Powered By Blogger

sexta-feira, 21 de dezembro de 2018



O Fiat 600 e o Novo Hospital!




Gil Canha


Durante a recente discussão do Orçamento da região para 2019, no parlamento regional, e a propósito do Novo Hospital e das altas problemáticas, perguntei ao sr. Secretário da Saúde, Dr. Pedro Ramos, o seguinte:
Imagine sr. Secretário que há um chefe de família que vive com imensos problemas financeiros, fruto de uma vida de permanente folia, e que não tem dinheiro para a manutenção do seu automóvel, um Fiat 600 dos antigos.

A viatura tem problemas na embraiagem, nos travões, e o motor falha, porque não há dinheiro nem para os óleos nem para a manutenção, aliás, sempre que o automóvel chega à oficina, os mecânicos fazem as reparações às três-pancadas, porque sabem que o dono do automóvel é mau pagador. Igualmente, as inspeções periódicas à viatura também não são feitas, o que condiciona as deslocações da família para coisas simples, como ir ao supermercado ou pôr os filhos na escola.  
A agravar tudo isto, como o senhor vive num quarto alugado e a família não cabe toda lá dentro, a avó, um filho pequeno e uma tia idosa dormem no interior do carro que, como está estacionado na via-pública, chama a atenção dos vizinhos para esta tragédia familiar. Fazem-se petições públicas, escrevem-se artigos nos jornais, promovem-se debates televisivos, os partidos políticos movimentam-se, e toda a gente pressiona o governo para resolver a grave situação de uma família que vive dentro dum carro, em condições miseráveis.
O clamor e a vozearia da população só acalma quando o governo anuncia com grande pompa e circunstância que irá reservar uma grande fatia do seu orçamento para a compra de um novo automóvel, um Ferrari último modelo, e assim solucionar o grave problema habitacional da família.
Por isso, senhor secretário, tendo em atenção que há graves carências no nosso sistema regional de saúde, como longas listas de espera, falta de consumíveis, falhas graves de manutenção, administração deficiente, pessoal pouco motivado, e com mais de um milhar de idosos vivendo no interior dos hospitais, eu pergunto: o Novo Hospital vai resolver todas estas situações?

O senhor secretário não respondeu…   

20 comentários:

Anónimo disse...

Não faça perguntas "disficeis" sr deputado?

Anónimo disse...

O Secretário não trazia a resposta a essa pergunta na mochila?

Anónimo disse...

É mais importante para a Madeira a construção de lares, concordo e mais urgente ainda que um novo hospital.

Anónimo disse...

Compreendo o sue texto mas.... o atual Hosp Dr Nélio Mendonça não é um fiat 600 (é bem melhor) nem o futuro hospital será um Ferrari; se alguma vez analizar o projeto com detalhe, verá que aquilo não passa de um carro gama média/média. Bom Natal e feliz 2019.

Anónimo disse...

Sr. deputado, já os antigos diziam, frustração é mais que doença.

Anónimo disse...

A populaça gosta de ser encavalitada com o regabofe dos dinheiros públicos, com dívidas que ninguém consegue pagar, e quem beneficia com esta loucura da gestão dos dinheiros públicos são os bancos! E como perguntava o ex-vereador Costa Neves, e ninguém vai preso?

Anónimo disse...

Na Inglaterra quando um político diz que vai fazer uma escola ou um hospital, a primeira pergunta que os cidadãos fazem ao político é a seguinte: "Tens dinheiro para essa obra pública? Se tens faz, se não tens não nos entales com dívidas!".
Numa terra de broquilhas, a populaça quer que se faça tudo e mais alguma coisa, mesmo que isso custe 3 ou 4 vezes mais! Depois quando vêm as dívidas para pagar, passa a comer pão e água devido ao resgate financeiro. Nem daqui a 100 anos esta gente aprender a votar em políticos sérios. Preferem irresponsáveis e negligentes!

Anónimo disse...

Falta perguntar ao Snr. Secretário se o novo hospital vai ter escadas com muitos degraus...com inscrições das calorias perdidas com vista a combater a obesidade dos utentes?

Anónimo disse...

O Secretário é que precisa de combater a sua obesidade! Toca a subir e descer as escadas do hospital!

Anónimo disse...

O novo hospital foi criado como cortina de fumo para enganar a viloada, enquanto olham para a maquete não olham para a desgraça hospitalar.

Anónimo disse...

Preso por ter cão e preso por não o ter.
Se não faz o hospital cai o carmo e a trindade se faz cai o carmo e a trindade.
A verdade é que o AJJ tinha razão, mas todos tinham de ser contra o que ele dissesse.
Teria sido tao inteligente e mais económico reconverter toda a zona da Cruz de Carvalho e desativar a escola e fazer uma remodelação do atual hospital.

Anónimo disse...

Seria metade do preço desativar a escola e ampliar hospital para essa zona.O anônimo das 22:40 tem razão. Mas está tudo louco?

Anónimo disse...

Esta gentinha que nos governa entra magra para o governo e num ápice engorda...goveranam-se em vez de governarem. Em vez de se preocupar com um hospital novo devia preocupar-se com lares / centros de acolhimento para população de idade avançada. As ditas “ALTAS PROBLEMÁTICAS” aumentarão garantidamente transformando o novo hospital num novo centro de “ALTAS PROBLEMÁTICAS”

Anónimo disse...

Se se subir de elevador e se se descer as escadas ganham-se calorias e obesidade

Anónimo disse...

O hospital é o armazém dos velhinhos, o povo quer é festa e futebois, bem feito levarem no focinho viloada da peste.

Anónimo disse...

A única doença sem cura é a imbecibilidade.

Anónimo disse...

Nem mais, ó das 20.27.

Anónimo disse...

Descansem... o novo hospital vai resolver tudo... até os médicos vão meter as patas no controlo biométrico.

Anónimo disse...

Povo de matarruanos, ainda acreditam que o Novo hospital vai resolver o pântano que estamos atolados... mais dividas para o povão...

Anónimo disse...

os socialistas tem problemas mais graves na saúde no continente e nos Açores e vem para aqui armar-se em salvadores