Powered By Blogger

domingo, 30 de dezembro de 2018


MARIA VERA CRUZ BORGES MACHADO 

Morreu hoje no Funchal Maria Vera Machado, com 102 anos de idade. A falecida foi mulher de um dos mais notáveis heróis da Revolta da Madeira de 1931, o então Tenente Francisco Ernesto Machado, que concluiu a sua carreira militar no posto de Coronel.
Maria Vera Machado, que residia na Rua do Pina, Santa Luzia, estava prestes a celebrar o seu 103.º aniversário, o que aconteceria em 3 de Maio de 2019. Era avó do Presidente do Governo Regional da Madeira, Miguel Albuquerque.
As nossas condolências aos familiares.




Recado ao Semeador




 Ao Leitor que nos enviou as fotografias obtidas esta manhã na zona do D. João, antiga Quinta Deão (hoje Rua do Cabo graças às produtivas geminações), lamentamos não poder satisfazer o pedido conforme consta do seu texto. Endereçar a mensagem à câmara do Funchal? Mas recorrer a quem? A que pelouro? A que presidência? A que direcção ou divisão? Se um 'responsável' diz que não se lembra de nada nem de quem manda em quê; se outra passa as suas responsabilidades para o pessoal de baixo; se o pessoal de baixo não tem tutela sobre nada; então, a quem dirigir estes avisos urgentes?
Para desenrascar, voltamo-nos para o Semeador. Apesar de surdo e mudo como os quadros que 'mandam' na câmara, pode ser que saia qualquer coisa dali. 
Vá lá, Semeador, mexe-te! Vai para o Deão segurar a palmeira! Olha que não estás livre de, quando não houver mais bodes expiatórios para as porcarias defecadas pelos teus incompetentes vizinhos com gabinete aí à beira, ainda se lembram de te ti para se safarem a eles.

[Desculpe, Leitor-repórter, mas não podemos fazer melhor]

sábado, 29 de dezembro de 2018


MENTIRAS E TRAIÇÕES



O Jornal da Madeira publica na página 6 da edição de hoje uma entrevista a um tal José Gomes, que é um chorrilho de MENTIRAS E TRAIÇÕES.
O referido indivíduo, que surge como líder dos criadores de gado das serras de Santo António, concelho do Funchal, fala em nome dos criadores de gado do perímetro florestal do Poiso, cujos sócios são naturais da Camacha, Santo da Serra e Porto da Cruz.
Afirma que a autorização para introduzir gado no Parque Ecológico do Funchal, localizado na freguesia do Monte, foi dada por Paulo Cafôfo, Presidente da Câmara do Funchal, após um profícuo almoço de trabalho.


CAFÔFO TRAI PROFESSORES





Jacinta Raquel Nunes

A cúpula Cafôfo está cheia de professores. O próprio Prof. Mentiras,  mais os Caetanos, as Sofias, as Mafaldas, as Elisas, os Sertões, as Lilianas, além dos mais antigos. Quem não sabe que o Sindicato dos Professores é um viveiro de quadros para o socialismo local?

ABAIXO-ASSINADO CONTRA O REGRESSO DO GADO 
AO PARQUE ECOLÓGICO DO FUNCHAL

ASSINE E PARTILHE
 PARQUE ECOLÓGICO, MAIO DE 2004

Temos de demonstrar que o número de madeirenses e amigos da Madeira empenhados na recuperação da biodiversidade e na redução dos riscos de aluvião é superior ao grupo de defensores do gado e das patuscadas.
Esta não é uma questão partidária. É uma questão de sobrevivência.
É a qualidade de vida dos nossos filhos, dos nossos netos, que está em jogo.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018


PTP denuncia atraso no pagamento do RSI
Raquel Coelho acusa o Estado 
de se esquecer dos mais pobres este Natal

A Representação Parlamentar do PTP - Madeira criticou hoje o "pagamento tardio aos beneficiários do Rendimento Social de Inserção (RSI).

"Os mais pobres entre os pobres, ficaram privados dos seus parcos rendimentos este Natal", afirmou em tom crítico a deputada trabalhista Raquel Coelho, numa conferência de imprensa, na Assembleia Legislativa da Madeira.

A parlamentar considerou inaceitável em plena época festiva as famílias beneficiarias do RSI, só receberem a prestação social no final do mês.

Comunicado dos TSD-M


Afinal quem está com os professores: o Governo Central Socialista ou o Governo Regional da Madeira?

  1. Foi hoje publicado no Diário da República n.º 250/2018, Série I de 2018-12-28, o Decreto Legislativo Regional n.º 23/2018/M, que define os tempos e a forma como se processa a recuperação do tempo de serviço prestado em funções docentes na RAM.
  2. Os professores foram ouvidos e os direitos atendidos. O prometido foi cumprido.


Conclusões do Conselho do Governo


28 de dezembro de 2018



O Conselho do Governo, reunido em plenário, tomou as seguintes resoluções:


- Autorizar as expropriações de duas parcelas de terreno, pelo valor global de 834.774,84 euros, necessárias à construção do novo Hospital do Funchal (812.500 euros) e da via expresso Fajã da Ovelha/Ponta do Pargo (22.274,84 euros).
- Aprovar a resolução que declara utilidade pública a expropriação de bens imóveis, suas benfeitorias e todos os direitos e ónus a ela inerentes, por ser necessário à execução da obra de “Construção do Miradouro do Espigão – Porto Santo”.


Porco Gourmet



  
Esta cena do porco a ser assado na via-pública não aconteceu nas ruas de Uagadugu, no Burkina Faso, não aconteceu nas ruas de Jinwan, no sul da China, nem num vilarejo perdido nos Andes bolivianos, aconteceu na Rua da Carreira, em plena cidade que comemora os 600 anos do seu achamento.  Este verdadeiro auto-de-fé suíno, conhecido na cafofolândia como assador-de-gaveta de porcos e leitões, realizou-se nesta movimentada rua, para mostrar aos turistas que nos visitam quão nobre e leal é esta cidade governada por este bando de matarruanos pelados. A panela de alumínio ao lado, segundo a autarquia funchalense, é para dar um ar mais cosmopolita e gourmet à urbe.


K-Assador

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018


TUDO BEM NO CONTINENTE,
TUDO MAL NA MADEIRA
- Conclusão do cônsul cubano 

A realidade em estado puro. É isto que o Prof. Mentiras tem para oferecer aos Madeirenses. Um cabo político  do PS Nacional que chegou à Madeira há meia dúzia de anos. Foi o escolhido para ser a cara do PS cafofista no novo ano. Como esperado, usou o seu tempo a dizer que no Continente estava tudo bem, emprego, saúde e educação, pensando que os Madeirenses não sabem ler as notícias dos meninos com cancro despejados nos corredores do São João, no fecho da Alfredo da Costa, das dezenas de greves, no Estado a falhar semanalmente e a provocar centenas de mortes. 


COMUNICADO SOBRE O GADO NO PARQUE ECOLÓGICO


Cosmos não compreende silêncio
da vereadora Idalina Perestrelo



A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida vem por este meio repudiar e censurar a atitude complacente e passiva da atual Vereadora Idalina Perestrelo, relativamente à tentativa frustrada da Câmara Municipal do Funchal em permitir a apascentação de gado no Parque Ecológico do Funchal que, como é de conhecimento público, não só foi em frente, devido aos esforços hercúleos da Associação de Amigos do Parque Ecológico do Funchal, Doutor Raimundo Quintal, Mestre Teófilo Braga, membro fundador da Associação Ecológica Amigos dos Açores, e da opinião pública madeirense em geral.
Relembramos, que Idalina Perestrelo foi durante anos, a Presidente da Direção do núcleo regional da associação ambientalista Quercus, na Região Autónoma da Madeira, associação que lutou durante décadas, com conferências de imprensa, eventos, comunicados, e publicações, algumas até científicas, contra o pastoreio desordenado nas serras da Madeira e Porto Santo.

