Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de junho de 2019


O BE foi a Câmara de Lobos expressar
preocupação com os números do turismo


O Bloco de Esquerda está preocupado com a evolução dos números do turismo na Madeira. A quebra no número de visitantes, o anúncio de nova unidades hoteleiras e de alojamento local, vão pressionar por um lado os salários para baixo e por outro os preços da habitação para cima, tornando a vida mais difícil para os madeirenses.
A quebra da taxa de ocupação nos hotéis da Região conjugado com o aumento da oferta hoteleira como tem sido anunciado é preocupante, pois pode afetar a reputação de qualidade do destino Madeira. A reputação que foi construída ao longo de décadas, mas pode ser prejudicada rapidamente e de forma não reversível. O crescimento da oferta de alojamentos hoteleiros deve ser avaliado com cuidado.
O crescimento do número de unidades de alojamento, a exemplo de outras regiões do País contribui para o aumento dos preços no imobiliário, torna o acesso à habitação mais caro. A subida do preços do imobiliário significa uma transferência de riqueza dos não proprietários para os proprietários de imóveis.
Por outro lado o aumento da oferta turística sem o crescimento do numero de turistas, pressiona os preços para baixo e a principal componente dos custos na hotelaria são os salários, estes tenderão a descer. Com a habitação mais cara e os salários mais baixos a vida fica mais difícil. As decisões de licenciamento devem ser bem ponderadas em função destes efeitos para a maioria das pessoas.
Apropriação do espaço público por privados.
O Bloco contesta a apropriação do espaço público para uso privativo, neste caso, para proteger o sossego dos hóspedes do novo hotel na baia de Câmara de Lobos. Algo que já aconteceu na praça do Mar (ou praça CR7) cujo acesso à noite é vedado para satisfazer os interesses do mesmo grupo hoteleiro. O Governo Regional e as autarquias mostram-se mais preocupadas com a satisfação de interesses particulares dos grandes empresários regionais e não o bom geral dos madeirenses.
O Bloco de Esquerda é contra estas formas de apropriação do que é de todos, da exclusão dos residentes de certos espaços públicos e bater-se-á pela abertura desses espaços à circulação de todos. Porque a Madeira é para todos e não só para alguns.

BE

15 comentários:

Anónimo disse...

A política deste senhor chegou ao ridículo.

Anónimo disse...

Eu sou do Bloco de Esquerda e sou de Câmara de Lobos. A cidade está mais bonita e o acesso ao cais é público. Alias como se viu na reportagem da RTP M com pessoas a passearem. O que me parece é que foi proibida a circulação de carros.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Muito interessante o comentário das 15.08.

Anónimo disse...

O Pato Bravo dos Pestanas com a bênção do Albuquerque sacaram a Escultura do Churchill que vera pública.
Foi um roubo descarado e a luz do dia. Ninguém vai preso nesta terra e o PSD cala-se a assobia para o lado e ainda vai a inauguração e nada reclama. Onde anda o MP.

Anónimo disse...

16.04,
És tão otário que nem sabes que a escultura foi mandada fazer e paga pelo Grupo Pestana, com esta finalidade e entretanto colocada noutro local.
Voltou para onde foi pensada. Se o MP tivesse que aturar todos os idiotas.
Mas tu acreditas em tudo.
Que otário.

Anónimo disse...

As fake news a funcionar em relação a estátua do Churchill. Ela não estava em lado nenhum, não foi movida de lado nenhum para ser posta ali! Há até uma reportagem da rato Madeira a mostrar o processo!

Anónimo disse...

Basta ler o que escreveu o escultor que a fez.

Anónimo disse...

O Churchill teve 3 dias em Camara de Lobos e nunca mais saiu de la. Em vez de construir e promover Camara de Lobos em volta de sua gente, foram buscar Churchill para encher o olho.
Fantasias...
Alberto Vieira ja tinha referido que Churchill tinha estado na Madeira 12 dias.

Anónimo disse...

Em que data o tal de Messias DDT doou a Camara e a Região a citada escultura?
Doar não é dar (fugir aos impostos) e depois ir lá recuperá-la.
Desde que me lembre sempre vi esta escultura no miradouro a entrada de C Lobos muito antes dos Pestanas virem fugidos da Africa do Sul.

Anónimo disse...

19.25,
Os Pestanas vieram da África do Sul há uns 50 anos.
O escultor que fez a peça tem uns 30 e tal anos.
E tu sempre viste a escultura no miradouro, desde que te lembras.
O que é que andas fumando? Ou será pastilhas de rir?

Anónimo disse...

20.00
Deverá ser a mesma pomada que o nosso governante pois ambos não veem um puto a sua frente.

Anónimo disse...

23.44,
Pelos comentários que costumas fazer, eu diria que a pomada que tu usas deve ser bem mais forte que o das 19.25.

Anónimo disse...

Este BE é inspirado em ditaduras em que o povo não viaja. Mas este alucinado vem se queixar que há pouco turismo. Então inspira-se em quê? Nas viagens que fazia e limpava o subsídio?

Anónimo disse...

14.59
E os outros patarecos que ainda andam a limpar o subsidio e a ter voos a datas e horas privilegiadas e depois por cá dizem mal da TAP mas lá são uns Santinhos e dizem obrigado por tudo.