976, votará num partido que se vá deitar debaixo desse mesmo PSD? Para isso há o CDS que, ainda mais promíscuo, vai com todos os que cheirem a poder. Obviamente que o JPP, se quer votos para crescer, tem de se demarcar do PSD. Estes analistas pelos vistos querem que tudo mude para que tudo fique na mesma...

Anónimo disse...

Ó das 09.45, estás muito confiante.
Mas eu se fosse a ti não bailava antes da festa.
Nunca me esqueço que Mário Soares foi eleito presidente da república, partindo com sondagens que lhe davam 8%.

Anónimo disse...

Ora vejamos o que está em causa nas regionais de setembro.

Algum partido da oposição vai conseguir mais dinheiro para o orçamento regional? Não, não vai.
Algum partido da oposição vai conseguir mais médicos e enfermeiros, acabar com listas de espera, e acabar com faltas no Sesaram? Não, não vai porque não terá dinheiro para isso.
Algum partido da oposição conseguirá dinheiro para investimento público, mais do que existe actualmente? Não, não vai.
Algum partido da oposição vai resolver a questão dos juros agiotas do Estado? Não, não vai.
Algum partido da oposição vai resolver a questão da mobilidade aérea e dos preços da TAP? Não, não vai.
Algum partido da oposição vai resolver a sazonalidade do Porto Santo? Não, não vai.
Algum partido da oposição vai resolver a questão da continuidade territorial? Não, não vai.

Vai daí, pensa o povo.
A mudar só mudam as moscas. Porque a merda continuará a mesma.

Anónimo disse...

O PSD vai ganhar com minoria
P PS vai fazer geringonça

Anónimo disse...

Foram buscar para a comissão política os velhos autarcas que em cada concelho ajudaram o PSd a perder as câmara municipais.

Alguns andaram a dizer em alto e bom som que não votavam o psd e foram responsáveis pelas derrotas do psd na ponta do sol, em santa cruz, na ribeira brava e são uns danados por carreirismo politico, aliás se não fosse o psd e não fossem diretores regionais estavam desempregados.

O verdadeiro empenho desta gente é o cargo que ocupam e a necessidade de manter esse cargo e as suas condições de vida .

A verdade ´+e que os restantes funcionários públicos já não têm medo e o voto é secreto e já estão fartos desta cagança toda desta gente e nas eleições vão votar contra esta gente só mesmo por votar contra pq já estão cansados de ver tanto nariz no ar e tanta cagança e emproados sem qualquer valor intelectual e sem competência.

A votação em setembro vai fazer-se independentemente de valores, princípios, de ideologias...vai ser uma votação contra esta gente que o povo vai dizendo estar farto de vê-los .

O vosso tempo está chegando e depois vamos ver como vão se amanhar.

Anónimo disse...

Ó das 10.17, e tens dúvidas que isso é assim.
Já lá dizia o Leopardo de Lampedusa.

Anónimo disse...

Ainda bem que o sr. Calisto fez uma analise bem fundamentada sobre este congresso, é pena que os atuais jornais regionais estejam a definhar, sem pessoas que façam opinião como deve ser e com qualidade alguma. De fato esses pasquins bateram no fundo.

Anónimo disse...

11.13
Pior do que o Albuquerque não há pois só governa no último ano e andou os 3 anteriores a fazer de baldrocas e só se lembrou de governar neste mas já vai tarde. O Povo e todos nos queremos mudança já basta de andar sempre de mão estendida e prometer coisas que não tem dinheiro para cumprir e querer andar sempre a pedir mais e mais dinheiro numa berraria arrogante perante o continente e com isso tentando esconder aquilo que era para governar e não governa chutando tudo para Lisboa.

Sim Uma vez que o PS irá ganhar no continente nós aqui através do Prof Cafofo teremos muito mais hipóteses de beneficiar de maior apoio e melhor nível de vida não necessitando de berraria constante.
Vejamos o exemplo de Machico em que quando era governado pela oposição este PSD nada fez e tudo boicotou e assim que passou a governar lá fez tudo e mais alguma coisa durante escassos anos.
Por mim e por muitos que conheço esta Salada Laranja está azeda e vai ficar na bancada durante alguns anos.

Anónimo disse...

