Powered By Blogger

sábado, 12 de janeiro de 2019



Depois dos 21 milhões… 
só nos faltava mais esta!







Gil Canha


Um anónimo escreveu num dos comentários publicados nas páginas deste blog que os grandes empresários, leia-se “monopolistas”, deviam investir fora da Madeira porque aqui são infernizados pelos invejosos.
Para certos espíritos de mentalidade canina, quando os cidadãos intervêm, reivindicam ou velam pela boa gestão dos dinheiros públicos, são para esses imbecis: - invejosos e más-línguas! Segundo a inteligente versão deles, o pessoal deve ser aliviado e sodomizado pela máfia do costume sem ripostar nem esboçar qualquer sinal de dor. 
Em termos mais prosaicos - levar no pakote sem abrir o bico!

Ainda esta semana, veio uma notícia no DN dizendo que a Câmara Municipal do Funchal terá de pagar uma choruda indemnização de 300 mil euros a um ex-engenheiro de uma empresa do sr. António Henriques.
Esta história é um clássico de entre muitas outras negociatas e favorecimentos promovidos pelo jardinismo, albuquerquismo e cafofismo. Em 1997, Alberto João Jardim preteriu a empresa que ganhou o concurso para montar o Centro de Inspecções Automóveis, na Madeira, e deu o “monopólio” entretanto criado a uma empresa do seu protegido António Henriques. A empresa excluída meteu o caso em tribunal, ganhou-o em todas as instâncias judiciais, e agora a Região, isto é, todos os madeirenses, tem que arranjar 21 milhões de euros para pagar o “grande favor” de Jardim ao seu “empresário” de estimação.
Esta história até ganhou contornos caricatos e absurdos próprios de uma República das Bananas. Primeiro, sai uma lei nacional que não permite a concentração de centros de inspecções automóveis na mão de uma só empresa numa determinada circunscrição administrativa. Só que a maioria PSD no parlamento regional adapta ardilosamente a lei, deturpando e corrompendo a ideia inicial do legislador, e em vez de promover a sã concorrência e proteger os utentes, que era o princípio basilar da nova lei, o novo “cozinhado” legislativo “made in Madeira” fez precisamente ao contrário – reforçou ainda mais o monopólio das inspecções automóveis nas mãos do sr. Henriques. Segundo, a viloada não herdou só este berbicacho.  O regime de Jardim também deu de mão-beijada o milionário negócio dos parquímetros e dos auto-silos da cidade ao amigo Henriques, uma verdadeira mina de milhões de euros, num tempo de “vacas gordas” onde quase não havia concorrência.
Chegado o termo dessas concessões, as empresas do amigo Henriques são obrigadas a devolver esses negócios à administração pública regional. Só que, para espanto de todos, vêm com um BRINDE monumental, uma fava gigantesca impingida pelos tribunais, que são os trabalhadores. Livrando assim o sortudo Henriques dos milhares de euros de indemnizações, dias de férias etc… que teria de pagar aos seus funcionários. 
Pior ainda: no meio dos “ossos” que o amigo Henriques mandou para a administração pública roer, veio uma espécie de omoplata gigante de um mamute siberiano descongelado, que são os salários milionários do Eng. Rui Neves, durante anos responsável pelo MADINSP -  Inspecções de Veículos, SA (a sua nomeação esteve envolta em polémica, entre acusações de promiscuidade e pagamento de favores, pois o seu irmão, o Eng. Cruz Neves, era na altura o Director Regional dos Transportes) e que por um acaso da sorte é transferido nos últimos três anos de trabalho por conta do patrão Henriques, para outra empresa do grupo, o SEP, a empresa que explorava os parquímetros da capital madeirense. E bastou este clique, este pequeno talão temporal de lotaria, para o sr. Henriques se livrar de mais esta indemnização milionária, que agora vai ser “roída e digerida” pelos submissos munícipes da cidade do Funchal.
Outro dado curioso é que houve casos semelhantes a este que foram esgrimidos no Tribunal de Trabalho, mas cujo desfecho foi completamente contrário, precisamente porque essas entidades contrataram advogados 'laboralistas' de qualidade e de reconhecidos méritos. Na altura, eu era vereador sem pelouro, e um advogado amigo disse-me que era para avisar o Presidente de Câmara para a especial complexidade do caso (era nova jurisprudência europeia recentemente adoptada por Portugal) e que era necessário contratar um advogado especialista em direito laboral. Quando falei do assunto em reunião de Câmara, Miguel Albuquerque gozou com a advertência, e o próprio advogado da autarquia até afirmou que jogava a toga se perdesse o caso em tribunal. E o mesmo se passou com o atual Presidente Paulo Cafôfo, que achou que o caso era canja e favas-contadas, quando o desfecho acabou nesta hecatombe milionária, onde ninguém é responsabilizado nem preso.
Mas pronto… Segundo alguns imbecis temos de estar calados!

