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terça-feira, 16 de abril de 2019

Acção política do BE


Serviço Público para termos preços fixos
e voos suficientes


Estamos em época alta nas ligações aéreas da Madeira ao continente e mais uma vez os preços disparam para valores absurdos e insuportáveis. Isto prejudica os madeirenses, mas também os turistas que nos visitam a partir do continente.
A Liberalização é a raiz deste problema e enquanto não regressarmos a um modelo de serviço público, por mais remendos que o Governo Regional invente, não sairemos disto.
Até os partidos mais ferrenhos defensores da liberalização e dos interesses privados apelam a intervenção do Estado, o que é contraditório e incoerente, já que a liberalização define-se exatamente pela ausência de intervenção do Estado.

O PSD apela à intervenção do Governo central, na qualidade de acionista da TAP, no sentido de dar ordens a administração para baixar os preços nas ligações para a Madeira. Ora se é necessário o Governo intervir isto é a demonstração de que a liberalização não funciona!

O PSD e outros (PS e CDS) apela a intervenção do Estado na atração de outras companhias para fazerem concorrência na Madeira. Mais uma vez trata-se de uma proposta contrária à liberalização, esta está a falhar e por isso o Estado deve intervir. Além disso é de loucos o Estado, que é dono da TAP (de parte) subsidiar outra companhia, estrangeira, para fazer concorrência à TAP.

Passaram dez anos de liberalização, é tempo suficiente para aceitar que falhou e retirar daí as consequências, voltar ao modelo de serviço público, definir regras para a TAP (ou outras) como preços fixos e a obrigação de colocarem mais aviões de acordo com as necessidades dos madeirenses.

O PSD e o CDS mas também o PS estão comprometidos com os acionistas privados: os milhões do subsídio de mobilidade da Madeira financiam os lucros da TAP, são uma parte importante das suas receitas e tanto Passos Coelho quando privatizou, como António Costa ao renegociar a privatização, deram garantias aos privados que não iriam retirar esses milhões. Por isso esses partidos atacam-se mutuamente, mas é só show-off, pois fica tudo na mesma.

A Liberalização foi uma escolha do Governo Regional, as regras europeias permitem a intervenção do Estado sempre que se verifique uma falha de mercado, como é evidente que é caso nas ligações aéreas na Madeira – apesar dos preços exorbitantes, não aparece concorrência.


Paulino Ascenção
Coordenador do Bloco de Esquerda / Madeira

32 comentários:

Anónimo disse...

Realmente com esta Equipa do BE; até fique sem palavras.... Vão Levar uns Patins da assembleia ... que nunca mais aparecem. Basta Olhar para a Venezuela e já vemos o regime que esta gente apoia.

Anónimo disse...

Oh Paulino mas pensas que a TAP é a Santa Casa da Misericórdia e a Sopa do Cardoso. Monta uma Empresa e verás como é.
Lembra-te que estes preços praticados pela TAP só são de ultima hora pois se marcarem com antecedência e não a horas de ponta serão muito mais em conta.
E não te esqueças como a grande maioria dos Madeirenses e seus governantes se esquecem e assobiam para o lado que a TAP pratica preços muitos módicos e especiais para os atletas desportivos que semanalmente viajam e muitas vezes em modalidades da treta que não interessa nada a ninguém apena o ato de competir e andar com o rabo no ar.
Portanto estes preços especiais que a TAP concede tem de ser pago pelos restantes passageiros porque isto não há almoços nem viagens a borlix.
Era bom que algum jornal (mas infelizmente cá na terra estão todos conotados com o regime veja-se quem são os seus accionistas e no caso do JM depois da sua aquisição é ver o Sr José Luis a viajar constantemente pelo Estrangeiro sempre que vai o Albuquerque ou o Calado e o DN a organizar viagens também ao Estrangeiro)fizessem um estudo e nos indicasse a quantidade anual e mensal de citados atletas que viajam na Transportadora Aérea.
Pois isto é um regabofe para o erário público e que o Madeirense que quer viajar paga em DUPLICADO.

Anónimo disse...

Bem prega frei Tomás, ou melhor frei Paulino, que não tem água com que se lave, depois de ter recebido o subsídio mobilidade de passagens que são pagas pelos contribuintes aos deputadas da tabanca na república!
A única maneira de acabar com a chulice das companhias aéreas é o GR contratualizar com uma companhia aérea as ligações com Lisboa e Porto com preços baixos que rebentem com a chulice da Tap e da easyjet! E fazer o mesmo com os transportes marítimos! E assim acabava-se com as várias chulices!

Anónimo disse...

Ó cafofiano das 11.02,
Vê-se que não és muito viajado.
Marcar com a maior antecedência possível no site da TAP, em épocas de maior procura, têm preços elevadíssimos.
E com a prática ilegal de combinação de preços com a EasyJet.
É um escândalo, e é onde a milha percorrida tem o custo mais caro da Europa.
É o Estado que é regulador, e também tem 50% da TAP, nada faz, prejudicando os madeirenses e a sua maior indústria.
É um escândalo o que se passa, e que tem poder para intervir, o Governo da República, não o faz. Parece de propósito para prejudicar a Madeira e os madeirenses.
Mas não será com essa chantagem que vão conseguir vergar o povo ilhéu. Já passámos por muito pior.
Abram os olhos madeirenses, e vejam quem deliberadamente nos prejudica.
A rota da Madeira está a subsidiar a TAP e a EasyJet. Isto é uma chulice.
É preciso a própria comissão europeia tomar uma posição sobre o assunto, já que é tão lesta em outras matérias.

Anónimo disse...

11.40
Aproveitar uma oportunidade de negócio que foi a falência de algumas Companhias Aéreas e adquirir uma transformando-a na Air Madeira.
Uma vergonha uma Região que vive a base do Turismo e não tem uma Companhia Aérea para ir buscar os turistas aos seus Países Emissores.
Governo Regional não fez nem faz nada apenas assobia para o lado e empurra o problema para Governo Central.

Mas atenção não falam que para a Madeira existe uma Companhia Low Cost?
Porque falam tanto na Tap e não viajam na EASEYJET que por ser low cost deverá ser preços simbólicos e atraentes. Julgo que foi esta a intenção a felicidade e o regozijo de todos nós Madeirenses quando a mesma começou a operar para cá.

Anónimo disse...

Ó das 12.47,
Não fez nem faz porque não compete aos governos fazer companhias aéreas.
E tu no teu pouco conhecimento sobre estes assuntos, ainda aconselhas a comprar um companhia falida.
Talvez defendas a entrada no capital social da SATA, não? Hiper falida, com mais de 300 milhões de passivo, sempre a acumular prejuízos todos os trimestres, com metade da frota parada por falta de manutenção, fretando aviões onde as tripulações não falam português e mal falam inglês, com o recorde de atrasos nos voos?
E falas de viajar na EasyJet, quando os preços são semelhantes, porque as companhias sabem o que podem sacar ao estado por passageiro?
Abre os olhos. Não sejas ingénuo.

Anónimo disse...

Isso são conversa para encher chouriços. Quando não interessa é chutar para o lado. SIM A MADEIRA DEVERIA TER A SUA PRÓPRIA COMPANHIA DE BANDEIRA - A AIR MADEIRA. Até a Córsega a tem.
Querem viver como. Com a beneplencia do outros.
o dinheiro que entra anualmente no cofre da Região e aproveitavam o subsidio de Mobilidade para uso próprio e constituiam a mesma.
Outrora a Madeira não teve o PÁTRIA e o INDEPENDENCIA que eram da Região e faziam serviço público.
Triste este povo com estes governantes que só sabem viver da gosma e da pedincha.
Aquele velho ditado sempre atual:
Se tens fome não lhe des comer
Mas sim ensina-o a pescar.

ainda bem que apenas faltam 5 meses para esta troupe de incompetentes desandarem desta Região.

Anónimo disse...

Ó das 18.05,
Já que és tão empreendedor em teoria, contacta os teus amigos socialistas hoteleiros.
Pode ser que eles estejam interessados nessa tua ideia "inteligente".
De seguida compram uma dessas companhias falidas. Assumem os encargos, funcionários, credores, etc. Mas suponho que para ti isso sejam coisas menores.
Ou então falam co o camarada Vasco Cordeiro e vêm quanto custa pôr o pescoço no cepo da SATA.
É só ideias brilhantes que tens.
E, comparar embarcações de ligação entre ilhas com uma companhia aérea é coisa mesmo só de um "adiantado mental".
Ainda faltam 5 meses para se ler tantos disparates. Esperemos que depois se remetam ao silêncio.

Anónimo disse...

Estes dos comentários anteriores querem é ser servidos e reclamar reclamar mas gastos tá quieto. Querem é como diz oi vilão:

Querem Bolos e Sol

Queriam era que a TAP estivesse toda alocada a Madeira e praticasse preços da uva mijona e que os contribuintes continentais entrassem com as verbas necessárias.

Anónimo disse...

Também concordo e acho lastimável a Madeira não ter a sua Companhia de Aviação.

Acho que não seria muito difícil o Governo Regional fazer uma parçaria com os donos disto tudo do Turismo ou seja com os Pestana e com os AFA pois até são marionetes deles e são como a unha com a carne assim como o grande interesse seria desses grandes grupos económicos turisticos.
Até porque eles estão todos bem representados no Governo como a totalidade da Familia Prada e o Calado ex? braço direito do AFA.
Não enganem o Zé Povo e não nos metam em guerras que são de outros.
Vamos lá mãos a obra e força na formação da mesma.
Os Madeirenses aguardam.

Anónimo disse...

Das 00.20, não és lá muito informado, pois não? Não deves ler jornais. Deves ser daqueles que se fica pela informação das redes sociais.
O Grupo Pestana tem uma companhia aérea, a Euroatlantic.
Felizmente que no governo não há loucos como tu. Porque se houvesse alienados com as tuas ideias, para além de todas as desgraças que já temos ainda teríamos por cá uma SATA 2, com uma dívida astronómica, com metade da frota parada e campeã dos atrasos.
Felizmente impera o bom senso.
Haveria de ser bonito sermos governados por loucos e alienados, com ideias mentecaptas como as tuas e de outros ignorantes que por aqui comentam.

Anónimo disse...

Bolas ainda mais que somos governados por aquilo que o comentário anterior diz na sua parte final e a sua atuação está bem a vista de todos nós.
A Autonomia é boa mas ser gerida por loucos e alienados é muito mau e ideias mentecaptas temos uma bem recente tomada ainda ontem como aquela estrada de lazer na Ribeira Brava.

- Informe-se e se atualize pois a Euroatlantic já não pertence ao Grupo Pestana. Admiro os Prada não os ter informado dessa situação.
Também não compreendo como antigamente os Pestana terem sido sócios da Transportadora e a mesma não efetuar viagens para cá trazendo turistas para os seus hotéis.
Pelos vistos todos quiseram foi mamar dos interesses dos contribuintes e viverem a custa deles através da imposição da TAP para cá.

Sim. Também concordo com a Constituição de uma Companhia Regional de Aviação e por a SATA ter dado prejuízos não quer dizer que a AIR MADEIRA também tenha de dar.

Essa coisa de andarem sempre a martelar a TAP não é compreensivel pois temos Low Cost tanto para Lisboa como para o Porto e por cá quando as mesmas iniciaram atividade a maior parte dos nossos governantes cantaram e dançaram o Bailinho da Madeira.
Sejam pró-ativos e deixem de viver a expensas da Mãe Pátria não sendo um peso morto para a mesma pois assim viram contribuintes portugueses contra contribuintes madeirenses.

Anónimo disse...

Ó das 12.13,
Já que tens tanta fé porque não convences lá a camarilha cafofiana a pôr no seu programa de governo a criação de uma companhia de aviação estatal, propriedade do governo regional.
Ah, as regras da UE não deixam. Que chatice. Uma ideia tão boa, saída de umas cabeças de burro cafofianas, e não pode seguir em frente.
Não se pode arranjar uma SATA madeirense pala levar à falência.
Mas insiste. Os camaradas socialistas hoteleiros pode ser que te comprem a ideia. Eles não devem ser muito espertos, porque nunca pensaram nisso. Mas uma luminária como tu certamente os convencerá.
Já estou a ver a cara do Trindade e do Caldeira. Que prócer da aviação comercial te acharão. Irão logo falar com o sócio Michael para criarem logo uma companhia.
Como é que eles nunca pensaram numa coisa dessas?

Anónimo disse...

