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PS, a economia do Mar e os monopólios
De passagem pela Madeira, a ministra do Mar deveria esclarecer os madeirenses sobre os motivos da sua mudança de atitude em relação ầ ligação ferry. Durante muito tempo desdenhou da necessidade desta ligação, não lhe reconhecia utilidade pois a continuidade territorial estaria satisfeita em pleno pela via aérea.
Depois da adjudicação ao grupo Sousa do concurso promovido pelo Governo Regional para efetuar um pacote anual de 12 viagens por 3 milhões de Euros, tivemos um volte-face: a ministra do Mar passou a mostrar abertura para apoiar a ligação ferry, esteve presente em Portimão a 10 de julho numa recepção oficial e visita ao navio, numa cerimónia para celebrar um acontecimento para o qual em nada contribuiu.
Agora veio à Madeira reafirmar que o Governo central está a estudar as modalidades de apoio a esta ligação. O Bloco de Esquerda gostaria que esta mudança de posição fosse esclarecida e em que medida o facto de o grupo Sousa ter sido o escolhido pelo Governo Regional para explorar a ligação contribuiu para tamanho volte-face.
A ministra do Mar foi confrontada em vários momentos sobre a ligação ferry pelo Bloco de Esquerda na Assembleia da República, mostrou total desinteresse pela ligação, quer pelas denúncias sofre os obstáculos artificiais criados pelo Governo Regional e que levaram ao fim da operação da Naviera Armas em 2011. Usou nas suas respostas os mesmos argumentos ventilados pelo Governo Regional e pelo grupo Sousa, da fraca sustentabilidade da ligação e da concorrência desleal que o ferry teria feito aos porta-contentores.
A ministra veio participar num evento do PS sobre a economia do mar, algo que é tão fundamental para a Madeira e neste âmbito o que os madeirenses aguardam são mudanças com a herança do PSD: o fim do monopólio na exploração do porto do Caniçal e no transporte marítimo de mercadorias. Os sinais que vemos do PS não são de mudança, mas sim de continuidade da mesma política do PSD de subserviência aos interesses privados, de continuar a proteger o monopólio que asfixia a economia regional e encarece o custo de vida dos madeirenses.
Nas ligações aéreas para a Madeira vemos o PS a exigir maior concorrência, mas nas ligações marítimas não vemos essa exigência, o PS não vê necessidade de concorrência no transporte de carga, mostra-se confortável com a situação atual de monopólio.
BE
15 comentários:
A Madeira já paga no Verão um barco para os continentais virem à Madeira…
Isto é normal?
Não há vergonha nesse governo Costa e companhia Cafofiana
Lógico que os 500 Milhões do OE tem de ser para alguma coisa. Ou será os continentais que irão pagar o barco para virem para a Madeira?
Quem é que precisa de turistas. Neste caso a Madeira ou os Continentais? Mas felizmente julgo que já temos este assunto resolvido pois existe ferry durante 3 meses de verão e o porta contentores semanalmente. O que é que querem mais para andar as moscas? O AidaNova?
Anónimo disse...
A Madeira já paga no Verão um barco para os continentais virem à Madeira…
Isto é normal?
Não há vergonha nesse governo Costa e companhia Cafofiana
14 de janeiro de 2019 às 12:59
- A OPERAÇÃO NÃO FOI PAGA AO "GRUPO SOUSA"? ENTÃO PAGOU MADEIRA PAGOU A MADEIRA
- A ANTERIOR OPERAÇÃO NÃO FOI PAGA A "NAVIERA ARMAS" COM UMA SÉRIE DE ENTRAVES QUE LEVOU ESTE GRUPO A ABANDONAR A OPERAÇÃO?
- A ÚLTIMA OPERAÇÃO CUSTOU 3 MILHÕES DE EUROS ... E DEU PREJUÍZO AO "GRUPO SOUSA"?
- A MESMA OPERAÇÃO COM FERRY DA "NAVIERA ARMAS" DÁ PREJUÍZO A ESTE GRUPO E NÃO DÁ AO "GRUPO SOUSA"?...OU SERÁ QUE "GRUPO SOUSA" É UMA INSTITUIÇÃO DE CARIDADE?
Só demonstra o que o PS é aldraboes e mentiras
Foi feito um concurso público internacional, com 11 entidades a levantar o caderno de encargos, e nenhum a apresentar proposta por considerar a linha economicamente inviável.
E contra factos não há argumentos.
Se deve existir uma linha ferry, terá que ser justificada com o princípio da continuidade territorial. E essa é uma obrigação do Estado, conforme define a constituição.
Por isso, não percebo o porquê de tanta algazarra sobre a questão.
a ministra veio acenar com o Ferry mais eu acredito que não haverá nenhum avanço antes das eleições
se houver avanços só vai existir se o cafofo ganhar
15.18
Quer dizer não é rentável para os privados e terá de ser o Estado Portugues com o dinheiro dos nossos impostos a suportar esse despesismo e desvario tipo atirar dinheiro ao mar só para satisfazer o ego de uma minoria não?? O dinheiro dos nossos impostos tem de ser bem zelado. Dar condições aos privados para poderem investir é uma coisa agora esbanjar dinheiro a torto não.
Olha, o 500 milhões é contra o ferry.
Anda aqui um individuo que precisa levar com uns concursos públicos viciados para ele não ter hipótese, umas avaliações de desempenho feitas para o prejudicar, umas ultrapassagens na lista de espera no hospital, e já agora com umas avaliações escolares feitas para ele se calar.
Depois de passar por isso umas quantas vezes, e ver imbecis maiores que ele a ter grandes ordenados, terá a cura para o que publica sobre as decisões do GR.
Quantos foram prejudicados por lutar por seus direitos nesta terra. Quantos mais foram duplamente prejudicados por se queixarem das injustiças sofridas.
Fala-se do que se conhece! Se não viste os documentos do concurso, se não passaste pelas situações, se nunca foste júri de concursos, se não conheces pessoalmente os intervenientes, põe a guitarra no saco!
Ó das 19.18, se passate por isso tudo, quase tenho pena de ti.
É caso para dizer que foste bem fo...o e mal pago.
Agora essa de seres prejudicado em avaliações de desempenho, próprias da função pública e ao mesmo tempo não teres hipótese nos mesmos (dizes tu), tens um remédio. Concorre àqueles concursos da câmara do Mentiras. Aí é tudo "transparente".
Mas cheira-me que tu és aquele que até já para lá concorreu, mas que os cafofianos nem de perto te quiseram lá.
Das 17.16,
De facto o ferry não tem viabilidade económica, porque não há economia de escala, nem mesmo com a ligação triangular entre continente, Madeira e Canárias.
Apenas de verão, em dois meses, há números positivos.
Logo, esta é uma questão política sobre o que deve ser no concreto, e de que forma é aplicado o princípio da continuidade territorial.
E, quando vemos, para justificar a sua existência, argumentos ridículos como o que a deputada Madruga da Costa apresentou ontem na RTP-M, afirmando que a existência da linha ferry é boa porque há pessoas que têm medo de andar de avião, perdemos logo toda a esperança de ver o assunto resolvido com racionalidade e com qualquer sentido de defesa do dinheiro dos contribuintes.
Então o anónimo das 20:50 sabe que há aldrabices, e no entanto vem para aqui pregar que são tudo virgens imaculadas.
Anónimo das 20:50.
Se consegues desconfiar quem é o anónimo das 19:18, então estás bem informado politicamente.
Se assim é, só há duas razões para vires para aqui declarar que não há corrupção: 1) não acreditas no que é publicado (pelo que atribuo-te um certo epíteto); 2) estás a mentir e sabes disso.
Embora conheças as publicações e consequentemente as alegações de perseguição aos Opositores ao Regime, e promoção dos "lambe cus", "yes man", declaras anonimamente que não há corrupção. Para explicar essa escolha pelo anonimato, há 4 hipóteses;
1) não gostas de dinheiro (o que dá azo a um certo epíteto);
2) se os leitores conhecerem teu nome, as tuas declarações serão descredibilizadas (logo, já tens um epíteto conhecido na praça);
3) tens medo de ser perseguido, embore apoies alegados perseguidores e assediadores (o que também dá azo a um epíteto);
4)estás a mentir e sabes disso.
Senhor Calisto, ao final de alguns anos a ler este blog (logo milhares de comentários) finalmente vi alguém declarar que é motivo de desonra não pertencer à camarilha Cafofiana.
Ó das 12.54, quem disse que há aldrabices foi o das 19.18. Eu apenas ironizei.
Quanto ao Câncio às 13.32, acertei na mouche.
Mesmo anónimo e sem assinar o Santo 👼, é inconfundível.
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