42 comentários:

Anónimo disse...

Li a noticia desta indemnização de 300 mil brasas e fui para o WC vomitar em cima destes governantes que nos lixam. Vão todos para o c....

Anónimo disse...

Quem deveria pagar as chorudas indminizações de 21 milhões de euros, mais os 300 mil euros deveria ser o srº Alberto João Jardim, o srº Miguel Albuquerque e o srº Paulo Cafôfo! Mas a viloada e os imbecis que acham que os outros quando denunciam a corrupção na mamadeira são invejosos, deveriam "levar" ainda mais no "pacote"! Bem feito! Paga e não bufa! Tenho dito!

Anónimo disse...

Por esta razão e outras é que há a REPUBLICA DA MAMADEIRA!

Anónimo disse...

Sr. Dr. Gil Canha,

Sinceramente tinha-o por mais inteligente.
Se a mim se refere, quando num comentário disse que, apesar de madeirense não tenho cá investimentos, mas tenho alguns fora da Madeira, e que uma das razões prende-se com a inveja endémica do madeirense, e com o facto de, nesta terra, qualquer um andar nas bocas do mundo, seja por razões justificáveis, mas, muitas vezes sem qualquer justificação, digo-o, afirmo e repito.
A Madeira não é uma terra amiga de quem investe, porque logo que o faz, é visto como "mais um dos tais". E, pensava que, com a sua experiência pessoal enquanto empresário, com investimentos que levantaram dúvidas e invejas, fosse V. Exa. alguém que concordasse comigo.
Depois, no seu artigo, faz aquelas considerações próprias de alguém mal resolvido, com afirmações num tom que lhe é próprio e repetitivo, utilizando palavras e expressões próprias de conversa de carroceiro; "canina", "imbecis", "sodomitas", "levar no pakote(!)", etc, etc. É um léxico que o define, enquanto pessoa, e que não confundo sequer com um combate político corajoso que V. Exa. abraçou nesta terra, com certeza com prejuízos pessoais.
Mas, cada um terá a sua opinião, e não sei se era a mim que V. Exa. se referia. Mas, como ao que tudo indica o seria, apenas a si me dirijo, com pena de si, que não consegue evoluir de um discurso que traz aplausos de certeza nos meios das redes sociais, mas que nada de valor acrescenta ao bem estar.
Não sendo eu um capitalista de grande dimensão, não deixo de lhe lembrar o que aconteceu a um grupo económico desta terra que chegou a dar trabalho a 1500 pessoas, em que um dos sócios é um grande amigo seu, que devido a erros de gestão e avaliação de riscos, definhou e rapidamente faliu. Se em pujança era alvo de imensas invejas, após falir foi um contentamento na sociedade do mal-dizer, mesmo que muitos tenham ido para o desemprego. E V. Exa. Sabe perfeitamente a que grupo me refiro, e melhor exemplo da inveja reinante, não encontrará V. Exa.
Sabe, ou V. Exa. não compreendeu o que escrevi, ou apenas serve como ponta de lança (mesmo que sem o perceber) de interesses obscuros que aproveitam a sua cruzada quixotesca.
Porque no fundo Dr. Gil Canha, você na sua ingenuidade é usado por todos ou quase todos. E a muitos você dá "jeito", mesmo que não o perceba.
Saudações cordiais de quem ao contrário de V. Exa., não precisa de ofender para afirmar ou contraditar.