FUNDAÇÃO SOCIAL DEMOCRATA ENCOBRE
MENTIRAS DA CÂMARA DO FUNCHAL?
Ao lermos a edição de hoje do Diário de Notícias do Funchal ficámos a saber que a Fundação Social Democrata é especialista em gestão de rebanhos e colabora no encobrimento das mentiras difundidas pela Câmara do Funchal.
Da nossa parte continuaremos a lutar contra o lóbi dos cabreiros e em prol da recuperação dos ecossistemas das ilhas do arquipélago da Madeira.
A Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal continuará com a Providência Cautelar com o objetivo de impedir a criação de gado na propriedade municipal neste momento e no futuro.
Os funchalenses preocupados com a qualidade do ambiente e a sua segurança não podem permitir que continue uma gestão irresponsável do Parque Ecológico.

Funchal, 27 de Dezembro de 2018

Raimundo Quintal

Espelho meu, espelho meu

Ola Calisto, em dia de detox, em que estamos todas enjoadas e enfartadas de doces, a cortar no chocalate urgente, não va o vestido de fim de ano ficar pelas costuras, vim aqui lhe mandar os votos de boas entradas, beijinho, beijinho, e fazer um gosssip, bem rosa choque, sobre o dia do mercado e sobre as verdadeiras “bitchs” da passarela natalícia. Quase passei mal querido Calisto, e não foi da carne de vinha de alhos que me parou a digestão, foi mesmo de ver o Cafofo a querer enxotar o Fábio do “Casados à primeira vista”, não é que o Fofo, logo que viu uma roda de fãs à volta do Fábio ficou tão invejoso que até cerrou a dentadura e começou às cotoveladas para enxotar o outro, sim isto tudo em plena festa do mercado: odeio, odeio, odeio, quem é esse Fábio, não tem os dentes tão bonitos como os meus, gritava o falso edil aos seus criados, digo falso, porque toda a gente sabe que não é um presidente da camara verdadeiro, não põe lá os pés no município, porque já quer ser presidente do governo e depois da republica e da ONU quiçá, “quem é esse que tem mais mulheres à volta dele”, dizia o careca já com as veias a saltar de raiva no seu imenso crânio, que de tanto dar ao lustre ficou verde de inveja.

quarta-feira, 26 de dezembro de 2018


CONTRA O REGRESSO DO GADO 
AO PARQUE ECOLÓGICO 

ASSINE E PARTILHE O DOCUMENTO EM NOME DA RECUPERAÇÃO DA BIODIVERSIDADE NA MONTANHA SOBRANCEIRA AO FUNCHAL, DO AUMENTO DAS RESERVAS DE ÁGUA E DA SEGURANÇA DA CIDADE.



Raimundo Quintal

domingo, 23 de dezembro de 2018


FESTA COMEÇOU CEDO
 Miguel Albuquerque pegou no seu governo em peso e foi pela cidade fora cumprir a tradição de 23. Não duvidamos de que Blue President é corredor de longo curso, e até o secretário da Agricultura tem treino nortenho para se segurar. Mas vemos ali umas expressões que não vão chegar à noite do Mercado.


Faltava qualquer coisa
à quadra da hipocrisia...











Só podia! O Avô Cantigas está mesmo em todas! Desta vez, não se sabe se com convite ou armado em penetra, o homem veio jantar com o caçador das savanas e com os rotários do burgo. E aproveitou para fazer umas selfies no Mercado com o Profe Mentiras, esse novo fenómeno político que exagera no queijo, e com o Picareta que se tranca em casa a chorar quando as equipas municipais da Protecção enfrentam o perigo.



A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO PARQUE ECOLÓGICO DO FUNCHAL ESTÁ FRONTALMENTE CONTRA O REGRESSO DO GADO AO PARQUE


A CÂMARA DO FUNCHAL AUTORIZOU O REGRESSO DO GADO AO PARQUE ECOLÓGICO - A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO PARQUE ECOLÓGICO DO FUNCHAL ESTÁ FRONTALMENTE CONTRA ESSA DECISÃO



A RTP Madeira acaba de divulgar no Telejornal das 21 horas, que a Câmara do Funchal autorizou o pastoreio no Parque Ecológico do Funchal.
A notícia foi veiculada pelo Diretor do Departamento de Ciência, funcionário da autarquia e que foi colaborador duma associação de criadores de gado, e não pelo Presidente da Câmara ou pela Vereadora com o pelouro do Ambiente.

sábado, 22 de dezembro de 2018


Já é possível renovar comissões de serviço 
a indivíduos que não as têm

Estimado leitor, vir para aqui dizer que os concursos públicos de nomeação de dirigentes são viciados é “chover no molhado”. No entanto, os Reprovadinhos conseguem sempre criar novas maneiras de dar tachos a quem querem.
A situação é a seguinte:
As nomeações de cargos de direção intermédia de primeiro grau são pelo período de três anos Após três anos, o dirigente pode ser reconduzido. Mas esse acto de renovação tem que ser publicado no JORAM (vide JORAM).

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018


TENSÃO ENTRE CAFOFO E PS DO P. SANTO

Os Dupond e Dupont  Prof Mentiras e Lebre Amestrada continuam na difícil tarefa de se suportarem enquanto percorrem as capelinhas da campanha. No Porto Santo correu mal já que se reuniram com a Comissão Política local sem passar cartão ao ex-presidente da Câmara e à vereadora do PS na ilha Dourada. Quando as PSsoas não se gramam acontecem chatices destas e o Filipe Oliveira que não tem papas na língua já mandou umas papaias ao alvo. Nada de novo. Bem pode o Mentiras lustrar os dentes que acaba sempre por revelar o seu lado conflituoso. 

Madeirense Justo


Albuquerque hoje: entre os votos de Natal oficiais, 
as boas-festas ao povo





O Fiat 600 e o Novo Hospital!




Gil Canha


Durante a recente discussão do Orçamento da região para 2019, no parlamento regional, e a propósito do Novo Hospital e das altas problemáticas, perguntei ao sr. Secretário da Saúde, Dr. Pedro Ramos, o seguinte:
Imagine sr. Secretário que há um chefe de família que vive com imensos problemas financeiros, fruto de uma vida de permanente folia, e que não tem dinheiro para a manutenção do seu automóvel, um Fiat 600 dos antigos.

quinta-feira, 20 de dezembro de 2018


PSD-M Santa Cruz denuncia degradação 
da festa do Santo Amaro 

A Concelhia do PSD de Santa Cruz tem acompanhado com profunda preocupação a luta dos feirantes que pretendem participar nas Festas do Santo Amaro na freguesia de Santa Cruz. 
A festa do Santo Amaro é a maior festa nesta freguesia e sempre foi acarinhada pelo PSD quando estava no poder executivo na Câmara, fazendo já parte da nossa tradição e cultura concelhia. 


VOTO DE CONGRATULAÇÃO do PTP

Pelo 80ºaniversário do reverendo padre José Martins Júnior

Foi no passado dia 16 de Novembro de 2018, que o reverendo padre José Martins Júnior completou 80 anos de idade. É um marco histórico na vida e obra deste homem e da democracia na Região Autónoma da Madeira.

José Martins Júnior é um ícone da luta pelos ideais da Revolução do 25 de Abril de 1974, nunca esqueceremos o seu contributo heroico pelo direito dos camponeses à posse da terra acabando com o injusto e arcaico regime de colonia existente na ilha da Madeira.

Carlos Pereira mantém pelouro da Economia 
na direção do Grupo Parlamentar do PS

O deputado do PS Carlos Pereira mantém os pelouros da Economia, Inovação e Obras Públicas e da Região Autónoma da Madeira na direção da bancada parlamentar do PS na Assembleia da República.

A direção do Grupo Parlamentar do PS, liderada pelo deputado Carlos César, reuniu-se hoje após a eleição dos novos​ vice-presidentes Fernando Rocha Andrade, Ivan Gonçalves, João Marques e Wanda Guimarães, para aprovar a redefinição da distribuição de funções pelos elementos que a compõem.

BE em acção


Mais investimento e menos especulação
A política seguida nos últimos anos é errada, dá preferência à especulação imobiliária em vez do investimento produtivo. Nos anos 90 e até 2008 foram muitos milhões derramados em obras públicas e privadas, com a promessa da criação de emprego e de riqueza. Onde estão esses empregos, pois os nossos jovens têm de emigrar?



CONSELHO DE GOVERNO


20 de dezembro de 2018

O Conselho do Governo, reunido em plenário,
 tomou as seguintes resoluções:


- Emitir parecer favorável à proposta de reprogramação do Programa Operacional da Região Autónoma da Madeira 2014 – 2020, que prevê o reforço das verbas do FEDER em mais 12 milhões de euros para o reforço da competitividade das empresas e o reforço das verbas para o Fundo Social Europeu em mais 11 milhões de euros, para investimento em competências nas áreas da Educação e da Aprendizagem ao Longo da Vida.

quarta-feira, 19 de dezembro de 2018


"Combate ao desemprego tem sido 

marca do Governo de Albuquerque"


O grupo parlamentar do PSD dedicou a iniciativa de hoje ao emprego, ressalvado, através do deputado José Prada, que "o combate ao desemprego na Região tem sido uma marca deste Governo Regional".
Numa conferência de imprensa realizada junto a um empreendimento hoteleiro no centro do Funchal, responsável pela criação de novos postos de trabalho, José Prada  salientou que, nestes últimos três anos, o Governo Regional reduziu a taxa de desemprego em cerca de 48%". Para isso, adiantou, contribuíram em muito as políticas ativas do Instituto de Emprego junto da população, apoiando mais de 14 mil pessoas, entre abril de 2015 e novembro de 2018.



COSMOS ATENTA AO PAPEL DA CÂMARA
NO CASO DO LAZARETO

A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida, vem por este meio alertar a opinião pública que, ao contrário do que o  Diário de Notícias da Madeira anunciou a 23 de novembro último,  o projeto de licenciamento de um edifício de habitação coletiva, projetado para o Lazareto, não foi chumbado pela Câmara Municipal do Funchal, mas sim, dado conhecimento ao promotor, “Novo Milénio – Empreendimentos Imobiliários, Lda.” que “é intenção da Câmara indeferir” o projeto, conforme oficio nº 2018/4401, de 22/11/2018, dando inclusivamente 10 dias ao promotor para se pronunciar (ver doc. abaixo reproduzido).
Deste modo, esta associação vai permanecer em alerta, já que a autarquia não determinou com clareza o chumbo do licenciamento deste prédio de apartamentos, mas sim, a INTENÇÃO de não o aprovar, o que são conceitos e termos bem diferentes.

terça-feira, 18 de dezembro de 2018


Solidariedade em Machico

A Associação Machico XXI, entidade sem fins lucrativos, no âmbito do projeto "FAZ O BEM SEM OLHAR A QUEM" ofereceu à Escola Básica do 2.º e 3.º ciclo e Secundária de Machico, vários cabazes com géneros alimentares para serem distribuídos aos alunos carenciados que frequentam aquela instituição escolar.
Esta iniciativa surge no decurso de angariação de fundos ao longo do ano em curso, através dos mais diversos eventos em que a Associação participou e criou.
A referida Associação entregou ainda brinquedos ao Centro de Acolhimento de Crianças "Aconchego", fruto de uma recolha de bens efetuada junto da população machiquense.
AM XXI

FERRY COM ESCALA NO P. MONIZ E P. SANTO 
- E EM TODAS AS ESTAÇÕES E APEADEIROS



Assim é fácil fazer política. Promete-se e depois vê-se. O Prof. Mentiras tinha dito que havia dinheiro para o ferry no Orçamento de Estado e nem um cêntimo está contemplado.  Ele e a Lebre amestrada foram ao Porto Santo prometer uma escala do ferry na Ilha dourada. Nada de novo. A Lebre já tinha feito o mesmo relativamente ao Porto Moniz. Bem vistas as coisas o ferry devia funcionar como aqueles comboios suburbanos e fazer paragem em todas as estações e apeadeiros. Sugestão de rota: 

