Powered By Blogger

quinta-feira, 22 de março de 2012

SECA NA MADEIRA: ALERTAS DO PROFESSOR RAIMUNDO QUINTAL


Eis um texto da autoria do Dr. Raimundo Quintal sobre a preocupante situação climática da Madeira. Com argumentos e números em vez de insultos a quem pensa diferente, como se costuma ouvir nesta terra por parte parte dos que precisam de esconder a sua incompetência.

"No dia 20 de Fevereiro de 2010, o udómetro do Observatório Meteorológico do Funchal registou uma precipitação de 51,3 mm, entre as entre as 08h e 50m e as 09h e 50m.
O mesmo udómetro também registou 51,3 mm, não numa hora nem num dia, mas em quatro meses, de 01 de Novembro de 2011 até 29 de Fevereiro de 2012 (Novembro – 41 mm; Dezembro – 2,2 mm; Janeiro – 1,4mm; Fevereiro – 6,7mm).
Estes valores expressam, por um lado, a violência da chuva que caiu no Funchal no fatídico 20 de Fevereiro, e por outro lado, a seca  que está afectar a Madeira, com particular gravidade na vertente sul e nas terras altas da cordilheira central.
A falta de chuva, a baixa humidade relativa e as temperaturas altas têm dificultado a campanha de reflorestação que a Associação dos Amigos do Parque Ecológico vem realizando na área do Pico do Areeiro. Só com muita persistência será possível fazer retornar a biodiversidade, aumentar as recargas dos aquíferos e reduzir a erosão. 
A secura da atmosfera e do solo exige cuidados redobrados nas plantações, sob pena da taxa de sucesso ser extremamente baixa. Por isso, os voluntários que durante o Dia da Árvore estiveram a trabalhar no Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha, não se limitaram a plantar. Gastaram grande parte do tempo a proteger e a regar as pequeninas plantas.
Para o próximo sábado está programada a última jornada de plantação desta época. A partir de Abril será necessário trabalhar muito para manter vivas as plantas até às próximas chuvas outonais.

Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal"




Campo de Educação Ambiental do Cabeço da Lenha - 21.03.12

EMANUEL JARDIM FERNANDES TAMBÉM PLANTOU ÁRVORES

A convite do Professor Raimundo Quintal, o antigo líder do PS-Madeira, que foi deputado no Parlamento Europeu e na Assembleia Legislativa Regional, também subiu à serra no Dia da Árvore, esta quarta-feira. Colaborou assim directamente com os amigos da Natureza liderados pelo geógrafo Quintal e com o repovoamento vegetal nas alturas escalvadas do Pico do Areeiro.


Sem comentários: