Powered By Blogger

domingo, 23 de dezembro de 2018



A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO PARQUE ECOLÓGICO DO FUNCHAL ESTÁ FRONTALMENTE CONTRA O REGRESSO DO GADO AO PARQUE


A CÂMARA DO FUNCHAL AUTORIZOU O REGRESSO DO GADO AO PARQUE ECOLÓGICO - A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO PARQUE ECOLÓGICO DO FUNCHAL ESTÁ FRONTALMENTE CONTRA ESSA DECISÃO



A RTP Madeira acaba de divulgar no Telejornal das 21 horas, que a Câmara do Funchal autorizou o pastoreio no Parque Ecológico do Funchal.
A notícia foi veiculada pelo Diretor do Departamento de Ciência, funcionário da autarquia e que foi colaborador duma associação de criadores de gado, e não pelo Presidente da Câmara ou pela Vereadora com o pelouro do Ambiente.

A Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal, que desde 2001 tem vindo a trabalhar na recuperação da biodiversidade na zona mais alta da propriedade municipal, manifesta frontal oposição ao regresso do gado ao Parque e denuncia a manhosa justificação dos criadores e do seu assessor municipal.
A Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal desafia o Presidente da Câmara do Funchal a assumir as suas responsabilidades e a explicar aos madeirenses a fundamentação científica dos benefícios do pastoreio no maciço montanhoso sobranceiro à cidade.

Funchal, 22 de Dezembro de 2018

17 comentários:

Anónimo disse...

O que a ganancia pelo dinheiro e poder fazem, um ex-professor de História e uma ex-representante de uma organização ambiental decidem autorizar o regresso do gado às serras do Funchal. Um enorme retrocesso que nem o regime jardinista teve a ousadia de fazer.É irónico e revela a verdadeira personalidade desta gente.

Em ano de eleições vale tudo para manter o poleiro e respetivas mordomias e este favor aos criadores de gado, apoiados pelo cds, é feito às custas da segurança dos habitantes do concelho do Funchal.

Os políticos continuam a dispor da população a seu belo prazer, tendo em conta apenas os seus bolsos e egos, resta-nos no dia das eleições premia-los, no meu caso passou de nulo a oposição a quem teve a infeliz ideia de voltar a colocar o gado nas serras.

Interessante que esta noticia chega numa altura em que a grande maioria dos madeirenses está a gozar um merecido período de festas com a família e na noite da visita à Madeira do senhor das selfies e abraços.

Anónimo disse...

É o eleitoralismo dos amigos dos cabreiros.
Tristeza.

Anónimo disse...

O canalhedo do cabredo, uniu-se à antiga máfia da banana, mais o Cafofo de riso imbecil, e toca a invadir a serra.

Anónimo disse...

Cabredo e Cafofo aliados até o fim... é o regresso da barbárie.

Anónimo disse...

Penso que há um equívoco. Sou do CDS e não concordo nem aceito o regresso do gado ao Parque Ecológico do Funchal. Julgo que a esmagadora maioria dos CDS também pensam e concordam comigo.

Anónimo disse...

Se a cidade do Funchal está a saque, desde que o prof. mentiras chegou à autarquia, a serra também não iria escapar a este saque! Coloca-se a segurança dos cidadãos do Funchal em troca de umas patoscadas patrocinadas por meia dúzia de cabreiros, ou (cabrões)! Ao ponto que o populismo chegou?

Anónimo disse...

Caro anónimo das 14:52, penso que o equivoco é da sua parte, ou tem andado distraído, pergunte lá aos lideres do seu partido qual a opinião sobre o assunto.E já agora pesquise as intervenções do cds na assembleia regional, na festa do mundo rural e noutras ocasiões. Acredito que a sua posição seja contraria, mas a do seu partido não.

Anónimo disse...

O Prof. Raimundo Quintal se tivesse aceito o convite para encabeçar a coligação mudança em 2013, como foi convidado, nada disto tinha acontecido! Preferiu seguir com a sua carreira de investigador e agora é tarde chorar pelo leite derramado!

Anónimo disse...

"Não há nada mais terrível que a ignorância em acção" Goethe, 1826.

Tudo por meia dúzia de votos. Eu, como muitos que conheço (e presumo que somos em maior número que os ditos "pastores"), já não vamos votar no PS nas próximas eleições. Com mediocridade e ignorância cientifica não vamos lá.

Anónimo disse...

A Associação deve de imediato interpor uma providência cautelar.

Anónimo disse...

Não há paxorra já para este ecológico ser. Quando esteve na Câmara não o vi tão preocupado com o gado. Zero palavras sobre gado. Só quando foi para ajudar o amigo Rocha vida Silva é que se lembrou de mandar abater o gado todo. Já agora, a casa que esse senhor tem no chão dos louros, em São Vicente, está legal? A tal que até a electricidade era de borla.

Anónimo disse...

Acima do Terreiro da Luta (antes da Casa dos Guardas Florestais, do lado direito quem sobe a estrada para o Poiso) toda aquela área foi praticamente desertificada pelo homem recentemente. Abriram imensos estradões de terra para passarem os camiões dos madeireiros, aquelas encostas ficaram praticamente sem vegetação nenhuma. E são encostas que também ficam mesmo por cima do Funchal e nunca vi o Raimundo Quintal, nem a Associação dos Amigos do Parque, a falarem do que foi feito ali. Se houver chuvas como no 20 de Fevereiro toda aquela bacia sobranceira à cidade vai estar despida, sem vegetação nenhuma para segurar os solos, mas não os vi falar disso.

As coisas devem ser feitas com peso e medida. Nem deixar o gado completamente à vontade na serra, nem usar uns óculos fundamentalistas para só verem o que querem ver, como fazem alguns por aí.

Anónimo disse...

Eletricidade de borla? Estão a falar do vice-presidente da Camara?

Anónimo disse...

Em 2016 o Parque Ecológico ficou todo sem plantinhas e nem foi preciso o gado comê-las. O fogo queimou tudo. Ficou a terra nua, à vista. Quem vai ao Pico do Arieiro ainda hoje vê algumas vertentes nuas, cheias de troncos das àrvores que arderam.

Percebo que se queira proibir o gado para proteger as plantinhas, mas talvez o gado pudesse ter algum efeito positivo no controle das plantas invasoras e dos incêndios, se as coisas fossem bem planeadas.

Atenção que não sou a favor do Cafofo pois acho que ele é um politico mediocre, tanto ou mais mediocre que o Albuquerque.

Anónimo disse...

Os cabreiros ou (cabrões), que metam uma ovelha nos jardins lá de casa para verem quantas plantas vão escapar à fúria devoradora dos herbívoras?

Anónimo disse...

O das 02:47 de certeza que não conheces a historia da retirada do gado da Serra nas zonas do Monte e Santo António.
Parabéns ao D: Raimundo Quintal pela sua postura. Sei que já foi feita Providencia cautelar no Tribunal Administrativo do Funchal para impedir o regresso do gado ao parque ecológico.

Anónimo disse...

É uma anormalidade completa a volta do gado à serra. Até porque não há pastorícia na Madeira. O que existe é meia-dúzia de indivíduos que têm umas cabras e que gostam de as soltar ao livre arbítrio.
Isto é uma decisão funesta, e apenas tomada por quem não tem coragem de olhar olhos no olhos e dizer não a um grupo que se julgava dono das serras, em terrenos públicos.