Powered By Blogger

terça-feira, 29 de maio de 2012

Cultura, Culturas

AOS TRABALHADORES DA RTP-RDP MADEIRA: OS COLEGAS DE LÁ METERAM A ADMINISTRAÇÃO EM TRIBUNAL!




Os vossos colegas de Lisboa já encontraram uma possível solução. Pelo menos, tentam.
Claro que não é fácil nem confortável, o atrevimento. Mas, perante as dúvidas e os medos que nos chegam - que podemos nós fazer em prol da RTP-Madeira? - aí está um caminho para evitar que, também cá na Madeira, os responsáveis consigam o seu objectivo de "desmantelamento" do Centro Regional.

Em nome de uma boa televisão/rádio, como os nossos ex-companheiros sabem fazer, reproduzimos uma notícia que revela o atrevimento inédito de quem entende não dever cruzar os braços.


"A comissão de trabalhadores da RTP entregou uma acção judicial contra o conselho de administração, por "ilegalidades no processo de desmantelamento da empresa".

"Contra o desmantelamento da RTP, recorremos aos tribunais", afirma a CT em comunicado, garantindo que, "antes de se decidir a este passo, esgotou todas as vias possíveis para entabular um diálogo construtivo".
A agência Lusa tentou ouvir a administração da RTP, mas tal não foi possível até ao momento.

Segundo a CT, a administração da RTP terá assumido por várias vezes "o compromisso" de, em 15 dias, apresentar o plano de reestruturação da empresa, mas, "dois meses depois, nem a CT, nem o Parlamento conhecem o plano".

Adicionalmente, sustenta, o conselho de administração (CA) "deixou de cumprir a obrigação legal de reunir com a CT uma vez por mês" e, "apesar de todos os compromissos, não entregou ainda qualquer projeto de atas das reuniões realizadas".

 Para os trabalhadores, mais do que um conjunto de "graves falhas protocolares", esta situação revela que "o CA voltou as costas ao diálogo com a CT por querer as mãos livres para um plano de desmantelamento da empresa".

"A política de desmantelamento só aparece ainda em reestruturações parcelares, mas todas elas vão criando factos consumados e fazem parte do plano de conjunto que permanece obstinadamente oculto", acusa.

Segundo a CT, "cada meta de rescisões anunciada (a mais recente é de 100) procura apresentar-se como a última, mas depois vem sempre outra a seguir", e "as mudanças físicas visíveis na empresa, tanto na sede, como no Porto, nos Açores e na Madeira, prenunciam atentados muito mais radicais contra os postos de trabalho".

Como exemplo, avança estar já "em marcha a preparação de uma transferência dos trabalhadores das áreas técnicas para uma nova empresa, sem perspetivas de futuro".

Para a CT, a "indiferença do CA à sorte dos trabalhadores da RTP reflete-se no silêncio com que acolheu a moção do plenário de 16 de março a reclamar-lhe que requeresse junto do Governo um estatuto de exceção idêntico ao da TAP", tendo apenas pedido "uma exceção para si próprio".

Além destas questões, a CT diz ter até sido "impossível" obter um entendimento com o CA em duas questões aparentemente favoráveis a uma "convergência": a TDT e as audimetrias.

"Na questão da TDT, o CA nada fez para disputar à PT a introdução de uma nova tecnologia que em todo o mundo civilizado serve para fazer chegar gratuitamente mais e melhor televisão a mais públicos" o que, sustenta, "colocou Portugal no lugar de único país europeu em que a TDT só serve para extorquir mais dinheiro ao público".

Já na questão das audimetrias, os trabalhadores recordam que "o CA começou por escandalizar-se com a distorção efetivamente escandalosa do trabalho da GfK", mas, "após o 'apagão analógico, adotou um perfil baixo perante o descalabro das audiências, por vezes abaixo da marca simbólica dos 10 por cento".

Para a CT, a administração da RTP "demitiu-se inteiramente das responsabilidades de promoção do serviço público", não estando "disposta a lutar pela televisão pública com ambos os canais" nem "pelo seu público".

...E agora Guilherme Costa que embrulhe! - dizemos nós.

Sem comentários: