Powered By Blogger

terça-feira, 18 de dezembro de 2018


 Desperdício de água na Praia Formosa



O aparelheco para invisuais é coisa que não se viu na Praia Formosa desde a inauguração para a fotografia da cremalheira. Mas água - potável - temos ali de fartura, a correr à vontade a céu aberto. Instalada em cima do acontecimento, a Frente Bar não dá pelo desperdício confrangedor, apesar de ter um batalhão de assalariados.
Para quem anda a preparar projecto para usar na próxima década (deve ser piada, se os artistas forem os actuais PSoas), é um programa vocacionado para meter muita água cá na Tabanca. Mas daqui lá veremos ainda dar muita água pela barba. Para já, na Praia Formosa, é água pelo joelho. Esta ria Formosa já leva dois meses e meio!




13 comentários:

Anónimo disse...

..."na natureza nada se perde tudo...". Mosquito "Aedes Aegypti" agradece este charco

Anónimo disse...

E que dizer de toda a promenade ?
Parece um trilho de terceiro mundo. Cheia de areia, suja, danificada escarpas por limpar, derrames de água... e tanto turista por ali a passear.
Meu Deus que vergonha.
Com esta gentinha da CMF no poder, a Madeira vai regredir aos anos 70.

Anónimo disse...

Desperdicio de água e não só. Desperdicio de espaço também, pois continuam terrenos fechados mesmo em cima da praia. Até o terreno que serviu como estacionamento durante muitos longos anos, está agora fechado também, sem se poder aproveitar. Um desperdicio. E esse terreno também está mesmo em cima dos 50 m do dominio público maritimo, mas nem assim.

Aliás toda a Praia Formosa é um desperdicio, todas aquelas áreas em frente ao mar deviam estar ao serviço da população, como área de lazer e de apoio à praia. Aquilo parece uma praia de terceiro mundo. Até hoteis lá enfiaram em baixo, mesmo em cima das ondas a pedirem para virem abaixo.

Para além dessa água que jorra sem parar, é preciso que as autoridades fiscalizem as descargas de água de esgoto que se fazem constantemente para o mar, tanto na Praia Formosa como na promenade a caminho de Camara de Lobos. Há uns dias atrás era um cheiro insuportavel e os turistas tiravam fotos à cascata que jorrava de cima com esgoto puro formando em baixo uma idilica lagoa de cor castanha.

Parece que estamos entregues a gente incompetente.

Anónimo disse...

Ai, ai... se fosse só aí!. Na minha rua tenho um derrame há mais de 3 meses e após 500 chamadas para o piquete, ninguém arranjou ainda. Estão à espera que o tubo rebente estilo poço de petróleo num dia qualquer à noite para estragar a vida a quem mora na zona.

Mas o mais cómico é ver o mago das finanças a anunciar no boletim municipal uma obra de 70.000€ aqui para remendar uma manilha, outra obra ali de 30.000€ para meter 2 metros de cano, esquecendo-se que o investimento sério nas redes de água deve ser planeado e não em cima do joelho e que custa milhões, e que a UE tem fundos a 85% para isso. Mas nem assim se os utilizam, e preferem perder mais de metade da água tratada da região e pregar um calote de quase 20 milhões à IGA, para depois chorarem que foram executados pelo papão do Governo. Força Cafofo....

Anónimo disse...

Uma equipa da Câmara Municipal do Funchal tentou arranjar este derrame o senhor que arrendou o bar a família Welsh (o bar de cimento) foi muito malcriado com os funcionários e argumentou que o terreno era privado e não tinham autorização para lá estar. Existe uma guerra da família proprietária do terreno e os proprietários (inquilinos) dos bares em madeira. Um herança complicada para este executivo camarário.
Quem expropriou e não pagou o terreno é que tem culpa de esta complicada situação.

Anónimo disse...

Este terreno é privado, como todos sabem.
Tem de usar a mentira para vomitar ódio na CMF?

Anónimo disse...

O Governo do PSD e a CMF do PSD quiseram expropriar este terreno, mas nunca pagaram. Quem criou o problema foi o PSD. A família Welsh, proprietária do terreno em questão, é que fechou o parque de estacionamento.

Anónimo disse...

A promenade da Praia Formosa até Câmara de Lobos é da Sociedade de desenvolvimento do Governo Regional. Perguntem a a Dr. Nivalda

Anónimo disse...

Ó das 17.46, vão aí uma grande baralhada nessa cabeça.
Esta zona onde está este derrame não é pertença dos proprietários do terreno onde estava o estacionamento.
Ninguém expropriou, porque apesar do Mentiras falar muito nas p'soas, viu que a Câmara não tinha graveto para pagar a expropriação. Vai daí, meteu a viola no saco e as p'soas que se f..am quando quiserem ir à praia no verão.
E no próximo ano como há eleições, lá vai o Mentiras tentar arrendar o estacionamento no verão para a populaça. Mas não vai ter sorte nenhuma, porque os donos do terreno ou vendem, ou não há nada para ninguém.

Anónimo disse...

Ó cafofiano das 18.12, 18.14 e 18.17.
Bem que tu tentas, mas não consegues iludir o povo da incompetência cafofiana na Câmara.
Primeiro nem Câmara nem Governo quiseram expropriar o terreno. Se o quisessem teriam-no feito, como fizeram no Torreão.
Segundo, vê-se claramente na imagem que o derrame vem de uma conduta pública, inclusive com a tampa da CMF.
Terceiro, o que tem a ver a promenade com o derrame de água?
Faz alguma coisa útil e avisa os teus amigos do derrame. Mas se calhar já não é preciso, porque quando aparece foto na Fénix, o Mentiras manda logo arranjar para não parecer mal.

Anónimo disse...

A ignorância é atrevida...
O Governo Regional do PSD expropriou a Praia Formosa e nunca pagou a referida expropriação. Em tribunal teve que devolver, sendo nomeada uma comissão para a definição das áreas do terreno. Vejam, por favor: o Diário da República, 2.ª série — N.º 180 — 18 de setembro de 2014
Tudo o resto são argumentos políticos partidários.
Quem criou o problema, complexo, deveria o resolver.
Antes de falar, estudem.

Anónimo disse...

Aquela que dá emprego às amigas que lhe prestam vassalagem e que são peritas em mandar o seu trabalho para cima dos outros para ficarem com tempo disponível para dar as voltinhas pessoais da chefe?
Viva ao compadrio ribeirabravense

Anónimo disse...

Ó das 17.13, não pagou não expropriou.
Claro como água. Se quisesse mesmo ter expropriado, teria pago. Não teria aprovado uma resolução para chatear os Welsh.
Quanto ao problema não tem nada de complexo. Existe um terreno que pertence a privados. E, das duas uma. Ou as entidades públicas o compram, ou o expropriam para utilidade pública, neste caso pagando a expropriação como manda a lei. Porque o tempo de expropriar e depois o pagamento logo se vê, é chão que já deu uvas há muito.
E arrendar, parece que os proprietários não estão para aí virados. Querem é vender, mas não têm pressa.
E, se as entidades governo e câmara se entendessem em vez de se portarem como meninos mimados, resolviam a questão, criando ali um parque e com estacionamento para quem quer usufruir do acesso ao mar.
Mas não tenho esperança nenhuma, dado as mentalidades menores.