Powered By Blogger

terça-feira, 4 de junho de 2019



TRÂNSITO


Tem sido frequente o desacerto da Câmara Municipal do Funchal com o trânsito. Recentemente, deu-se o fecho da Rua Dr. Fernão de Ornelas, com as várias alterações daí decorrentes.
Não se compreende as alterações na rua do Carmo, que, desde essa altura, tem a passadeira mais bem vigiada do País. Refiro-me à quase permanência de um polícia, junto ao entroncamento da Rua do Carmo, com a Rua das Hortas, para evitar que os automobilistas, inadvertidamente, não respeitem a proibição de circular no sentido oeste/leste, no troço entre a rua das Hortas e a rua do Ribeirinho. 

Sendo a Rua do Carmo, uma Rua por excelência para escoamento de trânsito que se dirige à zona leste, não se entende que os automobilistas tenham de descer a rua do Seminário e subir a rua do Ribeirinho, para voltarem à rua do Carmo. Aliás, faz todo o sentido que a Rua do Carmo tenha sentido único oeste/leste, pois a uma cota pouco superior temos a rua do Bom Jesus e rua João de Deus, cujo trânsito tem o sentido leste/oeste.
Com um novo Presidente, a Câmara do Funchal deve equacionar se a solução encontrada terá sido a melhor. A manter-se a actual circulação, no mínimo, deve ser melhorada a concordância da rua do Carmo com a rua das Hortas, no passeio do lado nascente.
Outra situação, que gostaria de registar, é o fecho do túnel da cota 40, logo após a Cruz Vermelha, sentido leste/oeste, motivado muitas vezes para proceder à mudança de publicidade existente nas entradas do túnel. Sendo uma via importante no acesso de veículos de emergência ao hospital Dr. Nélio Mendonça, não compreendo que mesmo que a interrupção ocorra em períodos nocturnos de menor tráfego, seja necessário penalizar os automobilistas, por razões que não se justificam.

J C

26 comentários:

Anónimo disse...

A Fernão de Ornelas esta melhor que nunca, os comerciantes ficaram bem servidos e com menos poluição, depois das 20h até as 9h da manha tem tempo suficiente para abastecer as lojas.
Só reclama os trogloditas que nunca saíram da Madeira, e não tem noção de uma cidade futurista..
Para alguns analfaburros se pudessem levavam o carro ate a porta para fazer compras..

Anónimo disse...

Bem servidos? Melhor que nunca? O senhir nao vê bem de certeza. Para além de entupir o trânsito da cidade, e de prejudicar a maioria dos comerciantes , quero ver o que vai acontecer quando chover pela péssima construção da nova rua...
O único comerciante satisfeito é o ingrato iletrado do Dário Silva, que se deve ter esquecido de onde veio, e que está vendido ao Cafofo para dizer bem de tudo o que faz...

Anónimo disse...

"pior que um cego é aquele que não sabe ver"..."tentar lavar cabeça a burros é perder tempo e gastar sabão" !!!
oh das 17:14
- um condutor entra na rua do Carmo e de repente (rua dos Hortas/rua do Carmo)apanha um carro em sentido contrário numa via de uma só faixa de rodagem?!
- os condutores que chegam à entrada do Parque do Anadia uns vindos da rua Fernão Ornelas ...outros vindos da rua do Seminário ...quem entra no Parque?!! ...E QUANDO O PARQUE ESTIVER COMPLETAMENTE LOTADO?
- porque motivo a MAIORIA dos utentes dum grande parque estacionamento junto ao entroncamento rua do Carmo/rua do Ribeirinho à saída do mesmo optam por andar poucos metros em CONTRAMÃO em direcção à Ponte do Carmo?!
- a MAIORIA dos utentes da Garagem do Governo Regional prefere a saída da mesma em direcção à Ponte do Carmo...porque será?!
- os peões que circulam na Rua do Carmo duma ponta a outra neste momento ora apanham o trânsito de frente...para de seguida apanharem por trás...para de seguida apanharem de frente !!!
-os estacionamentos das motas está ao contrário obrigando os motociclistas a um quebra-cabeças para estacionarem as motos e no arranque os gases de escape são expelidos para dentro das lojas/bares/passeios
Conclusão: em bom madeirense...TRAPICHE COM A GENTINHA RESPONSÁVEL POR ESTA POUCA VERGONHA!!!

Anónimo disse...

O policia está a ser pago pela câmara, está a fazer um gratificado, ainda bem para eles, mas não havia necessidade da CMF, manter ali um policia, além do mais de alterar o transito naquela artéria. Já viram a volta que temos de dar para chegar ao mercado, quando saímos do parque Anadia?
Para sair para a via rápida, via campo da barca, é a volta ao bilhar grande, está tudo louco.
Espero que o Miguel Gouveia vá mudando estas asneiradas. Um dia destes a conversar como Eng. que faz a gestão dos semáforos diz que estas alterações não fazem sentido algum.

Anónimo disse...

Não votaram no Cafôfo e na tralha cafofiana? Bem feito, o trânsito ainda devia ser pior para abrirem os olhos! Foram avisados que Paulo Cafôfo era um autêntico bluff político, mas não quiseram acreditar! Não se esqueçam de votar nele em Setembro!

Anónimo disse...

A Fernão de Ornelas custou 297.700€.(obra) + 54.366,11 (mobiliário urbano) num total de 352.066,11€, para potenciar a rua com as rendas mais caras da Madeira é pensar no resto dos comerciantes? Não se deveria investir noutras centralidades do comércio local? Ainda por cima, com os constrangimentos de trânsito que afeta todos os Funchalenses e Madeirenses. É o símbolo da teimosia deste poder que assaltou o Funchal, que impõe às suas bandeiras ao interesse público, ainda por cima com o nosso dinheiro.

Anónimo disse...

Ignorante de meia tigela, havia 4 ligações oeste leste, fecharam Fernão de Ornelas e rua do Carmo, ficou apenas cota 40 e avenida do mar, quando uma ficar interrompida, restará a outra. Incompetência, são sabem estragar o que existia, não acrescentaram MB anda em 6 anos de câmara, apenas destruíram o centro do Funchal. Onde param as obras? Resta o vazio e ignorância

Anónimo disse...

tive a pachorra de por breves instantes (15 min. e entre 8h-8h15m...entrada para o trabalho diário)observar na saída da rua Ribeirinho a "burrada" das cabecinhas pensantes da CMF ...e que verifiquei:
- parte dos condutores virava à direita em direcção à Ponte do Carmo
- outra parte virava à esquerda (óbvio)e maioria destes voltava à direita para estacionamentos da rua da Fábrica. Logo só uma reduzidíssima minoria tomava a rua dos Hortas
-todos que saiam da garagem do Governo Regional(muitos)são agora forçados a virarem à esquerda e tomar a rua dos Hortas. Antes da "burrada" podiam se dirigir em direcção à Ponte do Carmo e daí para vários destinos ...ou tomar a rua Mary Wilson...rua João de Deus e daí vários destinos.
- os condutores (poucos, óbvio)que saíam dum parque fechado na rua do Carmo e próximo do entroncamento com a rua do Ribeirinho, viravam á esquerda andando uns metros (poucos,óbvio)em CONTRAMÃO em direcção à Ponte do Carmo
- os peões andam baralhados porque ora apanham carros pela frente...ora por trás...para voltar a apanhar pela frente

haja pachorra para aturar esta "burrada" ...MAIS UMA!!

BºrgAs disse...

Concordo o observado no texto.
A rua do Carmo é um erro tão absurdo com o foi a rua João de Deus.
Quanto tempo levará a Camara a emendar o erro e repor a circulação natural no sentido oeste/leste, como sempre existiu?


Em relação ao túnel da cruz vermelha questiono se o beneficio financeiro com a publicidade é assim tão grande que justifique a perturbação do trânsito.
Pegando esta moda mais dia menos dia temos todas as ruas a fecharem para colocação de publicidade.

Anónimo disse...

Troglodita e analfaburro és tu.Nem toda a gente é da tua família.

Anónimo disse...

A proibição do sentido do trânsito entre o Largo do Phelps e a Rua das Hortas, é evidentemente um erro, com prejuízos óbvios.
Só não vê quem não quer. E basta fazer essa alteração invertendo o sentido entre a Rua das Hortas e a do Ribeirinho.

Anónimo disse...

tudo isto é consequência da CMF ter ao serviço gente paga com o dinheiro dos impostos dos munícipes … mas defendendo interesses de privados (neste caso privados que exploram o Parque de estacionamento do Anadia). Gente que não hesita em prejudicar toda uma comunidade quando se trata de beneficiar privados … gente que não se sabe se está a "full time" na CMF e em "part time" no privado ou vice-versa...

Anónimo disse...

lendo os posts anteriores é caso para dizer: COITADO DE CAFOFO NÃO MERECIA GENTE DESTA NO TRÂNSITO DA CMF

Miguel Campos disse...

Ofensivo, mal educado e revelador de algo pior
Ao se presumir acima da generaludade dos madeirenses, confirma falta de valor ético.
Não sei quem é. Um herói anónimo? Não de certeza.
Quanto ao enxovalho, enfim....aí merece mesmo um prémio. Um fardo de palha. Oxalá não se engasgue.

Miguel Campos disse...

Ofensivo, mal educado e revelador de algo pior
Ao se presumir acima da generaludade dos madeirenses, confirma falta de valor ético.
Não sei quem é. Um herói anónimo? Não de certeza.
Quanto ao enxovalho, enfim....aí merece mesmo um prémio. Um fardo de palha. Oxalá não se engasgue.

Anónimo disse...

Ó Campos, estás a falar de queima?
Não se percebe.

Anónimo disse...

Erro do corrector automático às 08.48.
É quem, e não, queima.

Miguel Campos disse...

Chamar concidadãos trogloditas e analfaburros é acto de sobranceria e má educação.
Os pontos de vista podem ser expostos sem recurso ao enxovalho.

Miguel Campos disse...

Do anónimo das 17.14

Anónimo disse...

Os cubanos não respeitam os madeirenses, isto vai acabar em rebelião

Anónimo disse...

Do das 17.14? Mas em que é que ele ofendeu?

Anónimo disse...

Ok. É 17.14 do dia 4.
Tinha visto o comentário das17.14 do dia 5.

Miguel Campos disse...

Certo. Dia 4.
Cumprimentos

Anónimo disse...

Das 18.15
Eu concordo e vamos todos lá com enxada na mão e a coberto das Cagarras.
Lisboa fará um Referendo que será aprovado por larga maioria absoluta com mais de 90 por cento para ser dada a Independencia da Madeira e proibição de transitarem pela Capital do Reino.
Serão devolvidos imediatamente todos os alunos Madeirenses que se encontram a frequentar as Universidades Portuguesas e a contribuírem para uma despesa elevada no setor da educação.

Anónimo disse...

Das 13.04
Cuidado que eles já estão a invadir Machico.
E Machico tem de ser reconquistado.... que o diga o PSD-M

Anónimo disse...

Ó das 13.04,
Tu de facto para burro...só te faltam as penas!