Todas as Regiões tem Companhias de Aviação e aqui ao lado temos a Binter que é privada mas com a Benção do Governo Canário que até nos ajuda e ajuda o governo regional nas viagens para o Porto Santo.
O Governo Regional deve fazer algo e chamar aqueles a que tudo dão e que hoje também tem muitos interesses hoteleiros para o incentivo e constituição da Air Madeira que com os subsdidios de mobilidade já era meio caminho andado para a sua rentabilidade.
Infelizmente Albuquerque não faz nada e não ajuda o seu povo apenas andando a difamar a TAP. Mas a Madeira sem a TAP não seria nada.
QUEREMOS A AIR MADEIRA na Nossa Região o resto são tretas.

Anónimo disse...

Ó das 13.23,
A Binter não é ajudada pelo governo porque não podem existir ajudas de estado às companhias aéreas.
Quem é ajudado são os cidadãos residentes, e bastante.
E a Binter não ajuda o governo regional com a linha do Porto Santo. Por essa ordem de ideias ajuda o governo da república, uma vez que é este que tem a responsabilidade da linha, e nunca transferiu essa responsabilidade para a região.
Uma companhia regional a existir, tem que ser uma iniciativa privada, nunca pública, até porque as regras europeias não o permitem.
Querer uma Air Madeira é uma ideia engraçada, ingénua, e reveladora de uma falta de conhecimentos sobre o assunto. Mas querer não custa, nem paga imposto.
O Grupo Pestana já vendeu a Euroatlantic, outra companhia fundada à cerca de três anos nem passou do papel. A Madeira não tem escala para ter uma companhia de voos regulares que fosse sustentável com o volume de viagens de residentes e turistas. E até porque essa companhia teria que ser concorrencial com a TAP e a Easyject. O destino seria previsível. Apenas voos charters fariam sentido, mas esses fretam-se. Não precisam de uma companhia regional.
E de facto são muitas tretas que por aqui são escritas, baseadas na ignorância.
Mas isso até é normal porque a ignorância é impertinente, e a opinião do ignorante tende sempre a ser aquela defendida com mais acérrimo.

Anónimo disse...

Bolas ainda mais ignorante que o comentário anterior não haverá.
Portanto solução? Chular a TAP e o contribuinte Portugues até ao tutano mas parece que nisso o governo regional é um expert. Só que duvido que nos próximos 4 anos irá acontecer pois o CR7 das Finanças não estará para aí virado.
Olhe vão de barco no afretamento trimestral ou nas asas de alguma Cagarra.

Anónimo disse...

Bolas,
O ignorante das 00.06 vem cá novamente resumir a ignorância que o caracteriza, em mais um chorrilho de imbecilidades.
Mas, para um atrasado mental, as suas opiniões são coerentes. Ao menos isso.
Quanto a refutar argumentos, com factos e números, tá quieto. Não tem nem cabeça nem conhecimentos para mais.

Anónimo disse...

O momento é de falta de categoria. Lá está a oportunidade quando noutra altura não teria hipótese. Pena o PSD nesta altura so acumular inúteis e bestas.
Um Bem Haja ao das 10.18

Anónimo disse...

Lá vem o das 12.44, com maus umas idiotices.
É uma táctica conhecida. Há falta de argumentos sobre aquilo que é discutido, desvia-se a conversa.
Mas como inútil e besta, nada de melhor lhe ocorre. Sendo ignorante, è incaoaz de justificar com números e outros dados a eventual existência de uma companhia aérea regional. Não pode, porque não sabe, nem faz a menor ideia.
E quando uma besta inútil ignorante fica presa na sua mentecapta existência, nada melhor que tentar comparar os outros com a sua patética e ignorante actuação.
Coitado, no fundo não passas dum triste.

Anónimo disse...

19.07
Nesta terra os medíocres tomaram conta de tudo e lutam para se manter no jogo sujo. Só nos mexemos até onde eles querem pois caso contrário se dissermos a verdade eles vingam-se.
Um Bem Haja e na próxima segunda feira trate de liquidar o imposto da estupidez junto de um balcão das finanças mais perto de si.

Anónimo disse...

