Powered By Blogger

quarta-feira, 12 de dezembro de 2018



Duas palavrinhas
ao deputado Calaça

DN de hoje.


Senhor deputado social-democrata:
Tenho a honra de contar com amigos do leste da Ilha de apelido Calaça. Uns dos tempos de escola, outros do futebol. A si não conheço, porque de outra geração. Mas atrevo-me a dirigir-lhe uma palavrinha porque isto são festas e o lema é desfrutar.
Conforme o alarido de ontem e de hoje, o cidadão Luís Calaça, que difundiu a nota abaixo deste post, decidiu furar uma operação stop no dia 2 deste mês desencadeando uma cena de cobóis sobre o asfalto. No meio da confusão, o cavalheiro, que é deputado do PSD, cavou de prego no fundo ao ser mandado encostar, quase passava com os pneus por cima de um agente e, perseguido aos tiros, acabou no 'cagarrão' onde o balão provou um estado de grão na asa acima do aceitável.

Acontece a quem anda na estrada. Claro que devia ter detido a marcha quando os chuis mandaram. Pronto, era multa por causa do 1,87 e as demais consequências de lei. Mas, se quer que lhe diga, o incidente até correu muito bem e acabou melhor. Para já, ninguém se aleijou. O nosso amigo polícia apanhou o susto do quase atropelamento, o que lhe serviu de treino de salto em comprimento; o colega dele desenferrujou a arma com uns sempre saborosos tiros para o ar; deu-se a perseguição automóvel como no cinema; a emoção do prende-não-prende; as tradicionais trocas de palavras 'não toca na farda', 'eu não ofendi ninguém', 'já não se pode tomar um copo de vinho'; e finalmente a expectativa do resultado do balão.
Há moralistas que o condenam. Daqueles que nunca viraram meia dúzia de mesas numa tasca. Que não conhecem o sabor de molhar a sopa num arraial. Desses que nunca chegaram à porta com o focinho inchado e uns 'mamolhões na tola, precisados de paninhos quentes. Deixe lá os santarrões que não têm porra nenhuma de excitante para contar. 
Prà frente é o caminho. Sobretudo agora na Festa, faz parte, como diz o outro.

Se quer que lhe diga mais, quem deve estar desiludido hoje são os jornalistas que estiveram de serviço na discussão parlamentar do Orçamento. Esgalharam com base nos chatíssimos oradores que debatem 'orçamentos empolados', 'o melhor orçamento' e o 'pior orçamento' sem saberem somar 2 mais 2. O meu ex-colega do Diário Élvio Passos com um trabalhão para encher as duas páginas da ordem. E o que vi foi os leitores pelos cafés deliciados com a página 14 do outro meu ex-colega Ricardo Freitas, a relatar as aventuras viárias do deputado Luís Calaça!
Insisto: com o carrinho não convém brincar, porque alguém se pode pisar. Mas no resto, pregue-lhe à vontade, sem exagerar na moderação. Moderar sim, mas devagar. Ou moderação moderada, se preferir. Tomar um copo e vícios afins, eis o que se leva desta vida. 
Na sua declaração, vejo a clássica boa vontade de assumir as suas responsabilidades pelos actos praticados. Deixe-se de chover no molhado, homem. Queira ou não queira, vai assumi-las. Outro antigo colega meu costumava dizer, nas noites de 'temporal': "É preciso saber andar nisto."
Então, bom Natal, sr. deputado, com o carro encostadinho, e toca a molhar a garganta - até para esquecer a repreensão do chefe Albuquerque, esse inveterado anti-vício. Pregue-lhe bem, Calaça, mesmo que no meio das bombas e foguetes a coisa puxe ao pingarelho. Mande os moralistas ladrar lá para a rua deles. Na hora da ressaca, o Ribeiro Franco costumava lembrar: 'Dentada de cão cura-se com pêlo do mesmo cão'. 
Ah, e de uma coisa pode estar certo: o seu caso de boémia, rebuscado 10 dias depois, não poderá ser aproveitado político-partidariamente. Está-me a perceber?

18 comentários:

Anónimo disse...

