Powered By Blogger

terça-feira, 29 de maio de 2012

Politicando

OPOSIÇÃO FINALMENTE DÁ MURRO NA MESA



Enfim, a Oposição recusou-se a debater uma moção contra Jardim sem a presença de Jardim. Uma posição de força que só pode ter caído muito bem entre os madeirenses que já perceberam a urgência de endireitar as costas e enfrentar quem levou a Região ao descalabro económico-financeiro, mas também social e até mental.




Mais vale um parlamento inactivo do que subserviente perante os caprichos da ditadura.

Rubina Sequeira, do PND, abriu as hostilidades na manhã desta terça-feira, ao inaugurar os trabalhos agendados para debater a moção de censura contra o governo regional. Se o documento que recebeu é igual ao que chegou ao parlamento - ironizou com propriedade a deputada da Nova Democracia -, então o presidente Miguel Mendonça devia saber que a moção apontava baterias ao chefe do executivo e seus secretários e não especificamente à Secretaria da Educação, cujo titular nem sequer esteve no elenco anterior. Assim, o PND requeria a suspensão dos trabalhos até que Jardim se dignasse comparecer na Assembleia.

Perante a deixa, levantou-se Carlos Pereira, líder do grupo parlamentar proponente da moção, o PS-Madeira, para requerer a retirada do documento, até que Jardim se sente a ouvir o que tem a ouvir.

Um dia que marca uma reviravolta na postura da Oposição, que se sabia toda apostada no voto favorável à moção anti-Jardim, caso o debate arrancasse.

Só assim, com esta medida drástica,  terá efeitos o comportamento de Jardim, adoptado mais ainda pelo receio crescente de enfrentar quem tem a verdade do seu lado do que pela proverbial desconsideração pelo parlamento que representa a democracia e a autonomia.
Só com uma medida estrondosa a Oposição pode mostrar lá para fora a ausência de democracia nestas ilhas.Que a Europa veja o que se passa por aqui, já que Cavacos, Jaime Gamas, Almeida Santos, constitucionalistas e por aí fora têm receio de o reconhecer.

Há 15 ou 20 anos houvesse a Oposição boicotado em bloco umas eleições regionais, deixando o PSD concorrer sozinho, com os impactos internacionais daí decorrentes, e certamente a Madeira seria uma terra intelectual e socialmente diferente, hoje.

Parabéns, oposição, por este 29 de Maio que se sucede ao 28 assinalado ontem, à sua maneira, pelo senhor das Angústias.

7 comentários:

Anónimo disse...

A Região Falhada
Dissolução imediata da Assembleia Legislativa Regional da Madeira (ALR)!
Estão criadas as condições objetivas, jurídico-constitucionais e subjetivas para que o Presidente da República dissolva já a ALR.
A não comparência do Presidente do Governo Regional na discussão da Moção de Censura apresentada pelo Partido Socialista, constitui uma irregularidade formal ao regimento da ALR, encerra um aviltante desprezo pelo Estado de Direito e transforma a Região Autónoma da Madeira (RAM) em Região Falhada!
Os órgãos do Estado têm de se pronunciar objetivamente sobre a sequência de eventos que ultimamente se têm verificado na RAM e que culminou com a presente Moção de Censura, ou melhor, com a sua retirada em virtude da ostensiva falta de comparência do Presidente do Governo Regional da Madeira.
Cabe agora ao Representante da República e ao próprio Presidente da República Portuguesa tomar as iniciativas que constitucionalmente se impõem! A acontecer por parte destas personagens o costumeiro silêncio, estaremos em presença, não apenas de uma Região Falhada, mas também de um Estado Falhado.

Funchal, 29-05-2012, 10h09

Vox Cognitionem

Fernando Vouga disse...

Caro Luís Calisto

O pânico no jardinal e agora esta atitude digna e firme das oposições, são indícios de que algo de importante está a mudar na Madeira.
Até que enfim!

Anónimo disse...

O Mijinhas foi posto a andar na jotinha .Agora só falta abdicar como deputado regional...É o regime a cair de podre!!

o disse...

Mais uma vez o Dr Jardim a distribuir brindes sempre actuais,o tradicional "Bordalo Pinheiro".

jorge figueira disse...

Diz o advogado do diabo: dando a sondagem 44% dos eleitores à maioria, depois de todas as restrições, se forem convocadas eleições não continuarão a ser os mais votados? Como formar governo? De desespero em desespero podem embarcar nesta e o eleitorado merece-o, apesar do preço a pagar ser elevado. Confesso que esperava uma queda bem maior. Atavismo...

Anónimo disse...

"Há 15 ou 20 anos houvesse a Oposição boicotado em bloco"... Pois é. Mas não é preciso recuar tanto no tempo, as últimas eleições podiam ter sido adiadas. Não aceitaram todos ir para eleições, sem se saber a real dimensão da dívida? Estamos como estamos, porque temos os políticos que temos, no poder como na oposição. Lapas agarradas à "rocha", porque a terra é pobre. Merdosos.

Luís Calisto disse...

Parabéns a todos os comentadores. Cada um a seu modo, oferecem excelentes contributos à temática.