Powered By Blogger

segunda-feira, 15 de abril de 2019


PTP quer que a Região siga a estratégia europeia para a deficiência

Elsa Mata defende uma Madeira sem barreiras

A candidatura do PTP/Madeira ao Parlamento Europeu, realizou uma iniciativa política no domingo, para alertar para a necessidade dos Estados-Membros da União Europeia trabalharem mais na inclusão e participação das pessoas com deficiência.



O Parlamento Europeu adotou a 30 de novembro, um relatório de iniciativa que avalia a implementação da Estratégia Europeia para a Deficiência 2010-2020, um instrumento que pretende criar uma Europa sem barreiras para as pessoas com deficiência.


Para o PTP, não há dúvidas que as pessoas portadoras de deficiência enfrentam discriminação, preconceitos e barreiras que dificultam a sua integração na sociedade e na economia.

Elsa Mata referiu que a "taxa de pobreza entre as pessoas com deficiência é 70% superior à média, pois os rendimentos são mais baixos e enfrentam maior desemprego".


Segundo a candidata do PTP, há muito a fazer na Região Autónoma da Madeira, no que diz respeito à acessibilidade dos espaços públicos e empregabilidade das pessoas com deficiência nos setores público e privado. 

A candidata, deu o exemplo, do edifício da Assembleia Legislativa da Madeira que não garante acesso aos deficientes motores. E também criticou os 100 mil euros que a Câmara Municipal do Funchal gastou na praia Formosa para adaptá-la aos invisuais, a qual a seu ver não teve qualquer utilidade prática, só tendo funcionado uma vez para as câmaras de televisão.

PTP

Sem comentários: