Powered By Blogger

segunda-feira, 14 de maio de 2012

Desporto

A INJUSTIÇA DO ANO



Paulo Bento tem oito "reservas", mas exclui Hugo Viana
Paulo Bento diz que este jogador, talvez o melhor do campeonato português que acabou agora, não cabe no medíocre grupo seleccionado por ele, Paulo Bento.



Integramos o número dos adeptos do futebol que aceitaram de bom grado a escolha de Paulo Bento para o cargo de seleccionador nacional de futebol. Depois, ao longo da prova de apuramento, o treinador confirmou as expectativas.
Mas agora, chegada que foi a hora da selecção final, Bento comete pelo menos uma injustiça de bradar aos céus. Ele, que foi injustiçado à sua passagem por Alvalade como técnico, destroça num instante o trabalho de dois anos verdadeiramente sublimes de um médio que, confessamos, ainda não nos convencera: Hugo Viana.
Mesmo quando actuou em Inglaterra, achámos que aquele médio lateralizava demais. Não arriscava no ataque. Acercava-se pouco da zona do 'arame farpado' e fugia na hora de rasgar o passe para isolar um colega.
Mas, nas últimas duas épocas, o jogador mudou no estilo de jogar. A ponto de acabar a época, agora mesmo, talvez como o melhor executante do campeonato português. Raramente perdendo um passe (a não ser aquele falhanço fatal, logo no jogo decisivo com o FC Porto, apesar de registado ainda na intermediária). Jogando e fazendo jogar os colegas. Sempre em agressiva toada atacante. A mudar de flanco numa facilidade que não vemos por essa Europa fora. Passes longos a cair de bandeja nos pés dos companheiros. Fértil, agora sim, em passes verticais por entre florestas de pernas para servir os avançados. Remates de qualquer sítio.
Hugo Viana não cabe, como diz Bento, numa selecção onde está um Miguel Veloso que mal alinhou este ano? Um Hugo Almeida que até hoje não aproveitou mil oportunidades? Hélder Postiga, Bento? Rolando, Bento? Tantos outros que vemos de craveira muito inferior a Viana!
Diz que viajará o grupo que andou a trabalhar até aqui! Que bizarro, Bento. Não estamos a falar de uma excursão de amigos para umas caldeiradas no Leste!

Oxalá que, no fim da prova, não se conclua que, afinal, Bento é que não se enquadrava nos objectivos de Portugal para este Europeu!

Francamente, a Selecção parte coxa. Deixa cá um dos melhores futebolistas portugueses da actualidade.

Sem comentários: