Powered By Blogger

sexta-feira, 28 de dezembro de 2018

Comunicado dos TSD-M


Afinal quem está com os professores: o Governo Central Socialista ou o Governo Regional da Madeira?

  1. Foi hoje publicado no Diário da República n.º 250/2018, Série I de 2018-12-28, o Decreto Legislativo Regional n.º 23/2018/M, que define os tempos e a forma como se processa a recuperação do tempo de serviço prestado em funções docentes na RAM.
  2. Os professores foram ouvidos e os direitos atendidos. O prometido foi cumprido.

  3. Ao invés do Governo Central Socialista, que viu o Presidente da República vetar o seu diploma porque a Lei do Orçamento do Estado, aprovada no Parlamento, para 2019, que entra em vigor no dia 1 de janeiro, prevê, no seu artigo 17.º, que a matéria constante do presente diploma seja objeto de processo negocial sindical. No Orçamento do Estado para 2019, PSD, CDS-PP, BE, PCP e os Verdes entenderam-se para aprovar - com o voto contra do PS - um artigo que força o Governo a retomar as negociações, mas não para incluir no documento as propostas de BE e PCP que estipulavam uma calendarização para a recuperação integral do tempo de serviço dos professores.
  4. António Costa e o seu governo intransigente e autocrático, fingiu e forjou ter negociado – mantendo-se surdo às sugestões bastante flexíveis e pertinentes dos representantes dos professores – para voltar a enganar o povo e os professores em particular.
  5. Afinal que está com os professores: o Governo Central Socialista ou o Governo Regional da Madeira?
  6. Especialmente quando há alguém, que se diz professorque se apresenta como candidato socialista a sufrágio nas próximas eleições regionais e defende António Costa, dizendo que o primeiro-Ministro tem razão?
  7. Lembramos que foi um Governo Socialista presidido por José Sócrates, onde tinha assento António Costa, que congelou a Carreira dos professores, pela primeira vez a 28 de agosto de 2005 e voltou a fazê-lo pela segunda vez a 1 de janeiro de 2011.
  8. Há partidos não autonomistas, onde muitos professores estão amordaçados pela ordem centralista do silêncio autocrático, enquanto chefiados por quem, a alma vende, em troco do que não se entende.
  9. Não oprimimos a favor do centralismo que em 1931 gerou no povo da Madeira revolta.
  10. Os TSD/Madeira são pela autonomia, pela justiça social, pela social democracia e desenvolvimento.
Funchal, 28 de dezembro de 2018
O Secretariado dos TSD/M (Trabalhadores Sociais Democratas da Madeira
Gilberto Pita

6 comentários:

Anónimo disse...

Trabalhadores Sociais Democratas...
Ri-me.
Quanto aos professores, após tanta perseguições, isto é um lavar de cara do pior secretário da tutela.

Anónimo disse...

Governo Regional com o DINHEIRO DO GOVERNO CENTRAL SOCIALISTA.....

Anónimo disse...

Ó das 12.23, se não fosses ridículo serias comediante.
Já agora demonstra com números essa do dinheiro do governo central do Costa o Mentiroso, e também podes trazer a do dinheiro para os Açores.
Mas trás números. Não as tuas baboseiradas avulsas.

Anónimo disse...

Lógico que conforme comentário anterior se alguém fosse Comediante teria entrada logo e garantida na Assembleia Regional integrando as fileiras do PSD como muitos que por lá andam.

Anónimo disse...

Ó das 11.29, tens que concordar que aquele da assembleia que mais vontade de rir dá é o da Água de Pena que faz vídeos a afagar o ganso. E olha, que quem mais riu com o assunto foram uns camaradas vossos lá da zona de Machico.
Para comediante já basta, agora que por lá não anda o Coelho.

Anónimo disse...

O que me dizem sobre este artigo do referido decreto?

Artigo 5.º

Disposições orçamentais

O disposto nas normas orçamentais aplicáveis à Região Autónoma da Madeira prevalece sobre todas as disposições previstas no presente diploma.