Não vou dar lições de moral a ninguém, não alinho em campanhas moralistas, e, não sou um anjinho que nunca tomou umas e outras.
Mas o deputado Calaça procedeu mal, muito mal, e isso tenho direito de o criticar porque nunca fugiria a uma operação stop e assumiria logo as responsabilidades que me fossem imputadas devido a excesso de álcool no sangue.
E, essa é a minha grande diferença para o senhor deputado.
O deputado Calaça aumentou as suas responsabilidades ao fugir, sendo agora até acusado de tentativa de atropelamento.
E, senhor deputado, não precisa de dizer que colaborará com a justiça. A justiça colaborará consigo, levando-o a tribunal e, julgando-o.
Fica-lhe bem o pedir o levantamento da imunidade parlamentar.
Mas, senhor deputado, ficar-lhe-á muito melhor se pedir a suspensão do seu mandato. Por respeito ao seu partido, mas acima de tudo para com os seus conterrâneos que o elegeram. Fazê-lo, será atitude de um homem honrado. Que errou, mas que tem honra, e aceita as responsabilidades pelos seus actos. Não o fazer, apenas o define como mais um sem honra nem glória.
A bola está do seu lado, até porque o senhor deputado sabe que o seu partido não o pode obrigar à suspensão.
É apenas uma decisão sua.

Anónimo disse...

Grande Calisto.
Naquela casa é tudo santinho...

Anónimo disse...

"Tomar um copo e vícios afins, eis o que se leva desta vida."

Se é isso que leva desta vida, pobre vida essa!

Anónimo disse...

O das 16.26 não compreende a ironia, o humor.
Que pena, tão limitado.

Anónimo disse...

também não percebi essa ironia. explique por favor!

Anónimo disse...

Mais um prego no caixão do PSD. Estão perdidos.

Anónimo disse...

Perdida está a Junta de Freguesia de Água de Pena.

Anónimo disse...

Já dizia a minha avó que "o que levamos desta vida, é a vida que a gente leva".
São festas..

Anónimo disse...

Ó das 19.21, quando não compreende a ironia da frase que o Calisto escreveu, não vale a pena tentar explicar.
Para isso, seriam necessários outros "recursos" que manifestamente não apresenta.

Anónimo disse...

O Calaça comparado com o Conceição de Água de Pena é um menino de coro.
O Conceição é agora a estrela da internet, dos cafofianos das PS'oas do arroz de lapas.
Será com certeza o responsável pela área do digital nas campanhas de 2019, depois de ter sido mandatário do Costa o mentiroso em 2014.

Anónimo disse...

Mais um mijinhas. Vão crucificar o PSP por ter mandado parar sua alteza o deputado ébrio. E pena não apanharem os que são "alérgicos ao pó".

Anónimo disse...

Claro que assume as responsabilidades, depois de ser apanhado e não ter outro remédio!
Antes de ser apanhado não assumiu responsabilidade nenhuma, pelo contrário, tentou fugir!
A bola agora está nas mãos do partido. Irá continuar a apostar neste senhor???

Anónimo disse...

Sorte tem tido o "vermelhinho de Santarém"ou alguém lhe telefona antes a lhe informar onde está a operação.
É cada "ramada" !!!!!

Anónimo disse...

Se é certo que em cada "maxiqueiro" há um engenheiro, já não podemos dizer que há um "petroleiro".

Anónimo disse...

Ó das 11.21, não te apoquentes com o assunto.
O Avelino de Água de Pena resolve-te isso. Ele tem "argumentos".

E ao das 12.16, remete-se a pergunta. As PS'oas têm a(s) bola(s) do Avelino de Aguayde Pena nas mãos (salvo seja).
Vai assumir a responsabilidade de ser um depravado e utilizar meios públicos para coisas "pouco recomendáveis" ?
A bola agora está nas mãos do partido. Irá continuar a apostar neste senhor???
Pela boca morre o peixe.

Anónimo disse...

Veremos a reportagem do DN sobre o caso Avelino Conceição.
Veremos se o independente e imparcial matutino dá a mesma relevância ao caso Luís Calaça.

Anónimo disse...

O Miguel Calaça pode ter muitos defeitos, mas, sei que pôs logo o lugar à disposição. Agora cabe ao presidente manter ou não.

Anónimo disse...

No fundo o Avelino só foi apanhado a afagar o ganso, embora ele diga que foi uma cilada.
Esperamos para saber quem foram os camaradas que "contrataram a brasileira".