Powered By Blogger

sábado, 1 de dezembro de 2018


'Mais do mesmo' em mudança brusca




A sondagem de ontem foi uma coisa, a de hoje é outra. A de ontem não obrigava o leitor do JM a pensar muito. Depois do desgaste de 20 anos a escaqueirar a câmara da capital e três a propagar a bonita obra por toda a Região, Albuquerque não podia esperar senão um rombo assim na imagem de recandidato. Não sendo despiciendo levar também em conta o elevado sentido político revelado por Zé Vilão na escolha do vencedor que se segue.
Já na sondagem de hoje, o resultado atiça leituras que devem preocupar alguns dos protagonistas da rábula em cena.

Desde logo, a ficha técnica da sondagem carece de um dado importante: em que café e a que horas foi desenvolvida essa sondagem entre meia dúzia de gatos pingados. Tem muito a ver com os números obtidos.
Depois: arrasar Victor Freitas daquela maneira, mostrando ao homem dos 5 deputados em 2015 como é que se trabalha para em apenas 3 anos chegar aos 23 deputados com uma perna às costas, será um plano maquiavélico da LPM para sugerir ao nosso amigo que se afaste do activo, na presunção de que ele tira votos ao PS? Ou será para ele, Victor, perceber o ridículo que é andar por aí a fazer jornadas parlamentares, Porto Santo e tudo, com um número de deputados que cabem num táxi, desde que um deles pegue no volante?
A LPM anda com uma estratégia perigosa.
Encomendar sondagens de café que acabam por dar ao PS uma vantagem sobre o PSD no fundo muito mais cómoda do que a de Cafofo sobre Miguel Albuquerque pode cair mal nas PSoas apaixonadas pelo pepsodent. 
PS melhor do que o Mentiras?! Onde já se viu?
Voltando a Victor, também fica mal - mas sou eu a dizer - que nas páginas do JM sobre a hilariante sondagem pespeguem apenas as reacções dos chefões dos partidos. No caso do PS, debitam sabedoria o independente Cafofo e o forasteiro (pago direitos de autor) Iglésias. Não seria mal visto meter num cantinho o presidente do PS, Emanuel Câmara. A menos que seja mais uma punhalada cirúrgica em Victor Freitas, que há dois ou três dias deu um murro na mesa para jurar que quem manda é o Emanuel.
Agora muito a sério: não acham que as sondagens estão avançando depressa demais? Porra, falta quase um ano e os PSoas já estão a um deputado da maioria absoluta! Os pequenos partidos já desapareceram. O CDS-PP contribui para os Confianças elogiando a lucidez de Cafofo, a quem oferecem 5 deputados - para já. O JPP, da minha terra, também contribui com outras 3 cadeiras para o Cafofo destinar à malta acantonada na Frente Bar. Por este andar, lá para Junho-Julho de 2019 a candidatura do PS-Mentiras atingiu o pleno dos 47 deputados da ALM. O resto, tudo para a rua. Para a rua, vamos indo. Nas eleições de Setembro, todos os concorrentes não-cafofos apanharão números negativos de votos, por opção do esclarecido eleitorado tabankeiro. Isso mesmo: ao ritmo galopante das sondagens do Avelino dubaiano, em conluio com o Costa-LPM, os não PSoas receberão nas regionais votações abaixo de zero e hão-de ficar a dever deputados para a legislatura seguinte, a de 2023-2027.
O 'mais do mesmo' de repente mudou. Deu-lhe a louca.

PSoas - Na próxima, não se esqueçam de dizer se o café da sondagem foi no norte da ilha ou na cantina das obras do Savoy.

12 comentários:

Anónimo disse...

Parabéns Fénix! Vá gozando e ridicularizando essa cambada de imbecis, que pensam que a gente não percebe esta manipulação das sondagens! Numa terra de broquilhas, ainda há gente clarividente, quenão embarca nestas fanfarronices cafofianas!

Anónimo disse...

Calisto,

Felizmente que você está a voltar com os seus artigos analíticos.
Assim sempre podemos rir, ou melhor, sorrir, com o seu fino humor, mas tão realista. Precisamos que escreva com mais periodicidade. É um pedido.
Apenas um esclarecimento. Segundo as minhas fontes, não foi pedida a opinião do Emanuel, que como sabemos e o Victor garante, é quem manda, porque as ordens de contenção no JM apenas permitem chamadas urbanas.
Ora, como o homem que manda no PS-M está no Porto Moniz, isso seria uma chamada inter-urbana, o que não é permitido pela administração do JM.
Aqui está a explicação para terem sido o Cafofo e o Iglesias a obrar opinião, e não o homem que verdadeiramente manda no PS-M, como nos garante o inenarrável Victor.

Anónimo disse...

E ninguém telefonou ao Paulino?! Ah, se calhar estava no Porto da Cruz e também era uma chamada interurbana.Sempre podiam ligar ao Almada...

Anónimo disse...

Ah ah já estou a tremer !!!!!

Anónimo disse...

A lebre do norte entretanto va comendo casca de lapas

Anónimo disse...

Resumindo e concluindo. Estas sondagens do JM são apenas para citadinos, e não de qualquer cidade.
Apenas daquela cujo alcaide não tem cabelo.

Anónimo disse...

Esta sondagem é ilegal.
Mês mo assim só favorece o PSD.
Agora já viram o que pode acontecer?
Pior quue o Albuquerque só mesmo o Xafofo.
Abram os olhos.
Nem sabe gerir uma rua. Fecha e Abre.
E ainda não chegaram as chuvas à Fernão Ornelas

Anónimo disse...

As sondagens são nas urnas.Todos os madeirenses deviam ir votar independente da cor politica.
Depois não venham dizer que são sempre os mesmos...
Eu e minha família vamos exercer sempre o direito de voto.

Anónimo disse...

E esta sondagem foi feita pelo diário afeto ao Governo Regional do Patrão do Calado, imaginemos se tinha sido no DN cairia o carmo e a trindade e diziam que era tudo manipulação.
Foi um bom negocio para as Farmácias que esgotaram logo alguns medicamentos entre os quais o Rennie.
Está complicado, próximo ano vai ser um ano de tristeza que ainda o Miguel Promessas Falsas e trabalho#zero vai rezar a Fátima pedindo um milagre.
Vais partir e toda esta escumalha de renovadinhos que tem metido a mão no nosso bolso para dar 20 milhões ao Maritimo e quase 2 ao Clube de Golfe.

Anónimo disse...

Ó das 23.36, a tua azia tolda-te o raciocínio, a tua ingenuidade confrange, e a tua ignorância é permanente.
Como bem aconselhas, pastilhas Rennie. É bom para essa azia.
A tua ingenuidade de pensar que o Avelino mais o Soisa do Valley só apostam num cavalo dá vontade de rir.
Quanto à tua ignorância, vamos por partes. O governo tem que cumprir os contratos que vêm de trás. Isto é, não pode quem chega a um governo, rasgar contratos, ou fazer tábua rasa dos mesmos. Se assim fosse, o Passos Coelho mandava às malvas a Troika, mais todas aquelas PPP ruinosas que o teu então líder Sócrates 44 tinha feito. O máximo que poderá fazer é renegociá-los. Mas para isso tem que ter o acordo da outra parte.
No caso do Marítimo esse contrato que Cardoso Jardim assinou, obriga a um montante que ainda está em falta, de cerca de 20 milhões de euros, e que serão pagos faseadamente no exercício orçamental de vários anos, e não todo de uma vez, como o secretário sem jeito para falar deu a entender.
No caso do campo de golfe, trata-se de uma indemnização por falta da prestação de um serviço a que o governo, no tempo de Cardoso Jardim, se tinha comprometido com o CGSS, como entidade concessionária. Talvez não saibas, mas o campo é propriedade da região, que o concessionou, com a obrigatoriedade do CGSS realizar uma série de infraestruturas. Estas tiveram um custo de 4 milhões de euros.
A entidade adjudicante não cumpriu uma parte do contrato, o adjudicatário foi prejudicado, e, para não haver recurso a tribunal, as partes negociaram e chegaram a um acordo.
Estás esclarecido ? Cá estarei sempre para te ensinar e corrigir a tua falta de conhecimento em matérias sobre as quais escreves.
E, para te poupar tempo na resposta, não, não sou do funcionalismo, e, ainda menos renovadinho.

Anónimo disse...

Muito bem o do grisalho das 09.45 O que foi dito no tempo do Cardoso Jardim é para cumprir, agora falta a fatia para o Nacional e o União
por isso o IVA na Madeira é: 22:12 e 5 por cento sendo nos Açores 18:9 e 4. Este PSD estão a ir ao meu bolso e a tirar algum pão da boca dos meus filhos. Ainda dizem que somos Autonomistas, Rax Parta esta Autonomia que nos suga tudo a favor de apenas meia dúzia.
Temos de vestir os coletes amarelos e lutar contra os alaranjados.

Anónimo disse...

Ó das 17.13, ficas melhor a escrever a esta hora. Dizes menos tontices. Ora diz lá uma coisa, de quanto é o IVA em terras do Costa o mentiroso ?