Ó das 23.11,
Que se saiba o que aqui tem sido discutido neste post, é a existência ou não de uma companhia aérea regional.
Da exequibilidade e sustentabilidade.
Aqui interessa saber qual a estrutura de custos duma companhia desse tipo, e das receitas previsíveis.
Aqui interessa saber o numero de passageiros transportados, as rotas a fazer por essa companhia, o custo com pessoal, com manutenção, com combustivel e a sua variação de preco, com allotments nos diferentes aeroportos, etc, etc.
A tua contribuição é falar de jogo sujo, vinganças, e, na tua estupidez, até falas em impostos a pagar na próxima segunda feira.
Quanto a argumentos válidos para a discussão..., nada. Zero.
Assim se vê a preparação que tens para discutir o assunto.
Deves nesta matéria resumir-te à tua ignorância e insignificância. Sempre evitará que continues a fazer essa ridícula figura.

Anónimo disse...

Não quero conversas de blá blá e coisas da treta para empurrar os assuntos para a frente com a barriga.
Quero sim coisas concretas e não quero ficar dependente de Companhias Aéreas Estrangeiras que não nos dizem nada que apenas voam para cá pelo lucro e se estão marimbando para a Madeira. A Madeira não pode viver eternamente na dependência dos outros e andar constantemente na pedincha e a criticar a Capital das Culpas.
Quero uma Companhia Aerea Regional pois o dinheiro que o governo regional anda a espatifar constantemente em coisas que não são prioritárias daria para a sua constituição.
Queremos a AIR MADEIRA.

Anónimo disse...

Ó das 13.58,
Tu lá poderás querer o que entenderes. Querer não custa nada.
E, como não fazes a mínima ideia dos custos e receitas associados a uma companhia aérea, nem fazes a mínima ideia do que é a concorrência no sector, podes ir escrevendo pela tua Air Madeira.
Felizmente ninguém de juízo se mete numa loucura dessas, condenada ao fracasso e rápida falência.
Mas, como te digo, querer não custa.
É uma prerrogativa dos ignorantes e dos tontinhos.

Anónimo disse...

Perante a ultima frase do comentário anterior assalariado convinha o mesmo se dirigir rapidamente a Carreira 11 da Horários do Funchal.

Anónimo disse...

Lá vem às 11.07, o tontinho que também noutro post alude a uma carreira da Horários do Funchal, que ele costuma utilizar.
Embatocado pela total falta de argumentos para a discussão, e desesperado por já não saber o que dizer, lá vem então com as suas costumadas graçolas, do assalariado. Desta vez faltou vincular a um partido, ou a um qualquer tacho de função pública, e mais um conjunto de epítetos que esse tontinho costuma usar.
Quanto à matéria de interesse à discussão, com dados importantes para justificar o ponto vista da existência de uma companhia aérea regional, coitado. Zero, não tem nada a dizer. Não sabe, nem faz ideia.
Coitado do tontinho!

Anónimo disse...

Julgo que o melhor que a Madeira poderia fazer era um protocolo tanto com a TAP como como a Easeyjet e adquirir uma percentagem de lugares em cada voo colocando posteriormente os mesmos ao dispor dos contribuintes madeirenses a um preço fixo. Caso contrário vai dar sempre chatices pois as Companhias agora não são públicas nem trabalham para a Sopa do Cardoso.

Anónimo disse...

12.51
Acho que seria uma ideia a ponderar e exequível.

Anónimo disse...

Ó das 12.51,
As empresas podem protocolar, mas evidentemente só o farão a valores elevados, o que para efeitos de reembolso vem a dar no mesmo.
Julgo que a criação de um fundo de tesouraria, que permitisse pagar às companhias a 15 dias, permitiria que os residentes só pagassem os 86€ à cabeça.
Mas outros problemas têm que ser resolvidos, e que aparentemente não têm resolução, porque não foram devidamente acautelados na privatização da TAP, nem na sua reversão de parte do capital.
Isto é. No caderno de encargos da privatização, e depois na reversão, não ficou definido como obrigatoriedade da TAP, um preço por milha para residentes.
Assim, as companhias cobram o que querem, e arranjaram uma fonte de financiamento que nunca tinham pensado. E não a querem perder.
Por outro lado, nem Madeira nem Açores podem aceitar do estado, qualquer tecto máximo como valor absoluto para o subsídio de mobilidade.
Está criado um grande problema, que toda a lógica de liberalização, privatização e reversão, não acautelou.
Não foi acautelado qualquer serviço público. E, na verdade, a TAP não tem hoje em dia qualquer obrigação de serviço público com a Madeira ou Açores.

