Powered By Blogger

sábado, 24 de março de 2012

Delícias do Bar


ANTÓNIO TRINDADE APERTADO NA "TERTÚLIA DO MILHO" EXPLICA OPÇÕES DE VIDA


(Foto Rui Silva)


Depois de Miguel Albuquerque em Fevereiro, coube a vez a António Trindade, figura ainda carismática da política madeirense e empresário de sucesso na hotelaria, de ser confrontado com questões delicadas e embaraçosas no almoço da "Tertúlia do Milho".
O repasto precipitou-se no restaurante da Zona Velha "Le Jardin", nesta sexta-feira. Os tertuliantes, depois de abaterem com a facilidade habitual o prato de milho e as iguarias envolventes, confrontaram o ilustre convidado com aquilo que toda a gente queria saber.
Se, em Fevereiro, Miguel Albuquerque foi obrigado a confessar, entre duas colheradas, se avançará como candidato à liderança do PSD-M no próximo congresso, pois nesta sexta-feira foi Trindade a não conseguir fugir à pergunta que a população madeirensre costuma colocar a si própria: por que diabo se afastou Tony da política regional, se a Madeira, sua terra, lhe merecia postura mais combativa?

Tanto Albuquerque como Trindade (assim como os anteriores convidados, desde João Cunha e Silva ao chefe do governo Jardim, passando por Emanuel Jardim Fernandes, juiz Paulo Barreto, Francisco Costa e mais umas 20 figuras de primeiríssima água) satisfizeram sem rodeios - que remédio - a curiodidade dos comensais. Infelizmente não posso reproduzir aqui as respostas, porque a tertúlia decorre em círculo fechado, embora sem avental nem outro adereço do género. Não posso avançar mais. A não ser que nenhum dos dois anda distraído na vida. E, mesmo assim, arrisco-me a ser irradiado da tertúlia, sob acusação de delator.
Trindade abanou de princípio, com a intervenção do provocador oficial do grupo, João Pedro Mendonça, mas depois tomou conta do jogo e arrasou as posições mais críticas.

Mas, se o segredo morreu lá dentro, não é inconfidência recordar tempos idos em que António Trindade militava na música pop dos anos 60, integrando os "Dancers" contemporâneos do Conjunto João Paulo, Demónios Negros, Dinâmicos e por aí fora. Vi-o na Feira do Marítimo tocando no seu conjunto lado a lado com Dória, Gama (defesa central do Nacional, Jesus!), Moura e demais elementos dos então populares "Dancers".

Pouco tempo depois, Tony dava-me a honra de me deixar estudar com ele e o Jovita Fernandes na Quinta Favila, que sua família explorava comercialmente. Mais tarde ainda, o estudo era em Lisboa, onde Tony Trindade e Jovita se licenciaram com distinçãol e eu, a meio caminho, dei comigo em Mafra com a G-3 na mão.

Nesta sexta-feira, António Trindade fez aos tertuliantes do Milho uma brilhante intervenção, dissecando o turismo e equacionando caminhos para o sector como só ele conhece é capaz de fazer.

Sempre jovem naquele cabelo neve e no sorriso com que enfrenta a vida, o antigo político deixou cartaz na Tertúlia. No meio daquela animação toda, guardei uma provocação cá para mim, na linha da que o Dr. João Pedro fizera: como Aníbal Trindade, combatente anti-fascista nos tempos em que era perigosíssimo ter opinião em Portugal, teria gostado de ver o filho Tony dar mais de si pela política da Madeira! A indústria turística perderia um baluarte, um pilar, mas o estado de saúde intelectual dos madeirenses talvez não estivesse na fase terminal em que se encontra.
Quem não subscreve?

O convidado, antigo secretário de Estado do Turismo, posou com alguns tertuliantes, mas só depois de ter confessado tudo.





O presidente da Câmara do Funchal foi o convidado em Fevereiro. Emanuel Jardim Fernandes (tal como aconteceu com o juiz Paulo Barreto) de convidado num almoço lá mais para trás, quando era eurodeputado, tornou-se membro do grupo. Também, levou a Tertúlia a Bruxelas e serviu lá um almoço de milho...




O Dr. Francisco Costa da SDM proporcionou excelente lição sobre o Centro Internacional de Negócios a uns quantos omniscientes que julgavam conhecer tudo e mais o que fosse preciso.

Sem comentários: