Powered By Blogger

quinta-feira, 27 de dezembro de 2018



COMUNICADO SOBRE O GADO NO PARQUE ECOLÓGICO


Cosmos não compreende silêncio
da vereadora Idalina Perestrelo



A Cosmos - Associação de Defesa do Ambiente e Qualidade de Vida vem por este meio repudiar e censurar a atitude complacente e passiva da atual Vereadora Idalina Perestrelo, relativamente à tentativa frustrada da Câmara Municipal do Funchal em permitir a apascentação de gado no Parque Ecológico do Funchal que, como é de conhecimento público, não só foi em frente, devido aos esforços hercúleos da Associação de Amigos do Parque Ecológico do Funchal, Doutor Raimundo Quintal, Mestre Teófilo Braga, membro fundador da Associação Ecológica Amigos dos Açores, e da opinião pública madeirense em geral.
Relembramos, que Idalina Perestrelo foi durante anos, a Presidente da Direção do núcleo regional da associação ambientalista Quercus, na Região Autónoma da Madeira, associação que lutou durante décadas, com conferências de imprensa, eventos, comunicados, e publicações, algumas até científicas, contra o pastoreio desordenado nas serras da Madeira e Porto Santo.

Deste modo, a COSMOS não compreende as razões para o silêncio “ensurdecedor” da senhora Vereadora, num assunto dos seus pelouros e da sua responsabilidade direta (Ambiente, Espaços Verdes e Conservação da Natureza) como também definir-se; se cauciona, se revê ou concorda com as absurdas e estapafúrdias declarações do seu Diretor do Departamento de Ciências e Recursos Naturais, José Carlos Marques.
Deste modo, esta associação convida a senhora Vereadora a se explicar, elucidar e a clarificar a sua posição relativamente a esta problemática tão cara ao movimento ambientalista regional, e se não o fizer, deve devolver imediatamente os seus poderes delegados (pelouros) ao Exmo. Senhor Presidente da Autarquia.

Funchal, 27 de dezembro de 2018


A Direção

Dionísio Andrade

17 comentários:

Anónimo disse...

De facto, não se percebe a inércia dessa senhora que, tendo liderado a Quercus, nesta matéria que é da competência da sua vereação, já não pia. e deixa o GURU aplicar a sua pseudociência. Triste liderança!

Anónimo disse...

Compreende-se facilmente: fraqueza de carácter.

Conta-se a seguinte história desta Vereadora. A CMF promoveu procedimentos concursais para nomeação de cargos de dirigente. Consta que a Vereadora foi proibida de assistir às entrevistas públicas (vá-se lá saber porquê...). Só mais um detalhe, se essa Vereadora se tivesse demitido haveria obrigatoriamente eleições municipais (pelo que tinha a faca e o queijo nas mãos).
Se há pessoas que devem ser vítimas de perseguição, Idalina e sua família pertencem a esse grupo.

Anónimo disse...

De facto requeria-se uma outrs dignidade à senhora vereadora. Já lhe fizeram a cama na tragédia do Monte. Agora esta, e a vereadora engole tudo em seco?

Anónimo disse...

A senhora está agarrada ao tacho como uma lapa por isso manda os seus ideais para as urtigas.

Anónimo disse...

É agachada e gozada pelo Cafofo mais o seu cantor cubano, os funcionários dizem da Câmara que é a tratada pior que uma criada das antigas, nem lhe passam cartão e está só a gemer a arvore do Monte.

Anónimo disse...

Mas ela e um pau mandado do prof mentiras e estes não sabem nada de nada

Anónimo disse...

A Cosmos é como o Raimundo Quintal, pararam no tempo, não se atualizaram. Se a Idalina Perestrelo está calada por motivos politicos ou porque adaptou as suas ideias à luz dos novos conhecimentos sobre a interação do gado e da natureza, não sei... Mas já está na altura de alguns "doutores" abandonarem o fundamentalismo do gado.

Anónimo disse...

Os que falam de fundamentalismo dos ambientalistas, exprimentem colocar uma ovelhinha, carneirinho ou cabrinha no vosso jardim apenas um dia, e vão perceber porque razão o gado solto na serra é prejudicial ao ambiente e ao ecosistema florestal!

Anónimo disse...

Eu no lugar da drª Idalina Perestrelo entregava imedatamente os pelouros ao prof. mentiras, e mantinha-me na Câmara como vereadora independente, e apertava "os cales" ao presidente cabreiro, em todas as votações!

Anónimo disse...

Ó das 17:19, se te identificasses podia levar-te um dos familiares para pores em prática a tua sugestão. Suponho que foi esse o papel que te atribuíram nos últimos 40 anos...

Anónimo disse...

Gado para os currais e os cabreiros que lhe dêem palha.

Anónimo disse...

Está calada que nem um rato, porque não manda nada. Está lá (na CMF) só para o tacho! Claro que não concorda com as "aberrações" do seu Diretor de Departamento. Quais novos conhecimentos??? Este pseudo-cientista não estuda nada, apenas limita-se a copiar, mal, coisas que se fazem (?) lá fora. Porque lê as primeiras folhas de um livro que narra outras realidades, com outros declives, em zonas agrícolas e não em zonas florestais como o que pretendem. Aposto um milhão de euros, como nunca leu o Plano de Ordenamento Florestal do Parque Ecológico do Funchal! Relembra-se que é ao mesmo tempo, assessor dos cabreiros, função incompatível com a de Diretor de Departamento que ocupa...E o Prof. mentiras, que o colocou lá, ILEGALMENTE, recorde-se que não tinha habilitações para tal, vai na conversa deste senhor enquanto achar que lhe dá votos.

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Depois do que o prof. mentiras lhe fez no caso das 13 mortes no Monte, que fugiu como um rato das suas responsabilidades criminais e cíveis, a drª Idalina Perestrelo, deveria lhe entregar os pelouros que tutela, e continuar na CMF como vereadora independente, e depois fazer a "vida negra" ao cafôfo e a sua camarilha!

Anónimo disse...

A Idalina suporta tudo, até a infamia e humilação do Monte e do gado. Engole tudo,sapos, rãs, francelhos e até um cantor cubano.

Anónimo disse...

Os madeirenses e portossantense com consciência ecológica e ambiental têm de penalizar os partidos do arco da governação (PSD, PS e CDS) que numa ânsia de caçar votos, vendem o nosso património ambiental aos cabreiros, que com os pastoreio desregrado, põem a nossa segurança em risco quando acontecerem as chuvas torrenciais, aluviões e incêndios! Estes partidos têm de ser penalizados fortemente nos próximos actos eleitorais! Sem dó nem piedade!

Anónimo disse...

é uma família que tem pouco jeito para a politica

o marido que também se diz ambientalista e está calado o irmão do marido que se acha politico e está calado

uma família que vale zero politicamente