Anónimo disse...

15.28
Então solução para o caso?
Quem vai criar e financiar esse Fundo de Tesouraria? Será que terá de ser novamente Lisboa A Capital das Culpas.

- Quem fez toda esta salada russa foi o PSD de Passos Coelho conjuntamente com o CDS que entre as 22h e a meia noite resolveu privatizar tudo aquilo e não acautelou o serviço público para as Regiões.
Neste momento a TAP voa quando quer e a preços de mercado pois para a mesma a Madeira é um Número tal qual outros destinos.

- Pergunto nessa altura onde estava o Governo Regional que sendo do mesmo Partido daquele que estava a frente do Governo não reclamou nem barafustou?
Será que também estava desaparecido nas Arábias e nessa altura não estava o calado?

Anónimo disse...


Ó das 20.57,
Se a privatização foi responsabilidade do Governo de Passos Coelho, a reversão foi do governo de Costa, pelo que é uma visão infantil querer atribuir a uns, ilibando outros. Todos eles tiveram responsabilidade no problema que existe.
Um fundo de tesouraria onde entra o dinheiro que é pago às companhias, como é óbvio, deve ser criado por quem paga o diferencial do próprio subsídio de mobilidade. Trata-se apenas de um mecanismo de agilização dos pagamentos.
E, já que falas da capital das culpas, até ingenuamente o fazes com toda a propriedades. O governo da república tem a revisão da lei entre mãos, metida numa gaveta já há mais de 2 anos, e até contrariando a própria lei e uma resolução votada na AR por todos os partidos, apenas com o voto contra do PS. Portanto fica bem patente quem não quer resolver o problema.
Como é que se resolve?
Primeiro alterando a lei, e em segundo lugar exercendo o poder que os 50% do capital social que o Estado tem na TAP deve impôr.
Quando comparas a Madeira com outros destinos, só te contradizes. Porque se comparares a distância à Madeira e aos Açores, com a de outros destinos, logo vês a exploração indevida que a TAP exerce. E, nenhum outro destino como a Madeira ou os Açores garantem qualquer subsídio por passageiro.
E, enquanto o Estado não se portar enquanto tal, a TAP julga-se dona da linha, e permite que as outras companhias façam preços semelhantes.
E não será com perguntas patetas que a situação se resolve.
Resolve-se quando os órgãos do Estado se comportarem como tal, exercendo aquilo que são as obrigações do Estado, começando logo por cumprir as resoluções aprovadas na AR.

Anónimo disse...

Solução concreta:
Dinheiro + Dinheiro + Dinheiro + Dinheiro
Madeira quer dado e arregaçado + Madeira quer dado e arregaçado
Não tem meios mas quer que os outros resolvam

DE LONGE O ROCHEDO NO MUNDO QUE ANDA MAIS NO GAMANÇO E QUER QUE OS OUTROS CONTRIBUINTES CONTRIBUAM PARA O SEU BEM ESTAR PARA ANDAREM COM O RABO NO AR.
PAGA AQUILO QUE USUFRES E NÃO SEJAS DEVEDOR
QUO VADIS!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Anónimo disse...

Ó das 16.30,
De facto para burro só te faltam as penas.
Coesão e continuidade territorial, princípios consagrados na constituição, é coisa que não te entra nessa cabeça oca.
Para ti, estar em Santarém ou Setúbal, é o mesmo que estar no Funchal, em Vila Real, no Corvo, ou Odeceixe.
Não te entra nesse bocado de rocha que tens entre os ombros, que o Estado constrói estradas e auto-estradas, vias férreas, e subsidia a CP para prestar um serviço público, em nome da coesão social dos cidadãos desse Estado. Seja qual fôr a sua localização geográfica de residência.
Mas otário como és, não percebes nada disso. É de mais para a tua cabeça oca. São conceitos que não atinges.
Felizmente por isso é que vozes de burro não chegam ao céu, daí que a tua só aqui seja ouvida.
Mas cá estaremos sempre para tentar te explicar as coisas. Sei que para ti será um esforço muito grande. Poderá sair-te fumo pelos ouvidos, de tanto aquecerem esses dois únicos neuróneos que tens nessa cabeçorra.
Mas, vamos tentando, a ver se percebes o que é coesão e continuidade territorial.