Anónimo disse...

Tem razão sr. Canha os gajos comeram a carne e deixaram os ossos para a gente roer. Bando de mamões!

Anónimo disse...

Olha Canha, um (anónimo sacristão das 14:46, cheira-me a CDS) já acusou o toque e já veio prá qui lamber feridas com um texto choramigão falsamente moralista. Só tem razão numa coisa, tu és ingénuo e deixaste ir atrás de aldrabões como Cafofo e a pandilha dele. Essa não te desculpo Canha!

Anónimo disse...

E agora onde vai o Albuquerque arranjar estes 21 Milhões que dava um jeitão para mais um investimento? Saí mais uma guerra com Lisboa de certeza por algo para compensar este montante. E o que o Alberto que foi o culpado de tudo isto tem a dizer? O Sem Vergonha ainda vai para o congresso e participar na campanha eleitoral. Cuidado que alguma vez os Madeirenses deixam de serem brandos. É este o regalo que esta administração de quase 50 anos de PSD que nos deixa não bastava tudo aquilo que foi escondido.

Anónimo disse...

Acrescentando ao que escrevi às 14.46, repudia-me nesta terra, tanto como a inveja, a cunha, o compadrio, o favorecimento, e, especialmente o favorecimento que sempre houve na Madeira, e extensível a todo o Portugal e independentemente da força política que governa, a grupos perfeitamente identificados, e, que, quando as coisas correm mal, o povo é chamado a pagar, como aliás é prática corrente neste país.
A uns foi entregue os transportes marítimos, a outros hotelaria, zona franca, e por aí fora.
Mais uma boa razão, entre outras, para não ter qualquer motivação a investir na minha terra. Tenho pena, mas sou realista.

Anónimo disse...

Anda aqui gente a defender a "máfia no bom sentido" ou então não sabem do historial dos empresários do regime! A maioria deles, após o 25 de Abril andavam com uma mão à frente e outra atrás, e alguns eram porteiros da hotelaria. Como se encostaram aos criadores da "máfia..." toca a serem protegidos nos seus investimentos. Os que eram honesto eram perseguidos ou dificultados com todas as burocracias e mais algumas. Isto chegou a este estado de coisas por termos políticos corruptos, porque num país decente estas coisas não aconteciam! E quem paga todos estes actos corruptos é o zé povinho! Paga e não bufa, para não ser burro!

Anónimo disse...

O povo aguenta mais esta

Anónimo disse...

Quem lixa os empresários que querem investir não é inveja, essa basta um Porsche para pôr invejosos a salivar, quem lixa são as burocraicias. Tenho um projecto na Câmara do Funchal há dois anos para despachar e não há maneira, e há mais empresários como eu secar como bacalhaus por causa do Cafofo. Esse gajo ainda quer governar a Madeira?

Anónimo disse...

Voces também mamam pouco

Anónimo disse...

Este deve ser o Iglesias este ja esta ficando com o papo cheio e vem para aqui fazer o papel com palavras mansas de vitima e de amigo do Gil Canha

Anónimo disse...

Por favor não aticem os tubarões porque senão os gajos ainda nos comem mais.

Anónimo disse...

Grande forrobodó !

Anónimo disse...

Se alguém começa a ter muito sucesso na Madeira porque entrou no sistema mafioso, meteu cunhas, atropelou regras ou estabeleceu relacionamentos/cumplicidades com os empresários e politicos do PSD. E depois quem denunciar o sucesso mafioso desses figurões é logo chamado de invejoso pelos renovados da treta.

Já o Alberto João fazia isso. Até recentemente na cobertura do Savoy ele disse isso mesmo à frente das câmaras de TV. Quando questionado sobre o monstro Savoy, ele respondeu, ah isso são invejosos.

Anónimo disse...

É só Mafia

Anónimo disse...

Deixem ver se percebi:
A FrenteMar integrou os trabalhadores da SEP menos o tal engenheiro, certo?
Parece que ganhava muito, certo?
Certo.
Então nao o aceitamos e vamos ver o que diz o Tribunal.
Que diz o Tribunal?
Vão ter de pagar 350 000,00 ao engenheiro e ainda vão ter de o integrar nos quadros.
Ou seja, ele não trabalhou durante 4 anos e vão lhe pagar tudo.
E ainda 60 000,000 de juros.

Mas pergunto, quem foi condenada a pagar? Parece que não foi a câmara mas a FrenteMar. Se é assim o que tem a CÂmara com a coisa? Porque vai entregar 350 000,00 á Empresa FrenteMar;

Um pormenor, não ficou a FrenteMar com os estacionamentos do Funchal? Não saca 1 milhao por ano de receita?
Então se ficou com os trabalhadores e tambem com a antiga concessao naõ deveria ser ela a pagar? tem de ser eu e todos os Funchaleses?
Obrigado Cafofo.

Este Campeão da transparencia chamado Cafofo, e que se diz muito bom a gerir, porque no fim da concessao da SEP, nao abriu concurso e o novo concessionario ficava com o onus dos trabalhadores? Não interessava a Câmara receber limpinho mais de meio milhao de euros por ano? Agora deve ter uma gestão melhor e mais receita.
Cambada de ignorantes que ainda arreganham a fuça á gente.

Anónimo disse...

O anónimo visado só no fim é que se lembrou de criticar "a cunha, o compadrio, o favorecimento, e, especialmente o favorecimento que grupos perfeitamente identificados, e, que, quando as coisas correm mal, o povo é chamado a pagar, como aliás é prática corrente neste país."

Sobre a inveja repito: é a base do Estado de Direito (tal como a ambição é do Capitalismo, e a honra da Monarquia). No primeiro Estado Democrático, havia os sicofantas que faziam acusações a outros cidadãos para receberem parte da coima.
Reduzindo ao absurdo. Se não houver inveja, se alguém estiver a roubar ao Estado ou a ter favorecimentos,cunhas e compadrios (i.e., uma vantagem ilegal e injusta), ninguém se queixará.

A inveja é a base da equidade (normalmente chamada igualdade).

Ainda mais é ridículo criticar o homem agir como homem. Nós não somos máquinas. Os sistemas políticos, sociais, ... utilizam as características do homem (especialmente os vícios) para funcionarem.

Anónimo disse...

Anónimo das 14.46 se você diz quem investe é logo visto como "mais um dos tais" e não acha que isso acontece também porque as pessoas se habituaram a ver certos empresários envolvidos com a "a cunha, o compadrio, o favorecimento, e, especialmente o favorecimento que sempre houve na Madeira"?
Tal como você proprio diz "a uns foi entregue os transportes marítimos, a outros hotelaria, zona franca, e por aí fora".
Portanto a maior parte das vezes que as pessoas criticam certos investidores na Madeira não o fazem por inveja mas sim por saberem do que a casa gasta.

Anónimo disse...

O povo aqui na Madeira é que é manso demais. Povo superior? Cá nada. Abusam dele e ainda vai a correr para as urnas votar nos mesmos abusadores.
Mafiosos que ficam milionarios à custa da ignorância do povo e ainda chamam invejosos a quem começa a topar esses torpes malditos.

Anónimo disse...

