Powered By Blogger

sexta-feira, 14 de dezembro de 2018


Discurso de Gil Canha 
no encerramento do debate
 do Orçamento para 2019







“Horas Más” é uma magnifica obra de Gabriel Garcia Marques e conta a história de um pequeno vilarejo onde quase todas as manhãs são pregados anonimamente nas portas das casas, panfletos, denunciando a vida privada deste e daquele, nomeadamente casos de infidelidade, segredo de família e amores proibidos. A situação torna-se de tal maneira explosiva e lamacenta, que leva o povoado a uma espécie de Estado-de-sítio, com mortes, vinganças, e com aproveitamentos políticos pelo meio.
Deste modo, só espero que a nossa pequena comunidade insular não seja tomada por este género de contágio asqueroso, de gente a escarafunchar na vida privada de cada um, no intuito de alcançar sórdidos e repugnantes objetivos.  

Mas, o mais grave e condenável, é haver certa Imprensa da região a indicar dicas e achegas nas suas páginas eletrónicas, com o objetivo patológico de guiarem os seus leitores em direção a este pantanal putrefato. 
Digo isto, como também condeno o atual estado da nossa Imprensa escrita, onde a informação credivel, independente e objetiva, deu lugar a uma espécie de leilão jornalístico, onde a força política que promove mais encartes, mais iniciativas promocionais de propaganda, mais  “chouriços” - como se diz na gíria jornalística - e aquela que desvia mais dinheiros públicos para os seus proprietários, é a força política que triunfa,  que tem mais destaque, e aquela cujos líderes políticos mais aparecem com as suas cremalheiras sorridentes ao lado dos seus pseudosucessos em celulose.
E como a maioria das pessoas não estão treinadas nem preparadas para distinguir o que é jornalismo sério e o que é propaganda e manipulação, tornam-se sem o saber, vítimas e agentes teleguiados destes vendilhões de papel, nomeadamente no dia que irão meter o seu voto na urna.
É tempo de se dizer basta! De se acabar com esta sangria de dinheiro dos contribuintes a caírem diretamente nos bolsos insaciáveis dos patrões destes órgãos de propaganda. Já estamos fartos de ver jornais preocupados com o deputado que rasgou o papelinho; o videozinho que os apanhou na retoiça; aquele outro que mascou pastilha elástica; ou um outro que se excedeu numa noite de copos, situações censuráveis, é certo, mas cuja importância é infinitamente menor, do que os grandes casos de corrupção que abalam a nossa sociedade, como o desvio de milhões de euros dos contribuintes para grupos privados;   contratos públicos mafiados; monopólios de rapina instituídos e protegidos; tachos na administração regional e municipal para satisfazer clientelas políticas;  apartamentos onde são engendrados milhões de euros em faturas falsas;  orçamentos participativos realizados para a propaganda e para beneficiar filhos e enteados; ajustes diretos de negócios públicos a sociedades amigas, em troca de favores monetários, tudo situações deliberadamente abafadas ou publicados envergonhadamente em páginas interiores que ninguém lê.
E ai daquele que se atreva a desmascará-los e criticá-los, pois é logo crucificado e achincalhado nas folhas dos respetivos jornais.
É este o estado calamitoso da nossa Imprensa regional, onde os jornalistas de uma forma muito subtil são amordaçados e manietados por estes poderes ocultos, e onde se promove a autocensura e o encobrimento.
Por isso, senhores deputados, parece que batemos no fundo! Vivemos “Horas Más”!

9 comentários:

Anónimo disse...

Força deputado Gil Canha! Em quase 60 anos de vida nunca vi um "porradão" tão grande nos diários de mr. Blandy e do srº Avelino! O primeiro a receber dinheiro da CMF para fazer a propaganda do srº cafôfo, e o segundo a receber dinheiro do GR para fazer a propaganda do srº Albuquerque! O jornalismo na madeira bateu no fundo. Quando é que vão surgir jornalistas a fazer o "contra poder", que é a essência de uma democracia, e não o "beija-mão" que se tem verificado nestas últimos anos na Madeira? Resta-nos o Fénix!

Anónimo disse...

Canha tem razão o Diário bateu mesmo no fundo... até o Jornal da Madeira está mais corrosivo apesar de ser do Avelino e do eletrônico da Rbrava.

Anónimo disse...

Boa Canha
Só o Paulo Martinho foi melhor que vossê.
Tem de dar mais porrada nos monopolistas dos Portos e do Betão
Os Soisas vendidos ao Mentiroso Careca e o Vilão a encher-se com o Vice
Esses infelizes dos Portos e o tubarão do motor estão tão famintos pelo dinheiro e pelo poder, que nem gozam com um Clássico.
Vossê no seu calhambeque inspira-se para lhes dar Sticada da grossa.
Os leitores e o Grande Luis calisto agradecem

Anónimo disse...

São pagos por todos nós.
È Noticia

Anónimo disse...

Cuidado Gil com os gajos do Diário. Os gajos não gostam que toques no gamelão e mais dia menos dia fazem o que fizeram comigo... perseguição, chantagem e depois dizem que tás louco.

Anónimo disse...

Parabéns Sr. Gil, já tem o meu voto, a verdade é para ser dita, se não qualquer dia passamos de humanos a robots (em parte já o somos...) numa sociedade completamente manipulada e com cada vez menos liberdade, onde a vigilância e o controlo das populações com contributo enorme dos meios de comunicação social se tornará uma realidade difícil de inverter..., autênticas lavagens cerebrais onde o rebanho segue o "pastor" até ao abismo…
Este abuso atroz sobre a vida privada das pessoas por parte de certos meios de comunicação tem que ser travado, o problema é que está a acontecer em todo o mundo e de todas as formas possíveis e imaginarias começando pela televisão e acabando em jornais de terceira categoria, eu chamo-lhes os "VAMPIROS DA COMUNICAÇÃO", pois chupam até o tutano casos da vida privada de certas figuras, veja-se o caso do Cristiano Ronaldo….Isto vale tudo para vender....mas culpa também têm as pessoas que consomem esse lixo…., é preciso acabar com isto de vez, pois ninguém tá livre de ser atacado pelos VAMPIROS DA COMUNICAÇÃO....e ver a sua vida privada devassada para servir os interesses da ganancia, fins políticos e outros....

Anónimo disse...

O DN desapareceu agora só o encontramos de saia na zona do La Vie

Anónimo disse...

Mas existe imprensa livre e independente na Madeira? Onde?!

Anónimo disse...

Na Fénix, ó das 00.13. Na Fénix.