UMA FASCINANTE PLANTA BRASILEIRA NUM JARDIM DO FUNCHAL
A Sinningia canescens é uma planta fascinante, que tem o seu habitat em escarpas rochosas do estado do Paraná, no sul do Brasil.
Esta planta tuberosa perene, que vive em solos rochosos, dá nas vistas, quer pelas grandes folhas branco-acinzentadas com uma textura sedoso-aveludada, quer pelas hastes com flores tubulares rosa-alaranjadas que emergem no centro das rosetas de folhas.
A Sinningia canescens que fotografei é uma das preciosidades que povoam um pequeno jardim localizado no gaveto entre a Rua Elias Garcia e a Rua da Conceição. Ali, quase no centro do Funchal, o Senhor Rui Menezes cuida com muito saber, enorme paciência e extraordinário amor um verdadeiro horto botânico.
Há muito que me habituei a visitá-lo e a ouvi-lo explicar com entusiasmo as suas experiências de multiplicação com sucesso de árvores, arbustos e plantas herbáceas dos quatro cantos do mundo. Sempre que lá vou encontro um novo membro naquela sociedade botânica das nações.
A Sinningia canescens, conhecida na literatura inglesa da especialidade como “brazilian edelweiss”, já está naquele recanto há cerca de quatro anos mas só agora tive oportunidade de apreciá-la com folhas e flores, e identificá-la com segurança.
Fiquei maravilhado e resolvi partilhar as fotografias desta fascinante planta brasileira, que vive feliz num jardim do Funchal graças à sensibilidade dum madeirense que há muitos anos cultiva o amor pela flora.
Saudações ecológicas,
Raimundo Quintal
Sem comentários:
Enviar um comentário