E a (in)justiça que os protege a todos, pelos vistos ainda mais cá que pelos lados do retângulo.

Anónimo disse...

Ora, no retângulo já vão sendo apanhados alguns e tem até quem vá para a prisão. Aqui na Madeira já foi alguém apanhado? Muito menos para a prisão?
Os politicos na Madeira devem ser todos exemplares, ainda vão ser beatificados.
O pior é isso, temos cá uma corja maldita e parece que ninguém os agarra e os coloca onde merecem estar.

Anónimo disse...

Curiosamente poucos põem em causa a própria decisão original do sistema judicial! Porque há-de uma instituição, quando dá por terminado uma contrato, ter que assumir os recursos humanos da empresa? É que as leis ao longo da história humana são bem diferentes e até de sentido contrário ao longo da história humana e da história do direito. Andamos a sacralizar demasiado o sistema judicial e o direito. Os recursos humanos eram da empresa dos irmãos Henriques e não da Câmara Municipal...

Anónimo disse...

Mais cá que pelos lados de rectângulo?
Santa ingenuidade.

Anónimo disse...

O meu bisavô, o Tenente Camões participou na revolta da Madeira contra a ditadura salazarista e a família pretendeu fazer um monumento na terra dele em sua honra. Houve uns tipos que se manifestaram contra,e sabem qual foi a justificação?!!! "O tenente Camões tinha inveja dos sucessos do Salazar e era comunista". O meu bisavô nunca foi comunista nem INVEJOSO!

Anónimo disse...

Eu cá sei que estou a ser roubado pelas más decisões de políticos corruptos, mas não sou cretino, nem imbecil ao ponto de dizer que quem critica este regabofe financeiro é invejoso! O problema é que os tribunais safam sempre estes decisores! Veja-se o que aconteceu com a dívida oculta da mamadeira! Foi toda a gente para casa na paz do senhor! Até parecia a missa dominical! E para não falar na corrupção do porto do Funchal e das facturas falsas! Os gajos safam-se sempre!

Anónimo disse...

E ninguém vai preso?

Anónimo disse...

Se a mim se dirije a crítica por o que escrevi sobre a inveja que existe na Madeira, própria das terras pequenas, como já disse, afirmo, repito e mantenho. É uma questão endémica local, todos sabem disso, mesmo e até os que escrevem contra tal.
Ora, isso, inveja dos outros, nada tem a ver com críticas a regabofe financeiro, favorecimentos, compadrio, enriquecimento duvidoso, etc.
Convém não confundir as coisas nem os conceitos.
Nunca nos EUA ou no Canadá tive que pagar o que quer que fosse a ninguém, para conseguir uma licença, para ter um processo a correr normalmente, ou para aprovar o que está de acordo com a lei e as regras. E nesses países, para resolver uma questão de dívidas entre fornecedor e cliente, 60 dias depois da queixa está resolvido. E a acção executiva dos tribunais funciona, e ninguém brinca com o fisco porque fugir aos impostos dá cadeia e com penas pesadas.
Se isso acontecesse em Portugal, talvez eu mudasse a minha opinião sobre aqui investir.

Anónimo disse...

Invejosos? As pessoas com um mínimo de inteligência vêem que estes monopólios só os prejudicam primeiro porque concentram demasiada riqueza e influência num grupo restrito de gananciosos sem escrúpulos, de uma gula insaciável e sem o mínima preocupação com o futuro da ilha em geral. Segundo condicionam e prejudicam o presente e o futuro dos habitantes e descendentes. Futuro é só o deles as oportunidades também , os outros não lhes interessa que empobreçam cada vez, não somos bem pessoas para eles, somos só umas coisas para serem espremidas cada vez mais e de ainda mais maneiras. Sabem-na toda e apostam em todos os cavalos, e os ganhos deles são sempre as nossas perdas. Aproveito para desejar uma paragem de digestão no banquete da vitória para o Albuquerque ou o Cafôfo, qualquer um deles significa o piorar da situação para o zé povinho.

