Powered By Blogger

domingo, 14 de abril de 2019



14 de Abril 2019



A respeito da Crise Académica de 1969
DOS CUNHAS AOS PRIMOS 


Relembra-se nestes dias a Crise Académica de 1969, à passagem dos seus 50 anos. 
Américo Thomaz deslocou-se a Coimbra para inaugurar o Departamento de Matemática da Universidade, acompanhado pelo ministro da Educação Hermano Saraiva, e foi quando o presidente da AAC, o estudante Alberto Martins, futuro socialista de destaque, pediu a palavra em nome dos estudantes. O Presidente da República rejeitou a ideia e, se o ambiente já era de contestação no Mondego, a partir daí a situação estudantil não prestou para mais nada, generalizando-se às outras universidades.

Nesse tempo de partido único, sociedade assente na fidelidade corporativista, com a cunha feita mérito e em que a imprensa publicava o que interessava ao regime, o País praticamente não chegou a conhecer os acontecimentos de Coimbra, que tiveram continuidade na final da Taça de Portugal Benfica-Académica, sem Thomaz no Jamor, pela primeira vez, e desembocaram no envio dos estudantes mais activos nos protestos para Mafra e Ultramar.
Cá na Madeira pouco se soube das movimentações. É verdade que em Maio de 1969 nada menos de 39 madeirenses democratas se atreveram a levar um manifesto pró-autonomia ao governador Sobral, imbuídos do espírito 'Comércio do Funchal'. Mas os madeirenses em geral, 'encostados' à ignorância desde 1931, "não percebiam nada de política". O Presidente do Conselho de Ministros Marcello Caetano visitou a Ilha em Dezembro desse mesmo 1969, foi recebido por um mar de capas negras dos setimanistas no aeroporto (1), assistiu a um jogo nos Barreiros em que o Marítimo venceu o Varzim de Meirim na materialização da mudança do nome do campo para "Prof. Marcello Caetano" (2) e, quanto a crises estudantis ou outras, a que perturbava a Madeira era a crise da despolitização das massas.
Agora, 50 anos depois, essa é a crise que continua. O eleitorado continua sem perceber nada de nada e vai premiando quem alberga os novos bandidos, porque a imprensa, por sua vez, continua a publicar o que interessa ao novel regime. 
Mudança de ontem para hoje, apenas uma: a sociedade dos cunhas passou a sociedade dos primos. O que vem quase a dar no mesmo, senhores neo-fascistas.

(1) e (2) - Mea culpa.

26 comentários:

Anónimo disse...

Ó Calisto,
Você faz uma observação que é a mais pura das verdades.
A massa insane de povo votante, sabe tanto sobre os assuntos sobre os quais depois vota, que eleva a discussão à mesma importância da discussão sobre um Benfica Sporting.
E são a favor do PSD ou do PS, exactamente da mesma forma que o são do Benfica ou do Sporting. E, aquilo que cada um dos partidos defende, é coisa sem interesse. Daí o povo não precisar de saber patavina de nada.
Interessa apenas defender o "partido" e as vantagens que o mesmo pode oferecer se ganhar.
E quanto mais ignorante, mais o povo é apaixonado nas suas discussões e nos seus ídolos, embora não faça a mínima ideia daquilo que defendem.
Mas é este o povo que temos.

Anónimo disse...

Isto caro amigo Calisto temos de ser realistas e aproveitar os tempos e as ocasiões do momento para bem e fortalecimento da Madeira.
- Em Outubro para o Parlamento Nacional o PS vai vencer com ou sem maioria porque isso é indiscutível e o Costa vai formar novo Governo por mais 4 anos.

- Se for o PSD a ganhar cá e novamente o Albuquerque e toda a serapa que o rodeia é lógico que o Governo de lá e ainda mais por ser o último mandado do Costa o mesmo apenas irá transferir para cá o mínimo que está na Constituição mais nada.
Porque isto não há santinhos na politica e vejamos o que recentemente o PSD Regional fez a Machico com total estrangulação que só foi liberta quando o mesmo voltou a vencer. Temos este exemplo bem perto de nós e até atendendo a arrogância para não dizer escarnio com que o PSD local se dirige a Lisboa afim de pedir mais e mais dinheiro para tudo e por nada para posteriormente gastar na maior parte das vezes em coisas inúteis e apenas para o seu bem e dos seus corregionários e não a favor da população.

- Pelo contrário se o PS e Cafofo vencer e por ser a primeira vez ao longo de 50 anos que o PSD não vencerá logicamente que o Costa fará todo o possível e o impossível para demonstrar e vincar que afinal existe mais luz do que estes que nos tem governado. E serão libertadas verbas para que a Madeira tenha durante os próximos 4 anos douradouros e de prosperidade de franco desenvolvimento.
Quer queiramos quer não e contra factos não há argumentos que nós por não sermos uma Região auto sustentável precisamos sempre do dinheiro e apoio de lá. Vejamos casos recentes do Hospital que não anda se não vier verba e mesmo assim tem de haver Aval do Governo Central para a outra metade que nos cabe e até já pensam pedir para o Aumento do Molhe da Pontinha.
Eu por não ser Clubite Partidária e não ser Funcionário Público vou votar PS e Cafofo pois quero o Bem e o Melhor para a minha terra. E olhe que em muitas conversas de café e de rua é esta a opinião de muitos não apenas minha.
Em 22 Setembro haverá surpresas e das grossas.
Bom fim de Semana.

Anónimo disse...

Caro anónimo das 15:39, com essa lengalenga todo vemos logo a que vem...

Os factos até comprovam o contrario do que diz, os governos ps da republica sempre foram mais benevolentes para a nossa região do que os psd (Cavaco e Coelho são o perfeito exemplo).

E já agora devo-lhe dizer que se o seu candidato ganhar apenas mudarão as moscas, pois o resto será mais do mesmo, e claro sempre com a justificação de que não se pode mudar em 4 anos o que os outros fizeram em 40 e que o governo anterior deixou só dividas e que não há dinheiro para nada etc etc etc...entretanto os "primos" lá vão parasitando todos os lugares chave da função publica e enchendo a pança com o suor e trabalho dos desgraçados que vão sendo explorados no privado.

Vocês, o psd e restantes partidos não querem saber do Bem nem do Melhor para a Madeira, apenas preocupam-se com os vossos bolsos e mais nada.

Anónimo disse...

E eu ao contrário do comentador das 15.39, e que não concordo com o raciocínio feito, vou votar no PSD, e também por querer o melhor para a minha terra, por achar que o pior que nos poderia acontecer era sermos governados por uns paus mandados de Lisboa.
Seria a pior situação possível.

Anónimo disse...

Comentario ao comentario das 15:39

O seu comentario e pensamento levou a que me questionasse se é ou não a favor de AUTONOMIA, independentemente de quem seja o governo na Região.

A s 2ª questão é se ainda acredita no Pai Natal e ainda não percebeu que não há almoços gratis.

Na sua opiniao os Acores é um oasis e todos vivem melhor que os Alemães para dar um exemplo.

E finalmente, a pensar assim que tal se deixassemos Portugal e passassemos para os Britanicos?

Ou Americanos?
Ou Russos?

Bem que investiriam aqui nem que fosse pela posiçao estrategica e pelo mar que temos.

E o senhor comentador teria uma "boa vida aqui"

Continuaçao de BOM Domingo.

Anónimo disse...

Nem mais...comentário acertado e coerente...

Anónimo disse...

E passados os próximos 4 anos!?Também consegue prever a situação cá no Ilheu!? E o país como estará depois de 8 anos de socialismo!? Pensar em função das eleições foi sempre o probelema deste país e particularmente da Madeira. Está claro que você também pensa assim. Boa sorte para si e para o seu PS de Cafôfo que cada vez mais está parecido ao PSD de Alberto João Jardim. O povo madeirense têm o que quer. Tem o que realmente MERECE.

Anónimo disse...

Comentador das 15:39? És o Iglésias? Já não via um borra botas agachado destes há anos! A vender-se por um prato de lentilhas... Para este nem é preciso vaselina. Já nasceu de quatro.

Anónimo disse...

A cubanagem vai sair derrotada, tanto pela incompetência, ódio e sabotagem aos madeirenses, seja na mobilidade e sua economia. Derrota ao socialcomunismo.

Anónimo disse...

O comentador das 15:39 mete-me nojo. Gajos sem coluna são a escumalha da sociedade.

Anónimo disse...

Votar no PSD é defender a Autonomia.
Mas qual Autonomia? A que Jardim entregou no Terreiro do Paço quando assinou o PAEF?
6000 milhões de divida e ainda anda por aí a arrotar postas de pescada.
E anda uns iludidos a fazer campanha pelo PSoas, como se fosse a salvação depois de 40 anos de negociatas. É mais do mesmo, já vimos como a CMF funciona com esta gestão.
Mas ainda existe gente séria na política regional?

Anónimo disse...

Concordo com o comentário das 15.39 que é um raciocínio acertado e real da politica na Regiao e no País pois a Madeira não é Quinta nem Quintinha de Meia Dúzia de Camaleões que se apoderaram da Autonomia chamando-a deles. Somos todos Portugueses para o bem e para o mal até porque de lá vem imposto que é derramado por cá.

Talvez por estar acertada e fugir de partidarices agudas está a ser rebatida não na sua essência mas sim na malandragem politica daqueles que sempre governaram esta terra e querem continuar no gamelão.
Em S Martinho está uma quantidade de insubstituíveis.

Anónimo disse...

Anónimo das 21:24
Quem é sério na política é prejudicado pelos corruptos e não ajudado pelos seus colegas de partido e população.
Ser sério na política é como ter mérito, ninguém está interessado em apoiar.

Anónimo disse...

