Powered By Blogger

quarta-feira, 30 de janeiro de 2019



A “Gestapo” de Cafôfo





Gil Canha


Não há nada pior no Mundo que a injustiça. Goethe defendia que “ceder à injustiça é animar os outros a praticá-la”, e é neste espírito que venho aqui solidarizar-me com os funcionários da fiscalização municipal da nossa cidade, vítimas recentes da calúnia institucional. 
Tem corrido nas redes sociais que uma das justificações cafofianas para a criação de uma Polícia Municipal é que o atual corpo da fiscalização municipal é corrupto e indolente. Mas, com tanto lixo a passar debaixo das pontes da internet, ninguém levaria essa maledicência eletrónica a sério, mesmo quando alguns desses detratores têm a mania que são   figuras públicas. (Um deles até é conhecido no setor da fermentação de bebidas e na destilação de aguarrás e outras zurrapas indescritíveis) 

Indesculpável, isso sim, é se saber que existe um vereador frangote, conhecido na comunicação social por “Pica-pau”, que vomita estas torpes insinuações por tudo o que é canto.  O que já é mais grave! (Não digo o nome deste cavalheiro porque ainda está em observação… embora esteja prestes a cair no saco negro dos ácidos hilariantes, onde normalmente mergulho a minha pena)
Aceitamos que o tal vereador “Pica-pau” tenha pouca experiência, inclusivamente, até lhe desculpamos a sua falta de ronha e perspicácia para lidar com esta divisão que, sabemos, ser trabalhosa e delicada.  Não podemos é perdoar-lhe a sua amnésia e o seu esquecimento deliberado de um corpo de fiscalização que nos últimos cinco anos, tem sido continuadamente DESAUTORIZADO, DESRESPEITADO E ACHINCALHADO pela incompetência e irresponsabilidade da governação cafofiana.     
 - Sabe senhor João X, você tem mais cinco mesas na esplanada que a sua licença lhe permite, tem de retirá-las! 
- Vou tirar o tanas! – Responde o sr. João X – Já vou telefonar ao Cafôfo, e isto pela tarde já está resolvido… mas quem és tu para me dares ordens?!
 - Senhor Manuel Y, recebemos uma queixa do seu vizinho por causa do cavalete do menu que está em frente à porta dele, o senhor anda de cadeira-de-rodas e tem dificuldade em sair de casa. – Adverte o fiscal.   – Este gajo quer dar cabo do meu negócio… - adianta zangado o sr. Manuel Y – por volta do almoço vou à Câmara falar com o Cafôfo, e nem penses mais em me azucrinar os ouvidos. Vocês têm de ser facilitistas, eu dou trabalho a muita gente e pago os meus impostos. Até pago o teu ordenado! Ouviste?! 
- Sim… está lá? (ao telefone) É o senhor Presidente da Junta? Olhe é o Gaspar K … eu preciso dum grande favor. Anda p´ra aqui um fiscal da Câmara que não me deixa-da-mão, o gajo diz que tenho um letreiro que não cumpre os regulamentos e que as minhas cadeiras não deixam as pessoas passar no tratuário, qualquer dia irrito-me com o cabrão. Fale lá com o senhor Presidente e diga que sou dos vossos. Ok? 
- Bom dia senhor Rui Z, estamos aqui porque recebemos uma denúncia que o senhor espetou ferros na via-pública e que montou as condutas do exaustor da sua cozinha pelo prédio acima, tem de desmontar isso tudo porque as pessoas não conseguem dormir com o ruído… olhe que tenho que lhe abrir um processo de contraordenação. – Vais abrir o quê?! Põe-te andar daqui para fora. Sabes com quem estás a falar? Sabes?! Olha, também havia um vereador muito espertinho e nós fizemos queixa ao Cafofo, e o gajo levou uns patins… tem juízo se não queres perder o emprego, seu bandalho!
E ficaria aqui um mês a escrever determinadas ocorrências que foram reportadas pelos fiscais e que a presidência simplesmente ignorou e negligenciou. Mas isto não ocorreu durante um, ou dois meses…, são anos que é assim, onde a autarquia, paulatinamente e metodicamente vem perdendo a sua AUTORIDADE e a sua EFICÁCIA administrativa, a favor dum FACILITISMO institucional, fomentador da descriminação e da injustiça entre munícipes.
Kemal Atatürk, o pai da Turquia Moderna, dizia que o “Estado tem de ser forte para não ser violento” (Salazar também seguiu sagazmente esta regra), mas o sr. Prof. Paulo Cafôfo, como sofre duma incompetência feroz que raia a ignorância, ao ver o seu “barco perdido e desgovernado” por falta de comando e mão-firme, tenta agora pela FORÇA restabelecer uma autoridade perdida - daí avançar com esta ideia milionária e estapafúrdia da Polícia Municipal. 
Embora reconheça discutível esta decisão do recurso à “Gestapo municipal” pelo bando de Cafofo, não posso é aceitar de maneira nenhuma que se justifique esta decisão aloucada com o argumento generalista que “os fiscais são corruptos” e que “não fazem nenhum”, quando nestes últimos cinco anos foram o bumbo da festa e sujeitos às mais ignóbeis e indecorosas humilhações. 
Eles não mereciam isto!

42 comentários:

Tiago Martins disse...

Opinião muito coerente de um ex-vereador que perseguiu os comerciantes enquanto estava no poder. Nada de novo, entrou numa de abrir fogo sobre o actual Presidente da Câmara do Funchal, ainda frustrado de ter sido posto andar por mera incompetência profissional e espírito de guerrilha.

Anónimo disse...

O que o Gil Canha aqui descreve, é o dia a dia do serviço de Fiscalização desta Câmara e de algumas outras.
Esta é a pura das verdades. Os Fiscais são desautorizados!

Anónimo disse...

Pela coligação CONTRA A MENTIRA.
Em frente

Anónimo disse...

Clarinho como água...o senhor tecou na ferida disto que está de pantanas e os pequenos é que pagam tudo.

Anónimo disse...

Anónimo das 11:40 ainda bem que o ex vereador Canha não é da tua laia ele pelo menos defendia a gente e a lei vocês incompetentes puseram a Camara de rastos.

Anónimo disse...

O Eng. Graterol chefe dos fiscais levou vida negra e foi arrumado e os fiscais do urbanismo também Cafofo transformou o pessoal em palhaços e isso não está certo de pessoal que sempre defendeu a Câmara Municipal.

Anónimo disse...

Nem precisava de escrever. Só o carton desenhado já rebenta tudo!

Anónimo disse...

Há fiscais a quem não distribuem trabalho. Estão encostados. É há também situações de discriminação devido à orientação sexual. Ainda se dizem de esquerda.

Anónimo disse...

O Sr. Gil Canha deu só um cheirinho do que passam os Fiscais Municipais no Município do Funchal...agora até dizem que o Presidente vai levá-los para o (antigo) matadouro...

Anónimo disse...

Não é preciso Polícia Municipal no Funchal.
O que é preciso é apoiar os Fiscais.
Falta um vereador com tomates, agora é tudo tipo LGBT.

Anónimo disse...

Julgo que infelizmente isto não é novidade para ninguém e o mesmo se passa noutras Camaras tanto da oposição como do PSD e até em muitos serviços governamentais. Isto acontece no Funchal acontece em C Lobos acontece na Calheta e em muitos outros municípios.
Temos de um dia dizer basta e julgo que a Policia Municipal é muito bem vinda e já era para ontem.

Existe aqui um grande nincho de negócio a ser explorado em que o Funchal poderá muito bem beneficiar pois os Serviços desta Policia Municipal muito bem poderiam ser vendidos aos outros Municípios em alguns períodos e dias.
Muito bem visto esta criação de Policia pois para este tipo de serviços não existia nada da Região.

Anónimo disse...

Simplesmente verdade como funcionario camarario confirmo

Anónimo disse...

As pessoas já fizeram bem as contas quanto é que vai custar a polícia municipal? Como?! 50 agentes, ordenados, segurança social, reivindicações, greves, amuos, queixas de perseguição, etc... uma dor de cabeça do tamanho do Savaoy!

Anónimo disse...

O povo não sabe o tamanho da sua força... Se soubessem, não existiria tantas aldrabices por parte dos políticos que nós colocamos para nos representar... Tantas trocas de favores existe e os bons profissionais, que procura ajudar as pessoas são perseguidos e desacreditados e para quê?? Para colocar pessoas que digam sim a tudo e feche os olhos diante do que (eles, políticos) querem.

