Powered By Blogger

segunda-feira, 19 de março de 2012

TDT no ar há 2 anos mas com discrição para não estragar o negócio

A televisão digital terrestre entra agora na chamada recta final. Não esqueçamos que a segunda fase do lançamento da TDT em Portugal trata exactamente das regiões autónomas e, desde o início do processo, determinava-se o dia 22 deste mês, ou seja, quinta-feira que vem, para data do switch-off - o desligamento do sinal analógico dos velhos televisores.
O sinal TDT, muito mais apurado em termos de qualidade e com acrescidas possibilidades técnicas em serviços televisivos, já está disponível na Madeira há uns bom par de anos. A rede lançou-se experimentalmente no Pico do Silva e no Porto Santo e rapidamente alastrou à Encumeada, Calheta (Rochão, Arco), São Jorge e Ponta Delgada. Todos os emissores funcionam há tempos a 100%. Inclusive, a Madeira chegou a ter prometida a condição de região-pioloto para o processo de lançamento da TDT em Portugal, o que não veio a verificar-se.
A rede a funcionar significa que as populações do campo, por exemplo, já poderiam beneficiar das vantagens da TDT há mais tempo, emqualidade do sinal e quanto ao número de canais acessíveis: à RTP-M e ao Canal 1, poderiam juntar a SIC, a TVI e o Canal 2. O que seria possível com um televisor equipado com o sistema MPEG.4 ou então juntando um descodificador ao aparelho antigo. Só que o processo decorreu sem ruído, para evitar desistências nos serviços por cabo - ao que diz um entendido na matéria.
O mesmo especialista lamenta que soneguem informação que muito útil seria aos madeirenses. Neste caso, muitos utentes de TV poderiam ter-se poupado a mais uma mensalidade. "Suficientemente endividados andamos todos" - diz o mesmo informador.
Outra desvantagem para quem vive no campo, ao recorrer aos pacotes que incluíam uma participação do Estado nos descodificadores, em lugar de há mais tempo estarem com a TDT, é que, servidos por parabólica, só tinham ao dispor a net por telefone.
Enfim, temos a TDT à porta, "oficialmente". Se o cidadão ainda utiliza televisores do tempo da pedra alascada, arranje o descodificador. Se o seu televisor traz o MPEG.4, accione o comando e meta pernas pelo caminho das estrelas.
Quanto à televisão paga, é só deixar correr, porque a TDT não briga com esses serviços... a não ser que, mesmo com TV por assinatura, dispuser também de televisores em casa a trabalhar ligados à antena, para acesso aos canais tradicionais gratuitos, porque, então, terá de os preparar para a TDT. De contrário, eles "desmaiam" no momento em que, não falta nada, ocorrer o switch-off.
E se eu me recusar a mudar para a TDT? - perguntará o cidadão desconfiado com as modernices.
Pois aí, se por acaso tem em casa os canais gratuitos a trabalhar no analógico, pura e simplesmente ficará com arroz no ecran até ao dia em que ceder perante o futuro.
Lembre-se de que a TDT vem para melhorar a qualidade de vida dos consumidores de TV sem assinaturas pagas e que televêem, até agora analogicamente, a RTP1 e a RTP-Madeira.


Sem comentários: