Powered By Blogger

quinta-feira, 13 de dezembro de 2018


CAFOFO PROTEGIDO
PELA AUTOCENSURA E O ACTIVISMO



Há um ano a  associação de jornalistas de Hong Kong alertou para a "deterioração da liberdade de imprensa, actualmente pior que nunca, com profissionais encurralados entre a autocensura e o activismo".  Podiam estar a falar da Madeira. Verifica-se um verdadeiro bloqueio de protecção ao PS de Cafôfo, e todos aqueles que a este se juntaram. As notícias que possam beliscar aquelas excelências são tidas pelos dois matutinos regionais como irrelevantes, sem sentido, como mera partidarite. 
Já os incidentes que a máquina de propaganda Cafofiana prepara com zelo para serem difundidos localmente têm honras de manchetes, lançadas no dia que a conveniência sugerir.  As amnésias de Cafôfo, o favorecimento camarário no licenciamento do Dubai, o orçamento participativo que dá 300 mil aos filhos do presidente do PS, a investigação do alegado saco azul da Câmara do Funchal ou o vídeo viral onde se vê um deputado e  vice-presidente do PS a utilizar as instalações da Junta de Água de Pena para se masturbar, são alguns exemplos que escaparam aos dois diários madeirenses, só se  referindo aos mesmos após terem sido noticiados pela imprensa nacional.  Qualquer pessoa acha estranho que a imprensa da capital, que tão distante está da Madeira, esteja mais atenta que os profissionais que fazem do quotidiano da tabanka o seu sustento. Assiste-se a um bloqueio a tudo o que possa ferir a caminhada triunfal de Paulo Cafofo à Quinta da Vigia. Nem no tempo de Jardim a comunicação social estava tão manietada, pois havia quem resistisse.  A imprensa regional passa pela vergonha de serem obrigados a noticiar a sequência de processos, por terem tido repercussão nacional,  que eram do seu conhecimento mas se demitiram de noticiar em primeira mão.  Quem apenas lesse a imprensa regional não saberia do que estavam a falar.  É a autocensura de uns e o activismo que se instalou nalgumas bancadas das redações. Felizmente somos portugueses e caso continuem o bloqueio, continuarão a passar pela vergonha de serem ultrapassados pelos vossos camaradas do rectângulo. 

Madeirense Justo

11 comentários:

Anónimo disse...

Salva-nos o Correio da Manhã e o Fénix...
Que a voz nunca de doa Calisto. A Madeira está prestes a cair no abismo socialista em que caiu o Retangulo, onde vale tudo. A mentira a covardia a desresponsabilização politica são os lemas desta gente.
Baterei em todas as portas e esclarecei até que me canse... O cafofo é um flop politico. Do arroz de lapas, esse incompetente nato, recuso-me a falar..

Anónimo disse...

Naquele programa da RTP-madeira onde participam jornalistas, estes queixavam-se de que a internet estava a destruir o jornalismo verdadeiro, engraçado que para mim é exatamente o contrario, a internet com todos os defeitos que pode ter, tem sido útil e até fundamental para desmascarar muita coisa.

Qualquer pessoa de bom senso e com capacidade de raciocínio consegue analisar e tirar as suas conclusões sobre aquilo que aparece na imprensa.

Eu há muito tirei as minhas conclusões e decidi deixar de ler a imprensa regional. Tenho na internet todas as informações que necessito e ferramentas para analisar essas mesmas informações e dar-lhes a importância que merecem.

Agora a bola está do lado dos jornalistas, eles é que decidem se querem ser levados a sério ou não. No caso do autor deste blogue, tem todo o meu respeito, pois ao longo da existência deste espaço tem sido coerente por isso não falho um dia.

Infelizmente são poucos nesta terra de quem posso dizer o mesmo, o que é uma pena.

Anónimo disse...

Mais um patético artigo das laranjinhas podres.

O "licenciamento do Dubai" feito por Albuquerque. Ainda não aprenderam como funcionam as prorrogações de prazos?
O orçamento participativo NACIONAL, que premiou vários projetos, entre eles um em que está envolvido o filho do presidente do PS-Madeira? Será mesmo influência do Cafôfo, ou será que, ao contrário das laranjinhas vazias de ideias, aquele grupo de jovens teve mesmo uma boa ideia?
Uma investigação sobre uma denúncia anónima? Vou já fazer uma denúncia anónima para regozijo deste madeirense justo: Os 20 milhões dados ao Marítimo. Quero vê-lo preocupado com essa investigação também.

E por falar em investigações, porque demorou 1 semana a se saber que um deputado do PSD teria sido detido por conduzir embriagado e, pior, atentar à vida de um polícia? Ou não querem falar desse bloqueio de informação?

Laranjinha louca, começa a procurar emprego sério. A mama está a chegar ao fim!

Anónimo disse...

Mas o professor careca já ganhou antes das eleições???
Ele não pense que são favas contadas.

Anónimo disse...

Ó das 20.34, isso é que vai uma baralhada nessa caximónia.
E porque demorou tanto tempo para se saber as habilidades do Avelino da Água de Pena no computador da jumta de freguesia?
Ou não queres falar desse tipo de bloqueio de informação?

Anónimo disse...

Que saudades tenho dos jornalistas que faziam frente ao ditador Jardim! Muitos deles expulsos da sede do PSD e proibidos de entrar na Quinta Vigia, mas resistiam com grande arrojo e valentia. Sabiam dignificar a sua profissão e o seu código deontológico. Para memória futura vou recordar o nome de alguns: Barata Ferreira, Juan Fernandes, Ivo Caldeira, Dionísio Andrade, Tolentino Nóbrega, Lília Bernardes, Teresa Florença e muitos outros que foram insultados pelo ditadorzeco da tabanca! Bem hajam a todos eles, e acima de tudo ao jornalista Luís Calisto que tem um papel fundamental nos dias negros da censura camufelada, a troco de dinheiros públicos, que são injectados diariamente no diário e no jornal! Uma vergonha: Façam como eu que só leio a imprensa do continente e o Fénix!

Anónimo disse...

Sem duvida. A internet ajuda a quem quer acordar da doutrinação. Mas cuidado, existe um poder que quer nos calar. Já ouviram falar do Artigo 13 e 11, que união europeia aprovou?

Anónimo disse...

Ora nem mais, comentador das 22.10.
Enunciou vários nomes que faziam jornalismo, apesar do ambiente difícil.
Hoje não há jornalismo na Madeira. Há uns escribas que cumprem uma cartilha, de acordo com os interesses e instruções da entidade patronal.
Apenas isso. Então investigação, nem vê-la.
E restam apenas uns blogues onde existe possibilidade de livre expressão e contraditório.

Anónimo disse...

Anónimo da 20:24, isto é a sério? O Dubai é um projecto urbanístico com pouco meses e tens a lata de dizer que vem do Albuquerque? Os Cafôfo nem edital estudo de impacto ambiental.

Anónimo disse...

Boa, anónimo das 20:21, concordo consigo.

Anónimo disse...

esse programa da RTP é uma aberração...conversa de café de baixo nível ..e com opinião descarada...o que é contra o código dos jornalistas