Quem ganhara sera a abstenção.quem quizer andar agachados,votem na lebre inculta e no mintiras

Anónimo disse...

ja e altura de o PSD ir porta fora, so fez mal a muita gente em beneficio de outros, e levar consigo todos os que la colocou, as promessas deste PSD
ja os madeirenses sabem e bem, e so para beneficiar os afilhados e os que andam a rastejar, quero ver estes senhores a passar o que fizeram aos antecessores que ja la estavam e posarem porta fora e ate alguns ate arranjaram processos disciplinares, em cima do ombro , sao uns sem coragem e so pensam neles e esquecem-se que estao a governar pessoas e uma ilha, rua ja e tempo

Anónimo disse...

Cafofo é uma espécie de MACRON. Não vale nada. SÓ FUMAÇA

Anónimo disse...

Das 13.16,

Nem todos querem mudança. Essa é uma generalização que fazes, e que não tem qualquer sustentabilidade, nem sequer nas sondagens do "independente" DN.
E quanto a promessas, há para todos os gostos. Mas nenhum explica como vai arranjar dinheiro para tamanho regabofe.
O PS-M diz que vai resolver o problema da saúde, mas não diz como. Diz que vai mehorar a agricultura, mas não diz como. Diz aquelas banalidades que vai melhorar a vida das "pessoas", mas não diz como.
O BE diz que com ele a saúde será gratuita e universal, mas não diz onde fai buscar dinheiro.
E isto vale para todos os partidos.
Mas o povo que já nem liga a promessas, vota em que lhe der mais e melhor espetada, macarrão ou arroz de lapas.
E vai valer tudo, numa corrida para ver quem ganha o prémio de maior demagogo.
Por isso, eu se fosse a ti não seria tão confiante, até porque o teu universo e dos que conheces é evidentemente mínimo se comparado com todos os que votam.
E nesta coisa de eleições, é como no futebol. Prognósticos só no fim.

Anónimo disse...

Não está nada baralhado. o PSD está em panico com a futura derrota nas eleições e foi buscar a velha guarda, muito narcisista, para tentar inverter a situação. Acontece que o Povo já percebeu que o PSD já não trás nada de novo. E daí vem a mudança...

Anónimo disse...

15.31
Não querias não que o Cafofo já divulgasse o seu programa e como fazer para melhorar tudo na Madeira para depois vocês copiarem e apresentarem como seu. É precisamente aquilo que tem feito ao longo de mais de 40 anos de mandato de desgovernos.
Os agentes alfandegários irão ter imenso trabalho para travarem saídas de património da Região quando esta Geringonça Laranja quiser desertar da Ilha.

Anónimo disse...

Belo trabalho Calisto, parabéns!

Anónimo disse...

Ó das 16.27,
No largo do Rato ainda não acabaram de escrever o programa do Mentiras.
A coisa tem emperrado, porque ele quer ferry o ano inteiro, quer resolver a "saúde" aos madeirenses, quer vender bacalhau a pataco, e por aí fora, mas o Centeno nem lhe passa cartão.
No ministério das finanças o Mentiras nem passa do r/c. Porque essa coisa de murros na mesa com o Centeno não pega. Nem mesmo daquelas inventadas para vilão madeirense acreditar.
Daí o problema de não haver programa. É que dizer balelas é uma coisa. Pô-las por escrito, é outra.
E quanto ao haver interessados em sair com património da Madeira, para impedir tens que propôr um Madeirexit. Até lá, existe livre circulação de pessoas, bens, capitais e serviços.

Anónimo disse...

Esta é a cultura do ódio do candidato do PS

Anónimo disse...

O das festas fez comunicação através do facebook dando a boa nova , fui eleito vogal CP do PSD Madeira . Todos os lambe botas clicaram gosto. O intruso ilusionista de sempre , maldoso , mentiroso tenta ludibriar a opinião pública aparecendo como pessoa honesta e trabalhadora ....cuidado com o malandro nao presta , deixou a CMPS na penumbra sem eira nem beira , está a ser investigado das falcatruas que fez ....veremos se a bomba não explode!

Anónimo disse...

O malfadado das FESTAS com sentido de missão. ...quem acredita? Mesmo só quem não o conhece!!!

Anónimo disse...

O missionário da Lombada da Ponta do Sol mais conhecido pelo Rui das Festas tem como 1a missão ser candidato a deputado , GUALBERTO já foste, seguidamente candidato à CMPS. A sede de vingança é terrível o Homem anda à procura do ECO da obra executada. FESTANÇAS E MAIS FESTANÇAS!!!! ESTÁ PERTURBADISSIMO QUER PODER!! NÃO CONSEGUIRÁS. .....

Anónimo disse...

Lider da jota Ponta do Sol gosta de imitar o seu mentor político RF , até de saída do Hospital faz comunicados para aferir a sua popularidade ....desejo rápidas melhoras!