Na opinião laranja


Pagamento de 65 euros nas viagens aéreas atenua despesas familiares

O Grupo Parlamentar PSD destacou hoje mais uma medida com grande enfoque social, que já foi implementada este ano, mas que está também inscrita no Orçamento da Região para 2019.

Trata-se do Programa Estudante Insular, que, tal como referiu o deputado Bernardo Caldeira, numa iniciativa junto ao Aeroporto da Madeira, contempla uma verba de 4,5 milhões de euros para apoiar as famílias, cujos filhos estudam fora da Região.

 Desperdício de água na Praia Formosa



O aparelheco para invisuais é coisa que não se viu na Praia Formosa desde a inauguração para a fotografia da cremalheira. Mas água - potável - temos ali de fartura, a correr à vontade a céu aberto. Instalada em cima do acontecimento, a Frente Bar não dá pelo desperdício confrangedor, apesar de ter um batalhão de assalariados.
Para quem anda a preparar projecto para usar na próxima década (deve ser piada, se os artistas forem os actuais PSoas), é um programa vocacionado para meter muita água cá na Tabanca. Mas daqui lá veremos ainda dar muita água pela barba. Para já, na Praia Formosa, é água pelo joelho. Esta ria Formosa já leva dois meses e meio!

segunda-feira, 17 de dezembro de 2018


O Prof. Mentiras que destrói coligações


O Prof Mentiras tem uma enorme lata. O homem consegue dizer que uma das suas vantagens é ter experiência em coligações, e que está habituado à democracia, negociação e compromisso. Tudo porque o próximo governo da Madeira terá de ser uma coligação, pois é quase certo que ninguém conseguirá maioria absoluta. Ele que destruiu a sua primeira vereação, com a saída em rutura de Gil Canha, Filipa Jardim Fernandes e Edgar Marques da Silva, incompatibilizou-se com os partidos que faziam parte dessa coligação a meio do caminho, como o PND, MPT e PTP, rompeu com independentes como a Presidente da Assembleia Municipal Luísa Clode ou o Vereador Domingos Rodrigues.

A Madeira é a região do país 

com maior redução fiscal


O Grupo Parlamentar do PSD destacou hoje o facto de o Orçamento da Região para 2019 ser aquele que "apresenta a maior redução fiscal dos últimos tempos". "Este é com certeza um dos melhores orçamentos que nós temos tido nos últimos anos", afirmou o deputado Francisco Nunes, numa iniciativa realizada na Rua Fernão de Ornelas.
O deputado justifica esta sua convicção pelo facto de este ser "um orçamento que apresenta uma grande redução fiscal", fazendo da Madeira a região do país "com a maior redução fiscal e com uma taxa de IRC mais baixa para as empresas".


ALBUQUERQUE ANUNCIA MEDIDAS 
QUE CHUMBOU AO JPP


Na passada semana discutiu-se o orçamento da Região para 2019, onde o Grupo Parlamentar do Juntos pelo Povo apresentou diversas medidas de apoio aos idosos.


Destas, destacam-se o complemento financeiro para pensionistas e reformados, o apoio na aquisição de medicamento, o apoio na aquisição de materiais de apoio (mais conhecido como ajudas técnicas) e, inclusivamente, os subsídios de incentivo a projetos comunitários, descentralizados e de proximidade, de apoio à população idosa, numa vertente de promoção do envelhecimento ativo.

PTP quer transformar Forum Machico 
em lar de idosos

O PTP apelou este este fim-de-semana ao Governo Regional para que interceda junto Sociedade Metropolitana de Desenvolvimento, para transformar o Forum Machico em um lar de idosos. 

Raquel Coelho, a porta-voz da iniciativa, referiu que o investimento feito no Forum Machico tem estado "desaproveitado", apesar de ter custado uma "fortuna ao Erário Público e que poderia ter um grande retorno para população se o Governo Regional lhe atribuísse uma vertente social", nomeadamente, no apoio aos mais idosos.

NA MADEIRA É ASSIM...
 Natal à porta e as gaitinhas já estão a ornamentar muros, pérgulas e caramanchões.
As flores desta trepadeira (Pyrostegia venusta), nativa do Brasil e Bolívia, pintam de alegria a paisagem madeirense no tépido inverno.
15.12.2018
Raimundo Quintal

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018

Directas no PSD-M


Miguel Albuquerque 
reeleito com 98,4%



O líder do PSD/Madeira, Miguel Albuquerque, foi hoje reeleito presidente da Comissão Política do Partido nas eleições diretas, onde foi o único candidato, tendo obtido 98,4% dos votos dos militantes.
Dos 3.348 militantes em condições de votar, 2.715 exerceram o seu direito de voto, ou seja, 81%, sendo que do total de votos apurados, 2.671 deram o sim à reeleição de Miguel Albuquerque. Foram ainda apurados 27 votos em branco (1%), e 17% votos nulos (0,6%). Os números foram avançados esta noite pelo secretário-Geral do PSD/M, Rui Abreu.

Discurso de Gil Canha 
no encerramento do debate
 do Orçamento para 2019







“Horas Más” é uma magnifica obra de Gabriel Garcia Marques e conta a história de um pequeno vilarejo onde quase todas as manhãs são pregados anonimamente nas portas das casas, panfletos, denunciando a vida privada deste e daquele, nomeadamente casos de infidelidade, segredo de família e amores proibidos. A situação torna-se de tal maneira explosiva e lamacenta, que leva o povoado a uma espécie de Estado-de-sítio, com mortes, vinganças, e com aproveitamentos políticos pelo meio.
Deste modo, só espero que a nossa pequena comunidade insular não seja tomada por este género de contágio asqueroso, de gente a escarafunchar na vida privada de cada um, no intuito de alcançar sórdidos e repugnantes objetivos.  

Jantar de Natal do CDS-PP



Enchente entusiasma líder Rui Barreto

O líder do CDS-PP Madeira lembrou esta noite o que afirmou no congresso que o elegeu em Julho, quando assumiu que "a política só faz sentido se for útil às pessoas". Desde então tem guiado o partido por esse caminho. Foi assim enquanto vereador na CMF, onde fez aprovar o apoio nas creches para as crianças do privado, travar o aumento da derrama em 200 por cento, criar o Cartão Eco, que dará descontos na conta da água, e preparar instrumento para que os munícipes possa legalizar as chamadas casas clandestinas. 


Comunicado do PSD-M sobre a aprovação
do Orçamento e PIDDAR para 2019 

  1. PSD/Madeira congratula-se com a aprovação do Orçamento e do PIDDAR da RAM para 2019. O Partido considera que este é um dos melhores Orçamentos de sempre, pensado e definido para melhorar a vida das pessoas, das famílias e das empresas.
  2. É o Orçamento de consolidação das contas públicas, de execução de políticas sociais-democratas, de devolução de rendimentos às famílias e às empresas, de aprofundamento da justiça social, de dignificação de quem trabalha e de quem investe, de protecção de quem mais precisa e de criação de emprego.

'Caso operação stop'


Luís Calaça (PSD) suspende mandato de deputado


COMUNICADO

Na sequência do comunicado que emiti a 13 de Dezembro de 2018, e agora que o Plano e Orçamento da Região para 2019 está votado e aprovado pela Assembleia Legislativa da Madeira, venho pelo presente transmitir o seguinte:

1.Foi com enorme honra e sentido de responsabilidade que aceitei o desafio de representar a população desta Região, mais especificamente as pessoas do concelho de Machico e da freguesia do Caniçal, no órgão máximo da autonomia regional – a Assembleia Legislativa da Madeira.