Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de junho de 2019



O PAU-DE-CABELEIRA




Gil Canha




Antes do 25 de Abril, os pais mais conservadores não deixavam as suas filhas namorar sem uma espécie de vigia, que acompanhava os namoradinhos para todo o lado, o chamado “pau-de-cabeleira”. Esse papel de espécie de guardião da moral e dos bons costumes, era normalmente desempenhado por um irmão ou irmã mais novos da moça, que recebiam ordens muito rígidas dos progenitores para nunca perderem de vista o par de pombinhos.

Quando a coisa apertava, e as carnes excitadas chamavam os indefesos seres para a retoiça endiabrada do amor, o pau-de-cabeleira atuava, fazendo baixar a temperatura do casal, como um verdadeiro “termostato” de camião. E bastava uma tosse fingida, uma pequena cotovelada, uma ameaça de chibar a coisa à mamã, para o casalinho voltar ao romantismo tradicional, de juras de amor eterno acompanhadas por uma retirada estratégica da mãozinha atrevida de determinados centros nevrálgicos, para latitudes mais respeitáveis, em conformidade com os veneráveis ditames da decência e do decoro.
O pior, mesmo assim, era a ida ao cinema. Enquanto num passeio ao campo, o Pau-de-cabeleira podia ser ludibriado facilmente com um voo dum francelho ou com uma rã assustada a saltar para uma poça, aproveitando o casalinho a distração bucólica do cabeleira, para se escapar para trás de uma moita, e assim dar largas a marotices perigosas, que muitas vezes acabavam com o pau-de-cabeleira a correr atrás do prejuízo… com a noiva grávida no altar, de branco e imaculada, sob o olhar resignado dos papás.    
No cinema, e como referi, normalmente não havia escapatória, e então, se o filme não era do agrado do pau-de-cabeleira, caía sobre o casal um olhar fixo, muito semelhante aos suricatas da savana africana, quando vigiam fixamente na planura os predadores. 
E o mais engraçado é que voltei a ver na Assembleia Legislativa da RAM uma reminiscência antiquada e cinzenta dum verdadeiro pau-de-cabeleira. Foi durante a votação de um voto de protesto que apresentei ontem no parlamento regional contra a vergonhosa cartelização e concertação de preços no transporte de mercadorias para a Madeira, que o tal pau-de-cabeleira se manifestou, com toda a sua carga censória de desmancha-prazeres e de espia reacionário, contratado pelos “papás” do Largo dos Varadouros, para vigiar de perto o desgraçado do Rui Barreto, líder do CDS.
Esse pau-de-cabeleira sem vergonha, a cheirar a vinagre azedo e a mofo de anos e anos de oportunismo saloio, de cata-vento, maria-vai-com-as-outras, de camaleão especialista em mudar de cor conforme os ambientes políticos, ora um dia com os cabreiros na serra, ora outro dia com a cafofada, mas sempre obedecendo às ordens dos seus ricos “progenitores” da estiva, que o mandam vigiar o pobre do Barreto - se ele entrelaça ou toca nas partes proibidas da sua noiva CDS/Madeira, se lhe apalpa os seios intumescidos de leite azedo da teta do Caniçal, ou se toca na velha rata centrista, cheia de odores pestilentos de eterna danação promíscua de serralho turco, atafulhada de vícios e corruptelas, de anos e anos de falsa oposição “rodrigada”. O pau-de-cabeleira começa logo a rondar e a dissuadir amavelmente o Barreto (segundo Vizcaino Casas, os vira-casacas são muito simpáticos e amáveis), para este não tocar nas partes mais íntimas da “moça” centrista.
E o meu amigo Rui Barreto que gostaria de “brincar” com a sua “noiva” matulona, namorar à vontade, apertá-la nos braços como fez Clark Gable a Vivien Leigh, no filme “E tudo o vento levou”, ou mesmo, passar a cenas mais ousadas e irreverentes como no “Último tango em Paris” de Bertolucci, não pode, porque tem sempre o tal emplastro atrás, a vigiar e a ordenar tudo, como a velha dominadora Bernarda Alba, de Garcia Lorca.
Deste modo, ou Rui Barreto finta o seu pau-de-cabeleira e se rende ao amor livre com o seu amado partido, levando-o à vitória e à modernidade, ou então, vai acabar os seus dias políticos, a cheirar a sacristia, a bolas de naftalina, a jogos de casino, e amarrado aos grupos económicos, como um Prometeu acorrentado, expondo o seu fígado ao apetite das aves de rapina para toda a eternidade.   
E foi assim que o meu voto contra a ladroagem foi chumbado, não só pelo PSD (esses apesar de 'encornados' pelos patrões da estiva, continuam nesciamente a defendê-los) mas também pelo CDS, que estava debaixo-do-olho e sob a vigilância implacável do JMR, mais conhecido pelo pau-de-cabeleira do CDS. 