Anónimo disse...

Tenho uma pequena empresa e mal tiro ordenado. Pago a segurança social dos trabalhadores, pago o contabilista, pago IVA a 22% , e taxas em cima de taxas,apanho concorrência feroz e ainda nem sei como aguento isto. Mas os grandes tubarões vão mamando tudo fazem grandes negócios com o governo e altos lucros. Eu não sou contra o empresário que ganha dinheiro eu sou contra o f da p...ta que tem monopólios, não tem concorrência, é sempre beneficiado pelos corruptos políticos e ainda f...de os outros. Isto que sinto não é inveja, é um gajo lixado mas bem lixado.

Anónimo disse...

Não foi este Henriques que em frente ao Alberto João chorou como um bebé? Mas quando ganhava chorudos lucros nos parques parcômetros não cramava. E está sozinho nas inspeções a chumbar carros a torto e a direito para comer mais dinheiro, mas não chora? Quando mama, está calado, quando tiram a teta... chora!

Anónimo disse...

O Albuquerque e o Cafofo é que deviam pagar este calote do amigo Henriques.

Anónimo disse...

Anónimo disse...
E ninguém vai preso?
13 de janeiro de 2019 às 15:29


CUIDADO!•••há quem já tenha feito essa interrogação e devia estar preso!

Anónimo disse...

abaixo os tribunais fascistas, cegos e afastados da realidade, depois dá nisto!

Anónimo disse...

Apreciei o comentário do senhor das 14:46 de 12 de janeiro.
Ouvir só um lado nunca dá bom resultado, pois a política não é assunto claro, e infelizmente, os ódios e ressabiamentos de estimação cegam.
Esta desgraça de milhões foi porquê? Só os senhores dr Jardim e Albuquerque é que deverão explicar. A coisa começou no século passado e o que nasce torto...

Anónimo disse...

"CUIDADO!•••há quem já tenha feito essa interrogação e devia estar preso!"

como assim? fala por ti. o que está em causa são trafulhices, atrás de trafulhices, temos que ficar todos caladinhos vendo que a justiça não funciona?

Anónimo disse...

Manifesta-te de colete amarelo.
Em vez de 4 passarão a ser 5, o que corresponderá a um aumento de 25%. Será significativo.

Anónimo disse...

O desenho diz tudo... até o vilão (todos nós) de barrete na mão explica bem a nossa subserviência congénita de escravo.

Anónimo disse...

Ó das 23.23.
Fala por ti. De facto os comentários que por aqui vais deixando, fazem sobressair a tua mentalidade de escravo.
Se em ti é congénita, tu lá saberás. Com certeza que os teus antecedentes não aproveitaram o Terreiro da Luta.
Mas não confundas a árvore com a floresta. O que és é contigo. Não te confundas com todos.

Anónimo disse...

Ó das 10:39, sim todos nós. Podes julgar-te especial e mais esperto que todos, mas no fim de uma maneira ou outra vais ser igual, vais pagar e resmungar ou gritar se isso te faz sentir melhor mas vais pagar na mesma porque isso é o que importa, a não ser que sejas um dos beneficiados do partido dos DDT que são quem manda realmente nesta terra e se ainda não nos vêem como escravos pouco faltará.

Anónimo disse...

Ó das 22.17,
Não me julgo melhor nem mais esperto que os outros.
Tu é que te menorizas perante os outros.
Eu sou beneficiário do meu trabalho, não sou de nenhum partido, não espero nada de nenhum, nem grito.
E nesta como em todas as terras, há pessoas, grupos e entidades que influenciam e beneficiam da sua relação com o poder. Não é um mal desta terra em exclusividade.
E cabe a cada um de nós combater esse sistema.
Sem ser escravo de ninguém.
É isso que nos diferencia.