Anónimo disse...

Estava a chegar ao serviço e me disseram que vinha um artigo no Fenix sobre a gente, e fui logo ler e disse. a verdade chega tarde mas chega.

Anónimo disse...

Bonito é passar pela Avenida do Mar e ter que se desviar das mesas ali postas, pelos cafés e restaurantes no passeio!!! Pagamos nossos impostos para isso, ver os empresários se apossarem de passeios públicos e pagos com os impostos dos cidadãos comuns. Quem fala da Avenida do Mar, fala de toda baixa Funchalense. Temos que ver e rever quem colocamos no poder...quando se está em campanha promete mundos e fundos e quando são eleitos, são um bando de (paus mandados) que fazem tudo ao seu bel prazer.

Anónimo disse...

Mas estes gajos alguma vez pensaram nas PSoas?

Anónimo disse...

Está do caneco e só gazando mesmo. Vão pedir guita emprestado ao banco para recuperar o Matadouro e será que vão pedir emprestado para criar a policia???

Anónimo disse...

Esta câmara esta parada. sei de situações de munícipes que pediram apoio para pequenas alterações na suas habitações e foi entregue o projecto pelo senhor Presidente. O problema é que ao aceitarem o projecto vem um pedido onde devera apresentar os documentos de especialidade... a partida ultrapassa os 1500 euros

Anónimo disse...

Há alguns ainda escondidos dentro do armario

Anónimo disse...

Factos criminais, o que acabei de ler neste texto. Abuso de poder e outras coisas. Sugiro envio para o ministério público.

Anónimo disse...

Estamos a ser governados no Funchal por um bando de incompetentes. Há dias tentei passar com um carrinho de bebé na rua Santa Maria, e foi um autêntico calvário. Tive de ir para a rua de baixo, no Almirante Reis. É uma vergonha o que se passa com as esplanadas do Funchal. Parece uma cidade sem lei nem roque!

Anónimo disse...

A discriminacao por mais uma vez nas secções da CM FUNCHAL

Anónimo disse...

Intimidação, perseguição, discriminação funcionarios cmf, munícipes entre outros.

Anónimo disse...

A PSP em(integridade) nao tem comparação, à polícia municipal que está a ser feita por interesseiros da esquerda que estao agora no poder

Anónimo disse...

Infelizmente situações de desorganização, desleixo e abuso acabam em tragedias, não é ser profeta da desgraça, é apenas a lei de Murphy.

Será que aprendemos alguma coisa com as grandes desgraças que aconteceram nos últimos anos?

Continuamos a pensar que podemos controlar tudo, ou apenas a confiar na sorte?

Eu se estivesse à frente da Protecção Civil não dormiria descansado. Pois se os tribunais podem inocentar, a vida ninguém pode restituir. Haja consciência!!!

Anónimo disse...

Quem vai pagar esta polícia? Nem têm dinheiro para alcantrão as ruas estão uma vergonha

Anónimo disse...

Em 4 anos rebentaram com os serviços, lixaram os funcionarios competentes e que nem são politicos,ou filiados bastando terem tido cargos de chefia. Quando entraram fizeram logo cair os cargos e puseram lá os amigos.Nem é preciso fazer ás econdidas como é o falado caso do oficial de policia que vem chefiar a Fiscalização mandando ás urtigas quem durante anos deu provas de competencia.
Os lugares importantes na Câmara do Funchal são para os do Partido Rosa. Cafofo e Miguel Silva são os mandantes.
Se Cafofo vencesse as Regionais seria substituir tudo por incompetentes.
Faz lembrar Bolsonaro no Brasil, ganhou a presidencia a falar contra a corrupçao.
Agora ja diz que corrupçao sempre havera e importante é a luta contra a ideologia comunista.
Resultado? Está justificado tirar as pessoas dos lugares mesmo as competentes para substituir pelos amigos.
Câfofo é sem duvida o Bolsonaro Madeirence, que nem tem ideias , programa, só palavras futeis e frazes feitas e repetidas.

Anónimo disse...

Tenho na minha loja um canelo para rebentar as arcas destes gajos.

Anónimo disse...

A Polícia Municipal foi uma promessa da campanha eleitoral e estão a tratar de a cumprir, custe o que custar, não interessa como nem o preço a pagar... os Fiscais Municipais não entram nos interesses políticos do Município do Funchal... Fazem mudanças disparatadas e, mesmo depois de constatado o erro, não assumem nada...Fazem mais mudanças e, nestes últimos anos, andam os Fiscais e outros funcionários, de mala às costas, a levar secretárias, cadeiras, arquivos para outra sala, tempos depois para uma outra sala... Agora metem-se todos os fiscais, bem apertadinhos numa única sala, (postos de parte e no mesmo saco)...
Mudanças precisam-se! Mudanças efetivas que tenham repercussões positivas e animadoras no dia a dia de quem quer trabalhar bem e tem brio profissional, mudanças que visem melhorar a vida da cidade do Funchal, quem aqui vive e quem nos visita... Não precisamos de pseudomudanças...

Anónimo disse...

A Polícia Municipal apenas vai servir apara uma coisa, dar força de lei aos papelinhos que a Frente Mar coloca nos para.brisas dos carros e aos quais ninguém liga. Preparem-se para a caça à multa de estacionamento e para a prepotência de uma força policial que não tem razão de existir numa cidade com a dimensão do funchal! A Câmara já tem fiscais que se não fossem desautorizados cumpriam o su papel! Volto a dizer a Policia Municipal apenas servirá para a caça à multa aos automobilistas que deixam passar 5 minutos do ticket de estacionamento!

Anónimo disse...

Realmente os madeirenses estão com um grande dilema nas mãos.
Ou escolhem a máfia do PSD com os tachistas do costume ou os incompetentes dos cafofianos (aspirantes a tachistas).
É urgente o aparecimento da terceira via...

Anónimo disse...

Agora o Cafofo já poderá dizer que tem a "sua Polícia".
Penso que não deve existir proporcionalmente em nenhum lado, uma terra que tenha tantas forças policiais por habitante.
É PSP, é GNR, é Polícia Marítima, é ARAE, é serviços de inspecção do trabalho, das Finanças, e eu sei lá mais do quê !
Agora só faltava a Polícia Municipal.
É uma vergonha o dinheiro que se esbanja nisto e que tanta falta faz a coisas importantes.
Respeitem e dignifiquem o trabalho dos Fiscais que não é preciso nada disso.
Essa cambada que (des)governa a Câmara, não chegam aos calcanhares da competência dos Fiscais. Esses têm brio no que fazem.

Anónimo disse...

Esse "cavalheiro" que vai comandar a futura Polícia Municipal, será outro pau mandado.
Ele que não se esqueça que será um "empregado" do Presidente e dos Vereadores.
Irá acontecer-lhe o que acontece com os Fiscais e se levantar cabelo, será posto a andar.
Estaremos cá para assistir.

Anónimo disse...

Obrigado sr. Vereador Canha. Nós sempre colaboramos consigo e sempre tivemos o seu apoio. Será sempre o NOSSO VEREADOR!

Anónimo disse...

Para combater as máfias rosa e laranja vou votar na Raquel Coelho, que é apoiada pelo Gil Canha.

Anónimo disse...

a terceira via é o coelho e a sua trupe que apoia manifestações a favor de Maduro

achas que estamos todos drogados ?

Anónimo disse...

Desautorizados e gozados. Existem milhares de euros que não são cobrados pela Câmara pela ocupação de espaço público, reportamos mas eles metem os processos uns em cima dos outros, a autarquia é campeã em calotes e não faz nada e nós é que pagamos as favas.

Anónimo disse...

Não estás drogado! Fazes parte da "máfia no bom sentido" seja laranja ou rosa: Máfia é sempre máfia!

Anónimo disse...

Deixou o poder cair na rua e agora ninguém o respeita e pensa que com a polícia municipal vai resolver alguma coisa. Enxerga-te Cafofo!

Anónimo disse...

Os comerciantes deviam se reunir e deitar abaixo esta Policia. O Cafofo não me engana mais. meu voto já foste.

Anónimo disse...

O Cafofo rebentou com a fiscalização municipal e vai mandá-la para o Matadouro, o antigo lugar da morte.Oxalá que um dia não se lembre de nós.