Ó das 07.32,
Touché. Nem mais.
Uma verdade insofismável. Político sério e honesto, dura menos do que um cacho de banana a amadurecer.
E a história é fértil em exemplos. Mas basta lembrar-mo-nos de Manuela Ferreira Leite. Decidiu falar a verdade ao povo durante uma campanha eleitoral. Teve o pior resultado de sempre na história do PSD.
O povo, pouco exigente e ignorante como é, prefere muito mais o político que lhe mente. É aquele triste ditado. Quanto mais me bates, mais gosto de ti.
Ter mérito profissional só por si, raramente é passaporte para a devida compensação, seja no sector público ou no privado. É necessária aquela instituição portuguesa de "estar nas graças do chefe".
Mas numa sociedade tão pouco exigente e onde o não cumprimento da lei é bem aceite, fugir ao fisco é quase acto de herói, vivemos com o que temos.
Por isso somos um povo de rede social, sem intervenção cívica escrutinadora de quem nos dirige.

Anónimo disse...

Nem mais. Concordo com os comentários das 07.32 e 15.39h
Portanto já sabemos e temos a experiencia mais do que comprovada que Miguel Albuquerque não é sério na politica assim como a maior parte daqueles que estão ao seu lado.

Anónimo disse...

Ó das 12.26,
Dá-nos então o teu exemplo de seriedade na política. O Avelino, o Emanuel, o Cafofo?

Anónimo disse...

Vou votar no Cafofo porque quero ver a viloada a se lixar ainda mais. Os vilões merecem o Alberto João, o Albuquerque e o Cafofo, a viloada tem de sofrer...

Anónimo disse...

23.39

Pois sofrem a votar em Albuquerque

Anónimo disse...

Ó das 11.24,
Por isso o povo é sábio e vê a desgraça que vai no continente, basta-lhe ver os títulos de jornais que por aqui foram mencionados para escolher votar em Albuquerque e não no Mentiras.

Anónimo disse...

Por cá anda tudo escondido com a convencia dos nossos jornais e jornalistas como a divida astronómica que a temos de pagar até a 5 geração gerada por este PSD Madeira que jamais levantaremos a cabeça.

Anónimo disse...

Ó cafofiano das 18.19,
E a dívida astronómica feita pelo teu camarada Sócrates o 44, e aumentada pelo Costa o Mentiroso, não é para pagar? É fiado?
Triste cafofiano burro.
Ao menos a dívida da Madeira diminuiu nos últimos anos de 6000 milhões para 4900 milhões. A didida nacional só nos últimos 3 anos aumentou 20.000 milhões.
E temos todos que a pagar até à 5a. geração esta dívida gerada por este PS que jamais levantaremos cabeça.
E o único gozo que teremos será ver o Sócrates o 44 em estadia em Évora, na companhia do camarada Vara, apreciando o templo de Diana.

Anónimo disse...

Quero a ver a Divida Astronomica da Madeira em 31 Dezembro de 2019 depois da saída do PSD do Governo

Se com esta equipa deixaram uma divida de 100 Milhões na Camara o que não será no governo.

Anónimo disse...

E atenção ao comentarista anterior.

Diziam que estava tudo controlado e não havia divida nenhuma

Faz-me lembrar a devastação dos incêndios em que o mesmo veio dizer que ESTAVA TUDO CONTROLADO. Porra se eu e outros não fugíamos estávamos feitos.

Já agora onde andará o nosso Controlador Queque que não apareceu desde a primeira hora no local do acidente com o autocarro?
Será que...

Anónimo disse...

Ó cafofianos,
Essa lenga-lenga dos 100 milhões de dívida da câmara é chão que já deu uvas.
Já ninguém acredita nisso, nunca o foi demonstrado, e a única coisa que foi feita pela vereação cafofiana foi substituir dívida por nova dívida, criando o facto de propaganda que se estava a pagar dívida anterior.
É um truque conhecido que não engana ninguém.
Factos não desmentidos.
A dívida da Mdeira tem vindo a decair. A dívida de Portugal tem vindo a aumentar.
Argumentos a contrariar estes factos?
Nenhuns, porque por verdadeiros, não são desmentiveis.
E, à falta de melhor à discussão, até o trágico acidente serve.
Compreende-se.

Anónimo disse...

Falem com O CDS sobre as contas liquidas do CINM que parece que o PSD anda a martelar como andaram as martelar as da Camara e esconderam a divida astronomica regional para todos termos de pagar até a 5 geração. Parece que isto já faz parte do ADN dos governantes regionais do PSD.
Mas se entendem porque na melhor da hipóteses terão de compartilhar com o CDS a governação e o Rui Barreto não quererá ser o futuro escravo do governo como hoje é o Calado. Nessa altura o Albuquerque vai trabalhar no duro e vai avergar o serrote.

Anónimo disse...

Ó cafofiano das 13.32,
Então o PSD martela contas do CNIM?
És burrinho?
Achas que a Autoridade Tributária tem gente com a tua cabeça? E achas que as contas são marteladas como num clube de bairro?
Andas a comer gelados com a testa?