Powered By Blogger

terça-feira, 15 de maio de 2012

Delírios da Madeira Nova

Espetada vence macarronada nos 'anos do João'



400 SEPARATISTAS VÃO PAGAR 16 EUROS PARA JANTAR COM JARDIM NO 'LAGAR'



Golpe de teatro no processo preparatório da grande festa de aniversário do 'João': motivos imperiosos e que escapam à Redacção da Fénix obrigaram a deslocalizar de São Vicente para o sul da ilha o grande acontecimento separatista marcado para 30 de Junho.

Começaram por nos despistar dizendo que o jantar seria na 'Parreira', mas outro independentista garantiu-nos pela honra da Pátria azul-amarela que a patuscada ocorrerá no 'Lagar'. Acreditamos mais no segundo, claro.

Os bilhetes, a 16 euros cada, já foram distribuídos, aos pacotes, por gente de confiança, para que os vendam a simpatizantes da independência. Ao contrário do que se chegou a prever, não darão direito à 'macarronada com carne' que recordaria os tempos em que a freguesia de São Vicente brilhava de azul e amarelo enquanto as 'bananas' de dinamite disponibilizadas por empreiteiros de direita estoiravam carros e residências de comunistas pró-cubanos.
De facto, depois de voltas e mais voltas, os homens do FAMA, versão light da velha FLAMA, optaram pela tradicional espetada. À bom madeirense.

Espionagem e sabotagem

Depois de um esforço aturado e arriscado, conseguimos perfurar as linhas bem organizadas dos adeptos da independência da Madeira. Através de um expediente que reconhecemos não ter sido o mais ético, lográmos alcançar de um militante da política bombista o nome do sítio onde ocorrerá a grande festa f(l)amista. 'Parreira', disse-nos o elemento que abordámos.
Porém, dadas as facilidades que encontrámos na cedência dessa informação, imaginámos que se trataria de manobra para nos desviar do verdadeiro local escolhido para o jantar.
Em cheio!
Abordando cautelosamente um dos elementos mais reputados da organização, com um palmarés de dois carros incendiados e mais de 20 bandeiras pintadas nas paredes do Funchal, endereçámos-lhe os parabéns pela escolha do restaurante da Penteada, acrescentando que o próprio chefe das Angústias estaria radiante com essa selecção, por ser admirador do trabalho do António da Parreira no campo da restauração e que...
O homem caiu que nem um patinho.
- Ei! - interrompeu ele - Não espalhe mais essa informação, antes que o chefe a ouça e se convença de que vai ser lá mesmo. Depois, para lhe tirar isso da cabeça é impossível, como se sabe. E já está tudo marcado para o lugar certo.
- Mas então é preciso fazer já a contra-informação e eu posso...
- Pronto, escreva lá que vai ser no 'Lagar'. E depressa, para nos poupar sarilhos.
- 'O Lagar' em Câmara de Lobos?
- Então qual seria?!
- Vão muitos?
- Está a querer saber demais... Contamos com 400. Diga isso ao Albuquerque.

Aproveitando a maré, ainda perguntámos ao mesmo dirigente:
- Mas por que mudaram de São Vicente para cá? Quem é que vai discursar além do cabeça da movimentação independentista? O vinho está incluído nos 16 euros?
E ele:
- Ouça, amigo, gosta do seu carro?

Evidentemente que seguimos o conselho e zarpámos para longe.
Portanto, e o anúncio vai de graça como o JM, temos que a ementa dos anos do João será espetada com bolo do caco, milho frito e vinho da região (com rolha deve ser pago à parte), mais sobremesa, café e digestivo (mas não é para beber uísque no bar o resto da noite).
Se alguém ainda padecer do complexo das vacas loucas, existe a sempre útil alternativa do frango assado.

Recorde-se que os órgãos dirigentes da F(L)AMA se confundem com os do PPD, tirando o capitão João Machado, do PP, a quem meteram como vice-presidente da organização distraidamente. O presidente é Gabriel Drumond, claro. O conselho fiscal é presidido por Jorge de Freitas, com o lugar imediato ocupado por José Carvalho, ou seja, o 'Carvalhinho das Finanças'. Segundo informação por confirmar, Jaime Ramos é presidente da assembleia geral.
Quanto a Jardim, é o associado número um e portanto é ele quem manda, tal como mandaria sem oposição nenhuma ainda que fosse o sócio n.º 345.

Portanto, 'esquerdinhas e colaboracionistas', muita atenção porque o 30 de Junho vai explodir de Câmara de Lobos para o Funchal.

2 comentários:

jorge figueira disse...

Resta desejar bom apetite aos comensais. Não esqueçam as tigelas dos atentos mastins que poderão andar por perto.

Luís Calisto disse...

Nem os mastins permitiriam que os ignorassem. Será espetada com osso?