38 comentários:

Anónimo disse...

Brutal! Vou ter saudades suas na Assembleia!

João Sousa disse...

outrora houve esperança nesse jovem. Rapidamente se viu e constatou que não passa de mais um. Teve na mão quiça uma oportunidade única de ser alguém

Anónimo disse...

Quem fala assim não é gago
Parabéns Gil
O meu voto em Setembro, vai para ti
Na realidade a Assembleia sem ti era um velório
Sacodes as consciências das pessoas, dizendo a verdade
Bem haja

Anónimo disse...

O Rodriguez é um jornaleco velhaco, mas o barrete também é um vendido
Foi amante do mentiroso dentuça na aprovação do PDM do Funchal
O povo jamais lhe perdoará

Anónimo disse...

O Rui Barreto irá ter dificuldade em "sacudir" esses paus de cabeleira em Setembro

Anónimo disse...

Porradão bem dado no rei dos vira casacas, vendido aos Sousas e um dia limpou-me do partido porque denunciei-o numa reunião da rua da Carreira. Lembraste? SOU EU O TIPO QUE TU BEM SABES QUEM É!

Anónimo disse...

Esse Rui Barreto não é flor que cheire... diz me com quem andas, digo te quem és. Ele se não concordasse como funcionam as coisas mandava o Zé Manel e os Sousas darem uma curva. Mas não tem tomates. E ao fim ao cabo deve estar beneficiando com alguma coisa.

Anónimo disse...

Nem mais!

Anónimo disse...

O problema é que os partidos do arco da governação (PS, PSD e CDS), são capturados pelos grandes grupos económicos com financiamentos e outras benesses. A troco disso a máfia no bom sentido consegue ter os seus "cavalos de tróia" que condicionam a actividade partidária em benefício dos tubarões do dinheiro! Enquanto as pessoas não se consciensalizar, que ao votarem nestes 3 partidos estão a dar força aos DDT, nada vai mudar na rapinazem dos nossos impostos através dos orçamentos.

Anónimo disse...

Andou com o Prof. Paulo Cafofo ao colo, sempre a lhe lamber os ditos cujos, só para arranjar emprego para familiares. O sr. Rodrigues só não vendeu o CDS porque o edifício é arrendado!

Anónimo disse...

Seja no topo da administração pública seja nas assembleias (nacional e regional),instalaram se uns indivíduos (oportunistas e corruptos) que o único objetivo é zelar pelos interesses dos donos de isto tudo.
Depois fazem discursos hipócritas contra a abstenção, bandidos!
Para quando uma 3 via?? Alguém que devolva verdadeiramente o poder aos eleitores e ao verdadeiro interesse público...
O senhor deste escrito já se fartou de tentar abrir o olho à viloada, é uma pena. Vai fazer falta no hemiciclo...

Anónimo disse...

É o JMR no CDS, é o Primeiro Damo no PS, no PSD são tantos... que não cabiam no texto.
O que é certo, é o contribuinte andar a sustentar uns poucos de carrapatos sociais que nada fazem a não ser defender os interesses dos seus Senhores.
E depois tudo fica admirado com o PAN, as pessoas preferem votar nos cachorros do que nos bandidos do costume... É voto de protesto

Anónimo disse...

A partir de Setembro vamos ter saudades destas duas "avis rara, isto é, o gilinho e o rodriguinhos". Finalmente vou dar mais atenção aos meus cães.

Anónimo disse...

Gil contigo, mesmo sem pau-de-cabeleira, ninguém quer namorar...

Anónimo disse...

Este vira casacas já devia estar reformado há muito tempo, Rui Barreto perde muito a acartar este gajo atrás.

Anónimo disse...

O CDS defende dois operadores no Porto do Caniçal, um para os Sousas e outro para o Pedras.Perfeita aldrabice!

Anónimo disse...

Não há almoços grátis! É preciso alguém a defender os Sousas, porque são uns "desgraçadinhos", e o CDS é um partido de caridade cristã!

Donato Macedo disse...

O CDS só sabe fazer jogo-de-cintura conforme a direcção do vento. Na CMF foram umas autênticas meretrizes do careca, tal como o BE, só que esses "camaradas-caviar" têm a alma vendida desde 2013.
Continua Gil. Desmascara essa horda de sonsos interesseiros. Sempre de nome e face destapada, pois sabujos é o que não falta por aí acobardados, por detrás do biombo do anonimato.

Anónimo disse...

Quem escreve assim...

Anónimo disse...

Boa, é isso.

Anónimo disse...

Eu também não queria, prefiro vê-lo por aí a dispara(t)r.

Anónimo disse...

O Gil Canha é um homem com eles no sítio, mas como qualquer mortal não sabe de tudo nem tem acesso a tudo. O Rui Barreto é 10 vezes pior que o José Manuel Rodrigues sobretudo na relação com o grupo Soisa, é um segredo tão bem guardado que os poucos que o conhecem são protegidos inexplicavelmente com unhas e dentes por esse barrete raro, ou acha mesmo que o barrete não tinha força para varrer a velharia já no tempo que o Fonteseca foi eleito? É preciso ter arte não chega ser artista.

Anónimo disse...

O J. Rodrigues já devia estar reformado e deixar os jovens limparem o partido mas ele está como uma lapa agarrada numa pedra uma tristeza.

Anónimo disse...

Caro Gil,
Melhor que ninguem tu conheces os esquemas.
Infelismente os interesses são muitos e quem paga é sempre o Zé povinho.
mas o que vamos vendo faz lembrar que tudo se faz às claras e as institiuçoes que deveriam zelar pelos dinheiros publicos como é o Tribunal de Contas e mesmo o Ministerio Publico desinteressaram-se de fiscalizar.
Vamos ver se é preciso ser mais às claras, o que se faz do dinheiro publico.
Foi noticia que a Câmara do Funchal comprou á sua empresa Frente Mar 80 000 mil entradas nos complexos balneares por um preço de 100 000,00 euros segundo 1ª pagina do JM de 30 de Maio.
Por curiosidade vi que no site da empresa estão lá os valores das entradas.
Um pagote de 5 entradas para jovem custa 1,21 cada entrada e se a camara comprasse 80 000 entradas teria um custo de 96 800,00 euros. Parece que os referidos 100 000,00 estariam até bem justificados.

A duvida coloca-se se a Camara aquiriu apenas entradas para as pessoas idosas e reformadas.Isto porque os pagotes de 30 entradas para esta classe de pessoas custa 0,65 euros cada entrada e se multiplicarmos por 80 000 entradas custa apenas 50 000,00 euros muito longe dos 100 000,00 que a Camara diz ter pago.
Como já foi dito por um Vereador que o preço pago foi de 300 000,00 já podem imaginar como se gasta o dinheiro publico.

Entenderem bem? Em vez de 50 000 euros a Camara gasta com a sua empresa 300 000 mil.

E agora digam lá qual é o problema? Nenhum

Parece que lá no Continente por menos andam uns Presidentes de Camara em prisao domiciliaria.

Mas claro, lá a policia judiciaria investiga e o Ministerio Publico não dorme.

caro Gil,

vai escrevendo para que as pessoas acordem e começem a se interrogar se vale tudo, às claras e que são ininputaveis.




Anónimo disse...

a Regiao Automoma da Madeira vai alienar o terreno onde está implantado o Hotel Torre Praia no Porto Santo.

Aqui está mais um caso para o MP e tambem para Gil Canha escrever um dos seus deliciosos escritos.

A Regiao por concurso publico cedeu em direito de superficie o terreno e quase de certeza que no fim desse direito de superficie o predio (hotel) reverteria para a Regiao a custo zero.

Então o que se faz? vende-se o terreno a custo de saldo e toda a propriedade passa para o dono do hotel por um valor de meio milhao de euros.Ou seja um hotel em propriedade plena pelo preço de um apartamento da Socicorreia nos Barreiros.
Dá vontade de rir se não fosse serio.

Ninguem vai fazer nada?

Anónimo disse...

100% de razão tem o comentarista das 23`14
Este agachado blue foi a procissão de Santo António lavar a alma de ateu e arranjistas
Que belo negócio o Soisas arranjou e logo em vésperas de eleições.
vejam esta jogo de cintura:
Em vésperas de eleições os soisas ameaçam o desmiolado blue e este pensa que se não se vergar a esta escumalha que vão apoiar fortemente o mentiroso cremalheira e que vai perder a teta do mamanço por mais 4 anos.
E pimpa....paga isso para os parvalhões dos PSD(s) não dizerem que foi à borla.
Os desgraçados dos Araújos que perderam a a Empresa das águas do Porto Santo e os terrenos às tantas nem lhe deram o direito de preferência
De seguida os soisas mamam o parque de campismo e mandam o sem abrigos para o miradouro da Portela contarem as chagada do lobo marinho
Duvidam?
Escrevam no tecto para não se esquecerem
Nesta maldita ilhota são sempre os mesmo a mamar
Votem na Coelhinha ou Gil Canha, mandem o blue para o beco do vimieiro ver o seu ex vereador vir pentear a louraça

Anónimo disse...

Gil deixa a viloada da mão, os vilões gostam de políticos como o Barrete, Cafofo, Albuquerque e o JMR, goza os teus rendimentos e carros antigos e se a viloada é enganada é bem feito.

Anónimo disse...

Errado das 23.14,
Nos termos da concessão o hotel nunca reverteria para a região. E referir que o hotel ficou pelo preço do terreno é evidentemente um erro.
Teve o custo da construção.
A ilegalidade que houve neste processo foi que a expropriação deste terreno era para a construção / ampliação do parque de campismo.
Ora, como isso não aconteceu e a região deu um destino diferente, cometeu uma ilegalidade lesando os antigos proprietários. Mas os tribunais acharam tudo certo. Tudo normal.

Anónimo disse...

O sr. Gil Canha acertou em tudo mas protege o amigo Rui Barreto que é também um pau-mandado dos Sousas e muito pior que o JMR e juntos vão dar cabo do meu CDS!

Anónimo disse...

JMR é do tipo que tanto se senta junto do Diabo como se agacha a S. Pedro, para ele inferno e céu são ambos bons lugares desde que não lhe queimem o coiro.

Anónimo disse...

Das 19.28
Respeitinho e um pouco de educação pois está a falar com o Futuro Presidente da Assembleia Regional da Madeira!

Sonsos Interessados
Sabujos
Acobardados
Senhor Comentarista das 19.28 deverá ver-se ao espelho e perguntar quem será tudo isto mais do que eu!

Convinha reler os comentários das 23.14 e das 00.44
Para quando a Paradise.

Anónimo disse...

Quais jovens?

Anónimo disse...

Barreto vergou-se ao Jose Manuel pensando que iria unir o nosso partido, pelo contrário, piorou e há muitos CDSs que estão fartos desta serpente bicefala que não une ninguém.

Anónimo disse...

anonimo das 08:05
Não conheço o processo. Mas as concessoes geralmente sao por 50 anos em direito de superficie, tempo suficiente para recuperar o investimento da construçao.Por isso erradamente transpôs para esta concessão os mesmos principios. Por isso as desculpas publicas devidas.
mas há sempre um mas, aposto que o negocio só é bom para o dono do hotelporque vai deixar de pagar pelo direito de superficie. Ou tambem não pagam?

Bem mas o negocio é mesmo bom é para o dono do Hotel, que o valorizou em muito mais do que meio milhao de euros, disso não tenham duvidas.

Anónimo disse...

O povo não está dormindo. O Cafofo anda metido com os Sousas levou nas orelhas, o CDS é a favor do monopólio do Caniçal vai também ser castigado. O povo não apoia vendidos!....................

Anónimo disse...

21.32,
Mas eu conheço o processo. Por isso sei o que escrevi.
Quanto ao hotel e à sua valorização, vale o que vale, isto é, pouco. Há alguém que queira investir em hotelaria no Porto Santo?
Não me parece.

Anónimo disse...

Ainda falam do Lino... a comandita do CDS é mil vezes pior que o Lino porque esse na assembleia ainda se mete com os Sousas o resto é tudo um bando de agachados...vendidos...corruptos...

Anónimo disse...

Mandem o JMR para a sacristia com as beatas e deixe ele o CDS da mão.